31/03/2014

Evangelho diário e comentário

Tempo de Quaresma Semana IV
Evangelho: Jo 4, 31-44

31 «Se dou testemunho de Mim mesmo, o Meu testemunho não é verdadeiro. 32 Outro é o que dá testemunho de Mim; e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de Mim. 33 Vós enviastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade. 34 Eu, porém, não recebo o testemunho dum homem, mas digo-vos estas coisas a fim de que sejais salvos. 35 João era uma lâmpada ardente e luminosa. E vós, por uns momentos, quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36 «Mas tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai Me deu que cumprisse, estas mesmas obras que Eu faço dão testemunho de Mim, de que o Pai Me enviou. 37 E o Pai que Me enviou, Esse mesmo deu testemunho de Mim. Vós nunca ouvistes a Sua voz nem vistes a Sua face 38 e não tendes em vós, de modo permanente, a Sua palavra, porque não acreditais n'Aquele que Ele enviou. 39 «Examinai as Escrituras, visto que julgais ter nelas a vida eterna: elas são as que dão testemunho de Mim. 40 E não quereis vir a Mim, para terdes vida. 41 A glória, não a recebo dos homens, 42 mas sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43 Vim em nome de Meu Pai e vós não Me recebeis; se vier outro em seu próprio nome, recebê-lo-eis. 44 Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros e não buscais a glória que só de Deus vem.

Comentário:

O caminho da Fé faz-se por etapas. A Fé total, completa, incondicional só se alcança quando bem informada porque ninguém pode acreditar no que não conhece.

Como, pois, acreditar em Cristo se não se O conhece ou, o que se sabe dele, é superficial e incompleto.

Para conhecer Cristo, há, em primeiríssimo lugar, que ler e meditar o Evangelho que é a Sua palavra.

Como agora, neste trecho de São João, Ele esclarece iniludivelmente Quem é e qual a Sua missão e, as Suas palavras, que são palavras de vida eterna, são, de facto o Caminho que devemos seguir, a Verdade que importa conhecer, a Vida que nos convém viver.

(ama, comentário sobre Jo 5, 31-47, 2013.03.14)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.