16/03/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo de Quaresma Semana II

Evangelho: Mt 12, 1-9

1 Naquele tempo, num dia de sábado, passava Jesus por umas searas, e Seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comê-las. 2 Vendo isto os fariseus, disseram-Lhe: «Olha que os Teus discípulos fazem o que não é permitido fazer ao sábado». 3 Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David e os seus companheiros, quando tiveram fome? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães sagrados, dos quais não era lícito comer, nem a ele, nem aos que com ele iam, mas só aos sacerdotes? 5 Não lestes na Lei que aos sábados os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? 6 Ora Eu digo-vos que aqui está Alguém que é maior que o templo. 7 Se vós soubésseis o que quer dizer: “Quero misericórdia e não sacrifício”, jamais condenaríeis inocentes. 8 Porque o Filho do Homem é senhor do próprio sábado».9 Partindo dali, foi à sinagoga deles,10 onde se encontrava um homem que tinha atrofiada uma das mãos; e, eles, para terem de que O acusar, perguntaram-Lhe: «É permitido curar aos sábados?». 11 Ele respondeu-lhes: «Que homem haverá entre vós que, tendo uma ovelha, se esta cair no dia de sábado a uma cova, não a agarre, e não a tire de lá? 12 Ora quanto mais vale um homem do que uma ovelha? Logo, é permitido fazer bem no dia de sábado».

Comentário:

Uma vez mais o Senhor sublinha o que quer: misericórdia e não sacrifício!

De que vale, podemos perguntar-nos, os sacrifícios que possamos fazer, se não usamos a misericórdia, sobretudo, nas nossas relações com os outros?

Que o sacrifício é bom e útil, sem dúvida, porque fortalece a vontade, enrijece o carácter.

Privar-se de algo por opção, vontade própria, é bom e meritório, mas, o que define o carácter do cristão é a misericórdia.

É, além do mais, o que nos aproxima mais de Deus, Ele próprio, a Suma Misericórdia.

E, até pode muito bem acontecer, que ao exercer a misericórdia tenhamos que fazer algum sacrifício pessoal, então estaremos numa posição ideal para oferecer ao Senhor que, seguramente, o aceitará e lhe dará um valor que nós nem suspeitamos que tenha.


(ama, comentário sobre Mt 12, 1-8, 2013.07.19)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.