18/03/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo de Quaresma Semana II

São Cirilo de Jerusalém – Doutor da Igreja

Evangelho: Mt 23, 1-12

1 Então, Jesus falou às multidões e aos Seus discípulos, 2 dizendo: «Sobre a cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. 3 Observai, pois, e fazei tudo o que eles vos disserem, mas não imiteis as suas acções, porque dizem e não fazem. 4 Atam cargas pesadas e impossíveis de levar, e as põem sobre os ombros dos outros homens, mas nem com um dedo as querem mover. 5 Fazem todas as suas obras para serem vistos pelos homens. Trazem mais largas as filactérias, e mais compridas as franjas dos seus mantos. 6 Gostam de ter os primeiros lugares nos banquetes, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações na praça, e de serem chamados rabi pelos homens. 8 Mas vós não vos façais chamar rabis, porque um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. 9 A ninguém chameis pai sobre a terra, porque um só é o vosso Pai, O que está nos céus. 10 Nem façais que vos chamem mestres, porque um só é o vosso Mestre, Cristo. 11 Quem entre vós for o maior, seja vosso servo. 12 Aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.

Comentário:

‘Eu acho que…’, ‘a mim, parece-me que…’, estas são expressões tão frequentes e corriqueiras que, muitas vezes já nem damos por elas e, no entanto, revelam uma considerável falta de humildade – ou, pelo menos, contenção – da nossa parte.

Sabermos tudo, opinarmos sobre o quer que seja não revela nem cultura nem sabedoria mas a vontade de sobressair e alcançar notoriedade.

Responder ao que nos perguntam, esclarecer, se o pudermos fazer, as dúvidas que nos apresentarem, defender a verdade… sempre.

Esta desta deve ser a posição do homem sábio e prudente e, sobretudo, do cristão humilde e contido que sabe que… nada sabe e, o que sabe, é muito pouco comparado com o que não conhece.


(ama, comentário sobre Mt 23, 1-12, 2013.02.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.