05/06/2010

MONSTRA TE ESSE REGINA

A Deus Todo-Poderoso confio a sociedade portuguesa inteira, sobre todos invocando a abundância dos favores celestes por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, que Portugal, há 350 anos, no santuário de Vila Viçosa e pela voz da sua máxima autoridade civil com explícita adesão dos Representantes da Nação, escolheu servir e honrar como Padroeira e Rainha. 

Deus abençoe e proteja Portugal. 

(joão Paulo II, saudação ao novo embaixador de Portugal na Santa Sé, L'Osservatore Romano, 1996.02.24, nr. 8) (citação ama)

MEDITAÇÕES: OS OUTROS

Sabes Senhor, qual é, talvez a minha maior fraqueza? 

É pensar em demasiado mim, nos meus problemas, nas minhas tristezas, naquilo que me acontece e no que gostaria me acontecesse. Nas voltas e reviravoltas que dou sobre mim mesmo, sobre minha vida.

E os outros? 
Sim, os outros que rezam por mim, que se interessam por mim, que têm paciência para comigo, que me desculpam as minhas faltas e as minhas fraquezas, que estão sempre prontos a ouvir-me a atender-me, que não se importam de esperar que eu os compense pelo bem que me fazem, que não me pressionam para que pague o que me emprestam, que não me criticam nem julgam com a severidade que mereço.

Ajuda-me Senhor, a ser, pelo menos reconhecido e a devolver o bem que recebo e, além disso a não julgar, a não emitir opinião, crítica ou conceito, vendo nos outros, a maior parte das vezes os defeitos e fraquezas que eu próprio possuo.
(ama, meditação, 2002.09.02)