10/06/2010

Textos de Reflexão para 10 de Junho

Evangelho: Lc 15, 3-7

3 Então propôs-lhes esta parábola: 4 «Qual de vós, tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, para ir procurar a que se tinha perdido, até que a encontre? 5 E, tendo-a encontrado, a põe sobre os ombros todo contente 6 e, indo para casa, chama os seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que se tinha perdido. 7 Digo-vos que, do mesmo modo, haverá maior alegria no céu por um pecador que fizer penitência que por noventa e nove justos que não têm necessidade de penitência».

Meditação:

De facto o Senhor pôs sobre os Seus ombros todos os meus pecados quando carregou o madeiro da Cruz a caminho do Calvário. Não obstante eu, de vez em quando perco-me do rebanho e, depois, pela infinita misericórdia do Pastor, regresso uma e outra vez. E sinto uma alegria enorme com esta certeza absoluta, que o Senhor não descansa enquanto eu não estiver junto dele, no meio dos Seus. (ama, meditação sobre Lc 15, 3-7, 2010.04.25)

Tema: Alegria cristã

Alegria não porque o mundo possa preencher todas as nossas aspirações, mas sim ao contrário. Não estamos onde devemos permanecer: estamos em caminho. Tínhamos perdido a direcção e Alguém nos veio buscar e nos levou de volta ao lar paterno. É alegria não porque tudo o que nos sucede esteja bem - não é assim -, mas porque Alguém sabe aproveitá-lo para nosso bem. A alegria cristã é consequência de saber enfrentar-se com o único facto realmente triste da vida, que é o pecado: e de saber contrapô-lo com um facto gozoso ainda mais real e mais forte que o pecado: o amor e a misericórdia de Deus. 

(c. burke, Autoridad y Libertad en La Iglesia, nr. 223) (citação e trad. ama)

A CRUZ TRIUNFO DO AMOR SOBRE O MAL - 3

3 - Toda a desumanidade do homem nas relações com o homem se manifestaria de modos ainda mais horrendos, e não haveria fim para o círculo maléfico da violência. Apenas a cruz lhe impõe um fim. Enquanto nenhum poder terreno pode nos salvar das consequências de nosso pecado e nenhuma potência terrena é capaz de vencer a injustiça desde as suas origens, a intervenção salvadora de nosso Deus misericordioso transformou a realidade do pecado e da morte em seu oposto. É isto o que celebramos quando damos glória à cruz do Redentor.

(bento XVI, Missa em Nicósia, 2010.06.05) Fonte: zenit.org