19/06/2010

Textos de Reflexão para 20 de Junho

EvangelhoLc 9, 18-24

18 Aconteceu que, estando a orar só, se encontravam com Ele os Seus discípulos. Jesus interrogou-os: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». 19 Responderam e disseram: «Uns dizem que és João Baptista, outros que Elias, outros que ressuscitou um dos antigos profetas». 20 Ele disse-lhes: «E vós quem dizeis que sou Eu?». Pedro, respondendo, disse: «O Cristo de Deus». 21 Mas Ele, em tom severo, mandou que não o dissessem a ninguém, 22 acrescentando: «É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, que seja morto e ressuscite ao terceiro dia. 23 Depois, dirigindo-Se a todos disse: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-Me. 24 Porque quem quiser salvar a sua vida, a perderá; e quem perder a sua vida por causa de Mim, salvá-la-á.

Meditação:

Quantas vezes, Senhor, ao arrastar sobre os meus ombros do pobre homem que sou, uma carga quase insuportável, - esta carga que é formada pelo peso das minhas faltas de carácter, das minhas ambições pessoais, dos meus desleixos e ‘desamores’, do meu apego às coisas desta vida, - e não me lembro que, se não fosses Tu a carregares com a parte mais pesada, eu não conseguiria mover-me um passo sequer!
Prefiro, prefiro mil vezes a Tua Cruz, o Teu jugo, a Tua carga. Esses, leva-los Tu, eu, não farei mais que tentar ajudar-te. 

(ama, meditação sobre Lc 9, 18-24, 2008.07.05)

TemaA cruz de todos os dias

O que é a cruz de todos os dias de que constantemente nos fala Jesus? Tem algo que a diferencie das outras cruzes? É pessoal, particular? Que cruz é esta, afinal?
Bem, S. Filipe de Néri afirmava que o homem é, a maior parte das vezes, o carpinteiro da sua própria cruz. Sim, essa cruz pessoal que cada um carrega nos ombros, tem um peso a condizer com os erros, os enganos, os devaneios, os desvios que cada um vai cometendo.
       Claro, tem, também, algo de impessoal, de sofrimento, doença, privação,  dificuldades.
Levá-la depende muito de saber-mos exactamente o que, dos dois pesos, carrega mais. 

(ama, diário, 2010.05.04)