22/06/2010



Recordare, Virgo mater, in conspectu Dei, ut loquaris pro nobis bona, et ut avertat indignationem suam a nobis.

Textos de Reflexão para 22 de Junho

Evangelho: Mt 7, 6. 12-14

6 «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não suceda que eles as calquem com os seus pés, e que, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 «Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; esta é a Lei e os Profetas.13 «Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele.14 Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva à Vida, e quão poucos são os que dão com ele!

Comentário:

Este trecho do Evangelho realça como Jesus Cristo recomenda prudência no que diz respeito às coisas de Deus, nomeadamente quando o ambiente, aqueles que nos ouvem, não são os mais adequados ou têm algum objectivo pré determinado. Por exemplo, prudência em aceitar a comparência em algum fórum, programa de televisão, etc., ou responder a inquéritos cuja origem ou objectivos não são suficientemente claros e sérios. Esta prudência é a mesma que devemos usar no nosso caminhar diário para Deus. Sem dúvida que parece mais fácil e atraente o caminho aberto tão usado por tantos, já que, o outro, aparenta dificuldades, pede renúncias, sacrifícios, determinação.
Assim, a prudência com que devemos examinar por onde vamos é fundamental para não nos enganarmos no caminho

(ama, Comentário sobre Mt 7, 6; 12-14, 2009.03.11)