23/06/2010

Textos de Reflexão para 23 de Junho

Evangelho: Mt 7, 15-20

15 «Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.16 Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinhos, ou figos dos abrolhos? 17 Assim toda a árvore boa dá bons frutos, e toda a árvore má dá maus frutos.18 Não pode uma árvore boa dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos.19 Toda a árvore que não dá bons frutos será cortada e lançada ao fogo.20 Vós os conhecereis, pois, pelos seus frutos.
Meditação:

Que seja conhecido pelos frutos, não para minha glória ou benefício mas para Te levar aqueles que esperam ver em mim caminho para Ti. Frutos de obras, Senhor, das obras que queres que eu leve a cabo e para as quais me falta tudo: vontade, disponibilidade, entrega e, sobretudo, humildade. Que tudo quanto faça seja por Ti e para a Tua glória. Docere me facere voluntatem Tuam quia Deus meus es Tu! 

(AMA, meditação sobre Mt 7, 15-20, Junho 2008)

Tema: Frutos da Redenção

Deus não só nos criou, deu-nos o ser, mas também nos outorgou a capacidade de actuar, de dominar o mundo, de o aperfeiçoar com o trabalho, desenvolvendo harmonicamente as potencialidades presentes na natureza. Além do mais, ama-nos até ao ponto de «querer necessitar» da nossa colaboração inclusive para o mais divino: a obra salvadora e redentora. O Pai enviou o Filho ao mundo para que nos redimisse com a Sua morte na Cruz, e envia-nos também o Espírito para que nos incorpore a Cristo e, formando uma só coisa com Cristo, cooperemos com Ele na tarefa de estender a todos os nossos irmãos, os homens, os frutos da Redenção. 

(D. Javier Echevarría, Itinerários de Vida Cristiana, Planeta, 2001, pg. 213)