06/07/2010

Textos de Reflexão para 06 de Julho



Evangelho: Mt 9, 32-38

32 Logo que estes se retiraram, apresentaram-Lhe um mudo possesso do demónio. 33 Expulso o demónio, falou o mudo, e admiraram-se as multidões, dizendo: «Nunca se viu coisa assim em Israel». 34 Os fariseus, porém, diziam: «É pelo príncipe dos demónios que Ele expulsa os demónios». 35 Jesus ia percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino, e curando toda a doença e toda a enfermidade. 36 Vendo aquelas multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. 37 Então disse a Seus discípulos: «A messe é verdadeiramente grande, mas os operários são poucos. 38 Rogai pois ao Senhor da messe, que mande operários para a Sua messe».
Comentário:

Quantas vezes me detenho a pensar nesta coisa extraordinária: O Senhor da messe tem de ser urgido a enviar trabalhadores para a Sua messe!
Deveria, o Senhor da messe, ter o maior cuidado com esta, provê-la de trabalhadores capazes e dedicados para levar a bom termo a sementeira, e, depois, a colheita. Deveria escolher os trabalhadores mais capazes, os mais esforçados os mais dedicados.
Mas, na verdade, não é assim? Não convoca Ele, a cada passo, ao longo dos caminhos da vida, esses trabalhadores que Ele deseja ardentemente que vão trabalhar na Sua messe?
Não nos convocou, a nós, todos os homens, urgindo-nos a um trabalho árduo, constante, dedicado, levando a Sua palavra aos quatro cantos da terra?
Sim, a nós, com os nossos defeitos e debilidades, com a nossa resistência e indiferença ao Seu chamamento, é verdade, mas, também, com as nossas virtudes que tentamos fazer crescer, com o nosso entusiasmo que alimentamos para que não esfrie, com a nossa dedicação que desejamos completa.
O Senhor da messe, quer-me a mim, na Sua messe e, eu, mais não tenho a fazer que dizer - SIM! – eu, vou, Senhor, porque, conhecendo-me como me conheces, se me chamas, é porque tens planos para mim e, nesses planos não faltará a Tua assistência, o Teu auxílio para que eu os leve a cabo, como esperas.
(AMA, meditação sobre Mt 9, 36- 10, 8, Junho 2008)

Tema: Semear com urgência

Também o agricultor, quando caminha sulcando o campo com o arado ou espalhando a semente, padece frio, suporta os incómodos da chuva, olha o céu e vê-o triste, e, todavia, continua semeando. O que teme é deter-se considerando as tristezas da vida presente e que depois passe o tempo e não encontre nada para ceifar. Não o deixeis para mais tarde. Semeai agora.

(S. Agostinho, Comentário Sobre o Salmo 125, 5, Pl. 36, 164)

Festa: Stª Maria Goretti  


 
Maria Goretti.jpg

MariaCoretti nasceu em Corinaldo, a16 de Outubro de 1890 e morreu em Nettuno a 6 de Julho de 1902.
 Em 1 de Outubro de 899 a sua família mudou-se para Nettuno, onde viviam no mesmo edifício com a família Serenelli.
No dia 5 de Julho de 1902, Alessandro Serenelli tentou violentar Maria, então com doze anos de idade, ameaçando-a com uma faca, mas a menina ajoelhou-se com medo de que Alessandro fosse para o inferno, e diante da sua resistência, Serenelli esfaqueou-a 14 vezes. Inspirada em suas mestras Santa Cecília e Santa Inês, aceitou o martírio piedosamente. No dia seguinte, depois de perdoar seu assassino, Maria Goretti faleceu.
Alessandro Serenelli foi condenado e passou 27 anos na prisão. Arrependido, tornou-se um membro da ordem Terceira dos Capuchinhos, que lhe deu abrigo.
Em 24 de Junho de 1950, o Papa Pio XII canonizou Maria Goretti, numa cerimónia em que estiveram presentes sua mãe, Assunta, e o seu assassino, Alessandro.

 (coligido por ama)

Santa Missa 6


A adoração e a acção de graças são efeitos infalíveis do sacrifício da Missa que respeitam ao próprio Deus.

(R. garrigou-lagrange, O Salvador, pg. 457)