20/07/2010

Textos de Reflexão para 20 de Julho

Evangelho: Mt 12, 46-50

46 Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que Sua mãe e Seus irmãos se achavam fora, desejando falar-Lhe. 47 Alguém disse-Lhe: «Tua mãe e Teus irmãos estão ali fora e desejam falar-Te». 48 Ele, porém, respondeu ao que falava: «Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?» 49 E, estendendo a mão para os Seus discípulos, disse: «Eis Minha mãe e Meus irmãos. 50 Porque todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe».

Meditação:

Quem cumpriu a Vontade de Deus em tudo? Onde a união mais perfeita entre Mãe e Filho? Quem com um coração completamente devotado melhor aceitou a Vontade de Deus? Onde o encontro entre o divino e a humanidade teve maior e mais completa expressão?
          Foi a Virgem Maria, em Nazaré!
Por isso mesmo o Senhor diz que quem fizer como Ela é «Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe». 

(ama, meditação sobre Mt 12, 46-50, 2010.05.13)

VIRTUDES 2

Primeiro, as crianças na escola, aprendem a forma das letras; logo começam a distinguir as torcidas, e assim, passo a passo, acabam por aprender a ler.
Dividindo a virtude em partes, aprendamos primeiro, por exemplo, a não falar mal; logo, passando a outra letra, a não invejar ninguém, a não ser escravos do corpo em nenhuma situação, a não nos deixarmos levar pela gula... Logo, passando ás letras espirituais, estudemos a continência, a mortificação dos sentidos, a castidade, a justiça, o desprezo da vã glória; procuremos ser modestos, contritos de coração. Enlaçando umas virtudes com outras escrevemo-las na nossa alma. E temos de exercitar isto na nossa própria casa: com os amigos, com a mulher, com os filhos.

(S. João Crisóstomo, Homílias sobre los Salmos, 11, 8, trad. ama)