28/07/2010

Textos de Reflexão para 28 de Julho

Evangelho: Mt 13, 44-46

44 «O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que, quando um homem o acha, esconde-o e, cheio de alegria pelo achado, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas preciosas 46 e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende tudo o que tem e a compra.

Meditação:

Há muito que encontrei o meu tesouro, a minha pérola!
Que tenho feito com eles?
Como tenho malbaratado essas riquezas!
Enterrando, tantas vezes, o tesouro!
Esperando “melhores dias”, ocasião “mais oportuna”.
Quanto desperdício!
Tanto bem desaproveitado!
Nunc coepi! Sim, agora, agora começo outra vez a fazer render essas dádivas que graciosamente recebi, sem ter trabalho, sem esforço da minha parte. Tudo me foi dado – a pérola, o tesouro – com imensa magnanimidade e graciosamente.
Nunc coepi! Quero começar agora mas, como sou fraco, e débil, e pusilânime, nada conseguirei sem a Tua ajuda.
Ajuda-me, Senhor, a ser reconhecido e a fazer render, como esperas e é Teu direito, quanto me deste. (AMA, meditação sobre Mt 13, 44-46, Julho 2008)

Alegria Cristã 1

A alegria da existência e da vida; a alegria do amor honesto e santificado; a alegria tranquilizadora da natureza e do silêncio; a alegria por vezes austera do trabalho esmerado; a alegria e satisfação do dever cumprido; a alegria transparente da pureza, do serviço, do saber compartilhar; a alegria exigente do sacrifício. O cristão poderá purificá-las, completá-las, sublimá-las: não pode desprezá-las. A alegria cristã supõe um homem capaz de alegrias naturais.

(paulo VI, Exortação Apostólica Gaudete in Domino, Roma, 1975.05.09)