02/08/2010

Evangelho para 02 Ago

Evangelho: Mt 14, 13-21

13 Tendo Jesus ouvido isto, retirou-Se dali numa barca para um lugar solitário afastado; mas as turbas, tendo sabido isto, seguiram-n'O das cidades, a pé. 14 Ao sair da barca, viu Jesus uma grande multidão, e teve compaixão e curou os seus enfermos.15 Ao cair da tarde, aproximaram-se d'Ele os discípulos, dizendo: «Este lugar é deserto e a hora é já adiantada; deixa ir esta gente, para que, indo às aldeias, compre de comer». 16 Mas Jesus disse-lhes: «Não têm necessidade de ir; dai-lhes vós mesmos de comer». 17 Responderam-Lhe: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes». 18 Ele disse-lhes: «Trazei-mos cá». 19 E depois de ter mandado à multidão que se sentasse sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, pronunciou a bênção e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 20 Comeram todos, e saciaram-se; e recolheram doze cestos cheios dos bocados que sobejaram. 21 Ora o número dos que tinham comido era de uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Meditação:

De facto, Senhor, queixo-me, tantas vezes, que tenho pouco, que me faz falta alguma coisa que julgo precisar tanto! E, outras tantas vezes, esqueço-me que Tu tens as mãos cheias de bens para distribuir a quem te pede com fé e confiança.
Mais… dás sempre muito mais que o que se te pede.
Eu peço como pobre homem que sou, Tu, Senhor, dás com largueza e abundância como Deus Magnânimo que és.
Aceita, Senhor, os meus poucos “peixes e pães” que são as poucas virtudes que possuo e, com a Tua Misericórdia Infinita, transforma-os em alimento abundante para a minha alma. (AMA, Meditação, Mt 14, 13-21, Agosto 2008)

Vocação 1


A chamada do Senhor é irrevogável. A vocação sobrenatural não desaparece pelo simples facto da expulsarmos da nossa vida. E de que sejamos ou não fiéis a ela dependa eternidade. É um caminho e a infidelidade ao caminho é a forma mais simples de não se chegar à meta.

(Javier Abad Gómez, Fidelidade, Quadrante 1989, pg. 91)