09/08/2010

Evangelho para 10 de Ago

Evangelho: Jo 12, 24-26

24 Em verdade, em verdade vos digo que, se o grão de trigo que cai na terra não morrer, 25 fica infecundo; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á e quem aborrece a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém Me quer servir, siga-Me e, onde Eu estou, estará ali também o que Me serve. Se alguém Me servir, Meu Pai o honrará.
Comentário:

Não se pode servir a Deus sem seguir Cristo. Para seguir Cristo, o caminho é Maria Santíssima. E como fazer? Pedir-lhe com devoção filial: Ensina-me um caminho seguro (iter para tuto).
Isto porque, evidentemente, por nós mesmos não conseguiremos, realmente, seguir Jesus, isto é, segui-lo de muito perto, sem O perder, nunca, de vista. Porque, se O seguimos de longe não O encontraremos. A Santíssima Virgem está, sempre junto do seu Filho, portanto, parece lógico que nos “sirvamos” dela para conseguir o que queremos. 

(ama, comentário sobre Jo 12, 24-26, 2010.07.09)

Filiação Divina 4



Se quero viver uma verdadeira vida espiritual não posso esquecer a filiação divina.

(AMA, Diário, Julho 2002) 

Evangelho para 09 Ago

Evangelho: Mt 25, 1-13

1 «Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. 3 As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas.5 Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. 7 Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. 8 As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. 9 As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. 10 Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. 12 Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Comentário:

Jesus, mais uma vez, deseja que os que O ouvem compreendam bem o que é o Reino dos Céus. Não se cansa de dar exemplos concretos, da vida corrente, que todos podem entender. E, dando exemplos, acrescenta sempre o conselho, solene: Estai preparados, vigiai, não sabeis nem o dia nem a hora.
É tão importante o Reino dos Céus que, Ele, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, veio à terra assumindo um corpo humano, como qualquer de nós, para o anunciar.
Compara-o a um tesouro, a uma pérola rara, a um banquete de bodas, enfim, a algo tão bom e importante que nenhum homem deve deixar de procurar, custe o que custe, conquistá-lo.
Se o esforço for vender tudo o que se tem para comprar a pérola rara, ou comprar, com sacrifício o campo onde se achou o tesouro, ou prevenir-se com azeite suficiente para aguentar a vigília, seja o esforço que for, vale a pena, pois, tudo o resto é passageiro e secundário. O Reino dos Céus é para sempre e pertence-nos a todos os homens por direito próprio já que, a tornar-nos Filhos de Deus, com a Sua Morte e Ressurreição, nos fez igualmente legítimos herdeiros de Deus. Quem pode desprezar tal herança? 

(ama, comentário sobre Mt 25, 1-13, 2010.07.08)

Filiação Divina 3


Se o cristão perde a consciência da filiação divina e deixa de viver na profundidade deste mistério consolador, deixa de considerar os acontecimentos à luz da Fé e torna-se-lhe vulnerável.

(António Cardigos, Filiação Divina, Rei dos Livros, nr. 42)