10/08/2010

Evangelho para 11 de Ago

Evangelho: Mt 18, 15-20

15 «Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrige-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste o teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que pela palavra de duas ou três testemunhas se decida toda a questão. 17 Se não as ouvir, di-lo à Igreja. Se não ouvir a Igreja considera-o como um gentio e um publicano. 18 «Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu; e tudo o que desligardes sobre a terra, será desligado no céu. 19 «Ainda vos digo que, se dois de vós se unirem entre si sobre a terra a pedir qualquer coisa, esta lhes será concedida por Meu Pai que está nos céus. 20 Porque onde se acham dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles».

Meditação:

A obrigação e a delicadeza da correcção fraterna são aqui bem evidenciadas pelo texto de S. Mateus. Corrigir é uma obrigação e um dever em primeiro lugar para bem do próprio que é corrigido e, em segundo lugar, para evitar que persista no erro e, persistindo, não o propague fazendo mal a outros tornando-se, assim, mais gravoso o facto.
Mas delicadeza também, porque é muito possível que o outro não se dê conta ou aperceba do erro. Quantas coisas más alguns fazem pensando que estão agindo bem? Não agiu assim S. Paulo quando perseguia os cristãos com denodado empenho?
Não esquecer, no entanto, algo sumamente importante: Ninguém pode dar o que não tem e, para fazer a correcção é fundamental estar seguro do que se deve e como se deve corrigir. E, como normalmente, somos péssimos em causas próprias, o aconselhamento prévio é sempre uma excelente medida a tomar. 

(ama, comentário sobre Mt 18, 15-20, 2010.07.07)

Filiação Divina 5


Vocação do homem, vocação suprema, é realmente a filiação divina: a adopção como filhos em Cristo, Filho Eterno, consubstancial ao Pai.

(joão Paulo II, Homília, 1991.01.01, trad do castelhano por ama