15/08/2010

Desprendimento



Pouco me importa que uma ave esteja presa por um fio fino ou grosso, porque, mesmo que seja fino, estará tão presa como com um grosso se este não se quebrar para poder voar. A verdade é que o fino é mais fácil de quebrar; mas, por fácil que seja, se não o quebrar não voará.

(S. João da Cruz, Chama de amor viva, trad castelhano por ama).

Evangelho para 15 de Agosto

Evangelho: Lc 1, 39-56

39 Naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá.40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.41 Aconteceu que, logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; 42 e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.43 Donde a mim esta dita, que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre.45 Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão-de cumprir as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor». 46 Então Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor; 47 e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da Sua serva. Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão ditosa, 49 porque o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas. O Seu nome é Santo, 50 e a Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.51 Manifestou o poder do Seu braço, dispersou os homens de coração soberbo.52 Depôs do trono os poderosos, elevou os humildes.53 Encheu de bens os famintos, e aos ricos despediu de mãos vazias.54 Tomou cuidado de Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia; 55 conforme tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre».56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses; depois voltou para sua casa.
Comentário:

Não me lembro de alguma vez ter recitado o Magnificat sem ficar assombrado com a humildade deste hino à Glória de Deus.
A Santíssima Virgem estabelece de forma definitiva o que é a verdadeira humildade.
O reconhecimento dos bens, das virtudes, predicados e ''estatura'' pessoais é, em Nossa Senhora um grito de júbilo por tudo aquilo que é, não escondendo que sabe que é a primeira de todas as criaturas e que, para todo o sempre, será louvada e exaltada pelos povos de toda a terra.
Apresenta-se como a verdadeira ''obra prima'' do Criador, sem rebuços ou falsa modéstia.
          Porquê?
Exactamente porque tem a noção exacta do poder de Deus e da ''força'' da Sua Vontade que não compete à criatura, avaliar ou considerar.
          Não!
Na verdade, tudo começa com um ''faça-se'' arrancado do fundo da alma. (ama, meditação sobre Lc 1, 39-56, 2010.05.31)

Confissão



Porque uma coisa é o homem quando julga quem não conhece, e outra coisa é Deus, que penetra nas consciências. Entre os homens, à confissão segue-se o castigo; enquanto diante de Deus, à confissão segue-se a salvação.

(S. João Crisóstomo, Homília De Cruce et Latrone, trad castelhnao por ama)