16/08/2010

Textos de Reflexão para 21 de Agosto

Evangelho: Mt 23, 1-12

1 Então, Jesus falou às multidões e aos Seus discípulos,2 dizendo: «Sobre a cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus.3 Observai, pois, e fazei tudo o que eles vos disserem, mas não imiteis as suas acções, porque dizem e não fazem.4 Atam cargas pesadas e impossíveis de levar, e as põem sobre os ombros dos outros homens, mas nem com um dedo as querem mover.5 Fazem todas as suas obras para serem vistos pelos homens. Trazem mais largas as filactérias, e mais compridas as franjas dos seus mantos.6 Gostam de ter os primeiros lugares nos banquetes, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações na praça, e de serem chamados rabi pelos homens.8 Mas vós não vos façais chamar rabis, porque um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos.9 A ninguém chameis pai sobre a terra, porque um só é o vosso Pai, O que está nos céus.10 Nem façais que vos chamem mestres, porque um só é o vosso Mestre, Cristo.11 Quem entre vós for o maior, seja vosso servo.12 Aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
Meditação:

Quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado disseste Tu, Senhor. E, como foste Tu quem o disse, só pode ser verdade. Quantas vezes não se verifica… E, quanto a mim? Que se passará? Sim porque eu tenho esta prosápia permanente, esta sede de protagonismo e evidência – as minhas filactérias – sempre olhar para cima, pescoço bem esticado para ser visto e, naturalmente, admirado.
Aceita, Senhor, a minha declaração formal do que sou: nada, absolutamente, e trata-me assim: como nada! 

(ama, meditação sobre Mt 23, 1-12, 2009.03.11)

Tema: Santidade de Deus

A experiência da santidade de Deus e da nossa condição de pecadores não afasta o homem de Deus, antes o aproxima d’Ele. E mais, o homem convertido transforma-se em confessor e apóstolo. As intenções de Deus tornam-se-Lhe próximas e amáveis. E a sua vida assume o sentido e valor mais pleno. 
(joão Paulo II, Homília, Roma, 1983.02.06, trad do castelhano por ama)
Doutrina: CCIC – 376: A consciência moral pode emitir juízos erróneos?
                  CIC – 1790–1794; 1801–1802
A pessoa deve obedecer sempre ao juízo certo da sua consciência, mas esta também pode emitir juízos erróneos, por causas nem sempre isentas de culpabilidade pessoal. Não é porém imputável à pessoa o mal realizado por ignorância involuntária, mesmo que objectivamente não deixe de ser um mal. É preciso, pois, trabalhar para corrigir os erros da consciência moral.

Festa: São Pio X

Evangelho para 16Ago

Evangelho: Mt 19, 16-22

16 Aproximando-se d'Ele um jovem, disse-Lhe: «Mestre, que hei-de fazer de bom para alcançar a vida eterna?». 17 Jesus respondeu-lhe: «Porque me interrogas acerca do que é bom? Um só é bom. Porém, se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos». 18 «Quais?», perguntou ele. Jesus disse: «Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo». 20 Disse-Lhe o jovem: «Tenho observado tudo isso. Que me falta ainda?». 21 Jesus disse-lhe: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-Me». 22 O jovem, porém, tendo ouvido estas palavras, retirou-se triste, porque tinha muitos bens.
Meditação:

Perfeito! Tu, Senhor, queres que seja perfeito? Sabes o que me pedes? A mim?!
Espanta-me este Teu pedido como se eu fosse capaz!
Sei que, Tu, não pedes impossíveis.
Reconheço que me conheces melhor – muito melhor - que eu próprio me conheço.
Então…tenho de concluir, que, ser perfeito, está ao meu alcance.
No meu caso, penso, que “não posso desfazer-me de tudo o que tenho e dá-lo aos pobres” porque as coisas que tenho não são minhas. O que posso, sim, é desapegar-me delas e, também, dos desejos de ter outras. Isso sim, posso fazer. Quero fazer. 

(ama, meditação sobre Mt 19, 16-22, 2010.07.13)