17/08/2010

Amigos 6


É próprio do amigo fazer bem aos amigos, especialmente àqueles que se encontrem mais necessitados. [i]


[i] S. Tomás de aquino, Ética e Nicómaco, 9, 13

Textos de Reflexão para 17 de Agosto

Evangelho: Mt 19, 23-30

23 Jesus disse a Seus discípulos: «Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus.24 Digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus».25 Os discípulos, ouvidas estas palavras, ficaram muito admirados, dizendo: «Quem poderá, então, salvar-se?».         26 Porém, Jesus, olhando para eles, disse-lhes: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível». 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?».28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel.29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna.30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.
Meditação:

Estou aqui, Senhor, como um desses “últimos” de que falas. De facto, desde pequenino que Te conheço e, não obstante, tantas vezes pretendo ignorar-te. Sou, então, dos “primeiros”, desses afortunados que ouviram dos lábios da sua Mãe, as primeiras orações, quando, debruçada sobre o meu berço me encomendava a Ti, à Tua Mãe Santíssima. Desses felizes que receberam do seu Pai o exemplo de homem sério e bom, temente e amante das Tuas coisas, dedicando um amor entranhado à Tua Mãe, que sabia também sua, observante rigoroso das leis da Tua Igreja.
E, no entanto, estou aqui, um dos últimos, um dos que se demoram mais em seguir-te, em deixar as quimeras desta vida pelas realidades que prometes e garantes.
Vou-me ficando para trás, sempre à espera de “melhores dias”, ocasião mais propícia, enredado nas minhas coisas, na minha vida, nos meus problemas.
Não me conformo, Senhor, com este último lugar. Quero passar para a frente, mais junto de Ti, porque, só aí, estarei bem. Nada posso, por mim, bem o disseste mas, Tu, sim, podes tudo.
Chama-me mais “para cima” na mesa do Teu banquete, não por meu mérito ou valor mas para que, pela Tua Infinita Misericórdia, possa contemplar o Teu Rosto mais de perto. (AMA, Meditação, Mt 19, 23-30, Agosto 2008)

Tema: Fim último do homem

Como fim último, o homem ou procura Deus ou procura-se a si próprio. Não existe meio-termo, porque só se pode propor como fim último algo absoluto. (Card. Cardona, Metafísica de la opción intelectual, 2ª ed. Rialp, Madrid, 1973, nr. 103, trad ama)

Doutrina: CCIC – 372: O que é a consciência moral?
                   CIC – 1776–1780; 1795–1797
A consciência moral, presente no íntimo da pessoa, é um juízo da razão, que, no momento oportuno, ordena ao homem que pratique o bem e evite o mal. Graças a ela, a pessoa humana percebe a qualidade moral dum acto a realizar ou já realizado,  permitindo-lhe assumir a responsabilidade. Quando escuta consciência moral, o homem prudente pode ouvir a voz de Deus que lhe fala.

Direcção espiritual



Qualquer um compreende sem dificuldade que para realizar a ascensão de uma montanha é necessário um guia; o mesmo sucede quando se trata da ascensão espiritual...; e tanto mais, quanto que neste caso há que evitar os laços que nos estende alguém (o demónio) muito interessado em impedir que subamos.

(J. Garrigou Lagrange, Las Tres Edades de la Vida Interior, nr. 297, trad ama)