20/08/2010

Julgar os outros



Procurai viver as virtudes que, segundo julgais, faltam aos vossos irmãos e já não vereis os seus defeitos, porque não os tereis vós.

(St. Agostinho, Enarrationes in Psalmos, 30, 2, 7, trad castelhano por ama)

Textos de Reflexão para 20 de Agosto

Evangelho: Mt 22, 34-40

34 Os fariseus, tendo sabido que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se.35 E um deles, doutor da Lei, querendo pô-l'O à prova, perguntou-Lhe:36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».37 Jesus disse-lhe: «”Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento”.38 Este é o maior e o primeiro mandamento.39 O segundo é semelhante a este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.40 Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas».
Meditação:

Partilhaste comigo a tua oração:

“Peço-te, Senhor, que recebas o meu amor como se fosse o único amor que tens na terra. Assim não notarás como é pequeno, miserável...
Serei feliz porque mesmo sabendo o pouco que é, como to dou todo...fico disponível para me 'encher' do Teu...”

Digo: Não tenho nada a acrescentar. (AMA, meditação sobre Mt 22, 34-40, Agosto 2007)      

Tema: Espírito Santo: Sua Acção na alma 2

A actuação do Espírito Santo na alma é suave aprazível, a Sua experiência é agradável e prazenteira. A Sua vinda traz consigo a bondade genuína do protector, pois vem salvar, curar ensinar, aconselhar, fortalecer e consolar. (S. Cirilo de Jerusalém, Catequese 16, sobre o Espírito Santo, 1, trad do castelhano por ama)
Doutrina: CCIC – 375: Quais as normas que a consciência deve sempre seguir?
                   CIC – 1789
Há três mais gerais: 1) nunca é permitido fazer o mal porque daí derive um bem; 2) a chamada regra de ouro: «tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também» (Mt 7, 12); 3) a caridade passa sempre pelo respeito do próximo e da sua consciência, embora isto não signifique aceitar como um bem aquilo que é objectivamente um mal.

Festa: São Bernardo, Doutor da Igreja

Liberdade e Riquezas



O carecer de propriedades, fazendo somente uso das coisas, torna-nos verdadeiramente livres da busca desenfreada das riquezas materiais que muitas vezes ferem a quem não tem nem sequer o necessário para viver dignamente.

 (cardeal claudio cummes, Prefeito da Congregação para o Clero, homilia na Santa Missa na Igreja de Santa Clara, Assis, 2010.08.11)