04/09/2010

Textos de Reflexão para 04 de Setembro

Evangelho: Lc 6, 1-5

1 Num sábado, passando Jesus pelas searas, os Seus discípulos colhiam espigas e debulhando-as nas mãos, as comiam. 2 Alguns dos fariseus disseram-lhes: «Porque fazeis o que não é permitido aos sábados?». 3 Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus, tomou os pães da proposição, comeu deles e deu aos seus companheiros, embora não fosse permitido comer deles senão aos sacerdotes?». 5 Depois acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor também do sábado».
Meditação:

Senhor do Sábado!

E, o que é o Sábado?
Segundo a Lei, é o dia reservado ao Senhor.
Mas, não devem todos os dias serem reservados ao Senhor?
Quem nos dá mais um dia de vida?
Quem nos mantém?
O Sábado é, diria, todos os dias da nossa vida porque, na verdade, em todos eles devemos dar graças a Deus por tantas coisas mas, sobretudo, pelo dom da vida que só Ele pode dar. (ama, meditação sobre Lc 6, 1-5, 2009.09.04)

Tema: Vontade de Deus

Os teólogos distinguem duas vontades em Deus: a vontade expressa e a vontade de gosto ou de desejo.
A vontade expressa compreende os mandamentos da lei de Deus e da Igreja; os conselhos, as inspirações, as regras e as constituições. (...)
A vontade de gosto ou de desejo é a que está presente em todos os acontecimentos, isto é, em tudo o que nos suceder, quer seja próspero ou adverso, na doença ou na saúde, na consolação ou na aflição, na morte e na vida, em tudo o que não for previsto, com tanto que não seja contra a vontade expressa que deve prevalecer a tudo. Devemos estar sempre prestes a submeter-nos à vontade de gosto, assim como à vontade expressa. (S. Francisco de Sales, Pensamentos consoladores, Livro I, Cap. XVI, I)

Doutrina: CCIC – 390: O que são os frutos do Espírito Santo?
                  CIC – 1832

Os frutos do Espírito Santo são perfeições plasmadas por Ele em nós como primícias da glória eterna. A tradição da Igreja enumera doze: «Amor, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade» (Gal 5,22-23 vulgata).

Progredir na virtude



Para progredir mais rapidamente no caminho da virtude, recomendamos vivamente o pio uso, introduzido pela Igreja sob inspiração do Espírito Santo, da confissão frequente, que aumenta o conhecimento próprio, desenvolve a humildade cristã, desenraíza os maus costumes, combate a negligência e tibieza espiritual, purifica a consciência, presta-se à direcção espiritual, e por virtude do mesmo sacramento aumenta a graça.

(pio XII, Encíclica Mystici Corporis, Roma, 1943.06.29)