10/09/2010

Tema para breve reflexão: 2010.09.10

NATIVIDADE 2


A Natividade da Santíssima Virgem foi, assim, um dos acontecimentos capitais da História. Examinemos agora como foi acolhido este acontecimento; tiraremos desta me­ditação úteis ensinamentos para a nossa vida interior.
Mostram-nos o Céu arrebatado por um inefável entusias­mo. Os Anjos não encontravam louvores bastante dignos para glorificar a Santíssima Trindade por ter criado aquela que era a Filha privilegiada do Pai, que devia ser Mãe do Verbo e Esposa do Espírito Santo. Não se cansavam de admirar as belezas da sua pequena Rainha. Estes espíritos bem-aventurados, que se enchem de júbilo pela conversão de uma só alma, exultavam ao ver aparecer o Refúgio seguro dos pecadores; sabiam que Maria haveria de ser a Porta do Céu e que nunca recusaria a entrada no reino eterno aos que, a invocassem com confiança.

(Thomas de Saint Laurent, A Virgem Maria, ISBN: 972-26-1287-5, nr. 29) 

Textos de Reflexão para 10 de Setembro

Evangelho: Lc 6, 39-42

39 Dizia-lhes também esta comparação: «Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos nalguma cova? 40 O discípulo não é mais que o mestre; mas todo o discípulo será perfeito, se for como o seu mestre. 41 «Porque vês tu a palha no olho do teu irmão, e não notas a trave que tens no teu? 42 Ou como podes tu dizer a teu irmão: “Deixa, irmão, que eu tire do teu olho a palha”, não vendo tu mesmo a trave que tens no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e depois verás bem para tirar a palha do olho de teu irmão.

Meditação:

Copio:
Ajuda-me Senhor, a conter-me no meu tão frequente julgamento dos outros. Intimamente e de viva voz. Põe na minha frente o espelho dos meus próprios defeitos e faltas de carácter, tudo aquilo que julgo ver nos outros.
Não valho nada, não sei nada, não tenho nada, não sou nada. 

(ama, meditação sobre Mt 7, 1-5, Junho 2005)

Tema: Intercessão da Santíssima Virgem

Para conhecer bem a grande bondade de Maria recordemos o que refere o Evangelho (...). Faltava o vinho, com o consequente apuro dos esposos. Ninguém pede à Santíssima Virgem que interceda ante o seu Filho em favor dos consternados esposos. Contudo, o coração de Maria, que não pode senão compadecer-se dos desgraçados (...), impulsionou-a a encarregar-se por si mesma do ofício de intercessora e pedir ao Filho o milagre, apesar de que ninguém lho tenho pedido (...). Se a Senhora fez assim sem que lho pedissem, que teria feito se lho rogassem? 

(Stº Afonso Maria de Ligório, Sermones abreviados, 4, trad. ama)

Doutrina: CCIC – 396: Quando se comete o pecado venial?
                       CIC – 1862-1864; 1875

O pecado venial, que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afecto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais.