16/09/2010

Textos de Reflexão para 16 de Setembro

 Quinta 16 Set

Evangelho: Lc 7, 36-50

36 Um dos fariseus pediu-Lhe que fosse comer com ele. Tendo entrado em casa do fariseu, pôs-Se à mesa. 37 Uma mulher, que era pecadora na cidade, quando soube que Ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um frasco de alabastro cheio de perfume. 38 Colocando-se a Seus pés, por detrás d'Ele, começou a banhar-Lhe os pés com as lágrimas, e enxugava-os com os cabelos da sua cabeça, beijava-os, e ungia-os com o perfume. 39 Vendo isto, o fariseu que O tinha convidado, disse consigo: «Se este fosse profeta, com certeza saberia de que espécie é a mulher que O toca: uma pecadora». 40 Jesus então tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele disse: «Mestre, fala».41 «Um credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários, o outro cinquenta. 42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?». 43 Simão respondeu: «Creio que aquele a quem perdoou mais». Jesus disse-lhe: «Julgaste bem». 44 Em seguida, voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; ela com as suas lágrimas banhou os Meus pés, e enxugou-os com os seus cabelos. 45 Não Me deste o ósculo; porém ela, desde que entrou, não cessou de beijar os Meus pés. 46 Não ungiste a Minha cabeça com óleo, porém esta ungiu com perfume os Meus pés. 47 Pelo que te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados porque muito amou. Mas, aquele a quem menos se perdoa, menos ama».48 Depois disse à mulher: «São-te perdoados os pecados». 49 Os convidados começaram a dizer entre si: «Quem é Este que até perdoa pecados?». 50 Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou; vai em paz!».

Meditação:

Dou-me conta de algo extraordinário: De certa forma possuo algo que os Anjos não têm!
É verdade, eles são espíritos puros que, permanentemente, contemplam a face de Deus o que é o supremo bem. Mas também eu, um dia hei-de estar na Sua presença e para sempre. Também a mim o Senhor deu uma alma imortal.
Então...?
É que eu posso receber o meu Salvador, o Dono e Criador de todas as coisas, no meu peito comungando, verdadeiramente o Seu Corpo e o Seu Sangue!
Haverá maior ventura?
Graça mais extraordinária?
Que Te receba, Senhor, - SEMPRE - com aquela pureza e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e o fervor dos santos. Ámen. 

(ama, meditação sobre Lc 7, 36-50, Convento de Cristo Rei, Monte Real 2009.09.17)

Tema: Liturgia 1

Quaerite Dominum. Nunca podemos deixar de O procurar: todavia, há períodos que exigem que o façamos com mais intensidade, porque neles o Senhor está particularmente próximo, e portanto é mais fácil achá-Lo e encontrar-se com Ele. Esta proximidade constitui a resposta do senhor à invocação da Igreja, que se expressa continuamente mediante a liturgia. Mais ainda, é precisamente a liturgia a que actualiza a proximidade do Senhor. 

(joão Paulo II, Homília, 20.03.1980, 3.20, trad do Castelhano por ama)  

Doutrina: CCIC – 402: Qual é a relação entre pessoa e sociedade?
                   CIC - 1881-1882; 1892-1893


Princípio, sujeito e fim de todas as instituições sociais é e deve ser a pessoa. Certas sociedades, como a família e a sociedade civil, são necessárias para ela. São úteis ainda outras associações, tanto no interior das comunidades políticas como a nível internacional, no respeito do princípio de subsidiariedade.