23/09/2010

Tema para breve reflexão - 2010.09.23

Juízo final

Quando chegarmos à presença de Deus, perguntar-nos-ão duas coisas: se estávamos na Igreja e se trabalhávamos na Igreja. Tudo o resto não tem valor. Se fomos ricos ou pobres, se fomos felizes ou desgraçados, se estivemos doentes ou de saúde, se tivemos bom ou mau nome.

(Card. J. H. NewmanSermão para o Dom. de Septuagésima: O juízo)
Evangelho: Lc 9, 7-9

7 O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que se passava, e não sabia que pensar, porque uns diziam: 8 «É João que ressuscitou dos mortos»; outros: «É Elias que apareceu»; outros: «É um dos antigos profetas que ressuscitou». 9 Herodes disse: «Eu mandei degolar João. Quem é, pois, Este de quem ouço tais coisas?». E buscava ocasião de O ver.

Meditação:

Desejo, na verdade, ver-te, Senhor. Não é um sentimento de curiosidade, embora a expectativa de contemplar o Teu Rosto seja extraordinária. Antecipação da beleza sem par, da tranquilidade sem fim, da amabilidade sem reservas!
Não, é um desejo genuíno de estar contigo. Eu não quero que me leves – agora - desta vida para o pé de Ti – quando, como e da forma que Tu quiseres, assim será – embora fosse o finalizar da dificuldade e o começar do gozo – mas quero ver-te agora com os olhos da minha alma e, de tal modo, que não possa ofender-te, antes seja compelido a dar-te graças e louvores sempre e em todo o momento. 

(ama, meditação sobre Lc 9, 7-9, 2009.09.24)

Tema: Família 2

A família é a célula vital da sociedade. 

(Concílio Vaticano II, Decreto. Apostolicam Actuositatem, 11)

Doutrina: CCIC – 408: O que é que comporta o bem comum?
                   CIC – 1907-1909; 1925

O bem comum comporta: o respeito e a promoção dos direitos fundamentais da pessoa; o desenvolvimento dos bens espirituais e temporais das pessoas e da sociedade; a paz e a segurança 

Festa: São Pio de Pietrelcina