01/10/2010

Bom Dia! Outubro 01, 2010
















Quando se fala de melhoria pessoal tem de se estar preparado para um tema que abarca várias vertentes da vida humana.
Desde o progresso na vida normal e corrente, na carreira profissional numa expectativa de melhoria quer das condições de trabalho quer dos proventos que for lícito esperar do mesmo, numa constante adaptação às novidades que vão surgindo em ritmo mais ou menos acelerado em todos os campos da actividade humana, desenvolvendo as capacidades próprias de acordo com o que se vai aprendendo quer estudando quer com a experiência própria e observação do comportamento dos outros é o que pode chamar-se perspectivas de melhoria pessoal.
Esta é, de facto, uma característica da pessoa consciente e normalmente desenvolvida, a evolução natural ao longo da vida. Para isto contribui fortemente a formação do carácter com objectivos bem definidos e os procedimentos a ter para os conseguir alcançar. A pessoa conformada com a sua situação, quer laboral quer na escala social pode classificar-se como amorfa. “Tanto se lhe dá”, não lhe importa “subir”, não tem apetência por novidade nem lhe interessa a evolução da sociedade nas suas múltiplas facetas. Está destinado a morrer no verdadeiro sentido da palavra, estagnando num pântano de conformismo e alheamento que não interessa para nada nem ao próprio nem à sociedade.
O que é natural, é que o carácter evolua acompanhando o progresso da vida, que se desenvolva e actue cada vez mais de forma consciente e constante de forma a acompanhá-la de maneira capaz e consequente.


1 de 36

Tema para breve reflexão - 2010.10.01

Virtudes – Castidade

A castidade é exigência de amor. É a dimensão da sua verdade interior no coração do homem. 


(joão Paulo II, alocução,1980.12.03)

Textos de Reflexão para 01 de Outubro

Evangelho: Lc 10, 13-16

13 «Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidas de cilício e jazendo sobre a cinza. 14 Por isso haverá, no dia de juízo, menos rigor para Tiro e Sidónia que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, “que te elevas até ao céu, serás abatida até ao inferno”. 16 Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Comentário:

Como não amar com todo o coração aquele que o Senhor colocou neste mundo para falar em Seu nome? O Papa é o Vigário de Cristo na terra e, “Vigário” significa que faz as vezes de…
Isto só me basta para, diariamente, pedir: Que o Senhor o conserve com vida e saúde que seja feliz na terra e não ceda nunca perante os seus inimigos. 

(AMA, Meditação, Lc 10, 13-16, Outubro 2008)

Tema: Eucaristia 6
Se a Eucaristia nos torna um entre nós, é lógico que cada um trate os outros como irmãos. A Eucaristia forma a família dos filhos de Deus, irmãos de Jesus e entre si. 

(Ch. Lubich, La Eucaristia, Ciudad Nueva, Madrid 1977, nr. 78, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 416: Em que consiste a lei moral natural?
                  CIC – 1954-1959; 1978-1979

A lei natural, escrita pelo Criador no coração de cada ser humano, consiste numa participação na sabedoria e bondade de Deus, e manifesta o sentido moral originário que permite ao homem discernir, pela razão, o bem e o mal. Ela é universal e imutável, e constitui a base dos deveres e dos direitos fundamentais da pessoa, bem como da comunidade humana e da própria lei civil.

Festa: Santa Teresa do Menino Jesus (Lisieux), Doutora da Igreja

                                                                                                                               
Nota Histórica
Nasceu em Alençon (França) no ano 1873. Entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou se de modo singular na humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de Setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja. (snl)