10/10/2010

Bom Dia! Outubro 10, 2010


É muito possível verificarmos ter várias características a corrigir, a melhorar mas é necessário fugir à tentação de travar uma luta, como se diz, em todas as frentes, porque talvez não consigamos ganhar uma só que seja. Por isso, tal como também já se abordou, é fundamental concluir o que é dominante no nosso carácter e “atacar” aí com a intenção de corrigir ou de promover porque a luta pela melhoria pessoal não se trava só corrigindo ou evitando o que é menos bom mas em promover o que temos de melhor.
A um defeito ou fraqueza opõe-se sempre uma virtude e uma potência e, por vezes, talvez baste implementar estes para diminuir a importância ou impacto daqueles.

Se sou uma pessoa generosa será útil decidir ser ainda mais generoso e, desta forma, ir-se-á resolvendo algum problema de egoísmo.

Em suma, em vez de tentar não fazer algo mau ou sem utilidade, esforçar-se por praticar o bem.

É fundamental que a consciência do bem e do mal esteja devidamente formada, que as balizas sejam nítidas e que não se tente esconder a realidade com uma justificação momentânea.
Nada pode justificar um mau procedimento mesmo com a remota pretensão de que se alcançará um bem.

Não é eliminando fisicamente o violentador que se eliminam os efeitos da violência que perpetrou ou, sequer, atenua o sofrimento que lhe estará adjacente.


Para o conseguir o caminho a seguir é actuar junto de quem sofreu a violência prestando ajuda para ajudar a ultrapassar a situação. 


10 de 36

Textos de Reflexão para 10 de Outubro

Evangelho: Lc 17, 11-19
11 Indo Jesus para Jerusalém, passou pela Samaria e pela Galileia.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». 14 Ele tendo-os visto, disse-lhes: «Ide, mostrai-vos aos sacerdotes». Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. 15 Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se por terra a Seus pés, dando-Lhe graças. Era um samaritano. 17 Jesus disse: «Não são dez os que foram curados? Onde estão os outros nove? 18 Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro?». 19 Depois disse-lhe: «Levanta-te, vai; a tua fé te salvou».
Comentário:

A vida de Jesus cruza-se, a cada passo, com os Samaritanos. Verificamos que não sendo estes “as ovelhas de Israel” a quem o Messias tinha sido expressamente, enviado, é contudo a este povo, detestado pelos judeus, que se dirigem os maiores elogios que o Senhor faz e onde também obtém provas extraordinárias de fé. Além deste pobre leproso que não se esquece de voltar atrás para a agradecer a sua cura, temos a figura da mulher que no poço de Sicar fica de tal forma presa pela figura de Jesus que corre à cidade a anunciá-lo e, finalmente, temos o Samaritano da parábola que Jesus utiliza como protagonista e o único capaz de usar de misericórdia e compaixão com o próximo ferido e maltratado pelo assaltantes. E, o facto é, que acabam por receber sempre mais que os outros, como neste caso em que não foi só curado da lepra pela vontade de Jesus mas também, como o Senhor afirma, salvo pela sua fé. 

(ama, comentário sobre Lc 17, 11-19, 2010.08.09)

Tema: Virtudes – Paciência 1
A paciência é a força de vontade feita vida, consolidada no dia-a-dia, no viver quotidiano discreto e silencioso, no perfazer heroicamente a hora de sessenta minutos e o minuto de sessenta segundos. 

(Rafael Llano Cifuentes, Fortaleza, pg 29)

Doutrina: : CCIC – 425:  Qual é a relação entre a graça e a liberdade do homem?
                   CIC 2001-2002

A graça precede, prepara e suscita a resposta livre do homem. Responde às aspirações profundas da liberdade humana, convida-a à colaboração e leva-a à sua perfeição.

Tema para breve reflexão - 2010.10.10

Virtudes – Fé 1

A fé é a colaboração do homem no exercício do poder de Deus.

(Federico Suarez, A Virgem Nossa Senhora, Éfeso, 4ª Ed. nr. 115)