15/10/2010

Mineiros no Chile

Fé e oração são a base do êxito do engenheiro católico que fez perfuração de resgate dos mineiros chilenos

Tema para breve reflexão - 2010.10.15

Virtudes – Fortaleza 1

A fortaleza nasce na cabeça e vive a partir de um centro medular de ideias e convicções inabaláveis, que criam poderosas motivações capazes de superar todos os obstáculos.

(Rafael Llano Cifuentes, Fortaleza, Quadrante, S. Paulo, 1991, pg. 11) 

Bom Dia! Outubro 15, 2010


Em tempos passados, estava muito incutido no povo cristão a chamada “desobriga”, que era a Confissão por alturas da Quaresma.
Viam-se famílias inteiras – Pais e filhos – nas filas dos confessionários aguardando a sua vez de cumprirem essa obrigação. Pode admitir-se que, algumas, talvez muitas, dessas confissões o fossem com o objectivo de cumprir um preceito, um hábito arreigado no povo de Deus e não, como seria desejável, uma Confissão desejada intimamente como uma necessidade concreta de reconciliação com Deus e pacificação do espírito e da alma.
Numa consideração diametralmente oposta, podemos constatar que muitos dos Templos modernos nem sequer têm espaços – confessionários – destinados à audição das pessoas que querem confessar-se com a privacidade e decoro que o Direito Canónico prevê e regulamenta.
É uma pena e, algo grave e sério a ter em conta mas que, não pode servir de desculpa a ninguém que queira, de facto confessar-se.

Por exagero, poder-se-ia opor que, seria necessário que o Sacerdote viesse ter comigo, a um local escolhido por mim – a minha casa, por exemplo – para que eu aceitasse confessar-me. Pensar desta forma é considerar que se faz um favor a Deus, como se o cumprimento da Sua Vontade expressa de tantos modos não fosse uma obrigação grave mas tão só uma decisão tomada adrede quando nos convém.

Talvez pareça que este tema da Confissão tenha uma extensão que não se coaduna com o tema geral do escrito, mas, de facto, é intencional. Porque se nos propomos discorrer sobre a “Melhoria Pessoal e a Vida Interior” não podemos deixar de nos deter com mais detalhe sobre algo tão fundamental para o tema como de facto é a Confissão Sacramental.

16 de 36

Textos de Reflexão para 15 de Outubro

Evangelho: Lc 12, 1-7

1 Tendo-se juntado à volta de Jesus milhares e milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Ele a dizer aos Seus discípulos: «Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.2 Nada há oculto que não venha a descobrir-se e nada há escondido que não venha a saber-se. 3 Por isso as coisas que dissestes nas trevas serão ouvidas às claras, e o que falastes ao ouvido no quarto será apregoado sobre os telhados. 4 «A vós, pois, Meus amigos, digo-vos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Eu vou mostrar-vos a quem haveis de temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, Eu vos digo, temei Este. 6 Não se vendem cinco passarinhos por dois asses?; contudo nem um só deles está em esquecimento diante de Deus .7 Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; vós valeis mais que muitos passarinhos.

Comentário:
                                                                                       
Nos últimos anos o mundo tem ouvido muitas vezes este grito: Não tenhais medo!
De facto, as preocupações da vida corrente, cada vez mais competitiva e “selvagem”, a sanha dos inimigos de Deus procurando destruir a Sua Igreja, minando a sociedade humana no seu mais profundo alicerce que é a família, os crimes horrendos que se cometem contra a dignidade do ser humano desde a concepção, tudo isto que é grave, sério, aterrador, causa-nos medo.
Mas, Jesus, e nisto é secundado pelos Seus vigários na terra, particularmente João Paulo II, vem dizer que não devemos ter medo de nada a não ser do Demónio e das consequências de deixar-mos que nos subjugue. Seguir Cristo afasta qualquer medo, confiar em Cristo é ter a tranquilidade de que Deus, que é Pai, nos protege e cuida de nós. 

(ama, comentário sobre Lc 12, 1-7, 2010.08.11)

Tema: Virtudes – Paciência 6

Esperemos com paciência que iremos melhorar e, em lugar de nos inquietarmos por ter feito pouca coisa no passado, procuremos com diligência fazer mais no futuro. 

(J. Tissot, El arte de aprovechar nuestras faltas, Palabra, 11 ed. Madrid 1986, pg. 14, trad ama)

Doutrina: CCIC – 430:  Porque é que o Magistério da Igreja intervém no campo moral?
                  CIC – 2032-2040; 2049-2051

Porque é missão do Magistério da Igreja pregar a fé que deve ser acreditada e aplicada na vida prática. Essa missão estende-se também aos preceitos específicos da lei natural, porque a sua observância é necessária para a salvação.

Festa: Santa Teresa de Jesus

                                                                                                                               
Nota Histórica
Nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da sua Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582. (snl)