27/10/2010

COMUNIDADE MODELO 6

http://queeaverdade.blogspot.com/2010/10/comunidade-modelo-6.html

OS FALSOS DEUSES



Na primeira sessão do Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente, a 11 de Outubro, o Santo Padre referiu-se ao vasto drama religioso da História, que consiste na sucessiva e incessante queda dos «falsos deuses», isto é, das potências terrenas que vão surgindo e caindo em luta com o verdadeiro Deus; falsos deuses que identificou hoje com os capitais anónimos, as ideologias terroristas, a droga e a vida (des)orientada pela mera opinião pública.

São deuses transitórios certamente, mas que envenenam o mundo enquanto duram, dando lugar a outros e a outros, sem parar, com o que se há-de contar até ao fim dos séculos. As ideologias materialistas e ateias que cobriram o mundo de sangue, e a cuja queda já assistimos, são o mais recente exemplo desta realidade. Aliás, como Chesterton afirmava em 1927 a propósito do comunismo, instalado dez anos antes na Rússia, não há maior certeza do fracasso de uma utopia do que pondo-a em prática. Para ele, o grande perigo seguinte seria o da sobreprodução e do consumismo, que deixaria o homem cego e surdo para os valores maiores da vida. E assim aconteceu.

Mas eis que a sobreprodução cambaleia e cai estrepitosamente diante dos nossos olhos. Porque preferimos as coisas ao homem, aos homens, à vida humana. A pirâmide populacional engrossou, desequilibrou-se, e a economia perdeu todo o seu élan.

De facto, os nossos modelos económicos baseiam-se no crescimento de população, na previsão de desenvolvimento geracional e crescentes necessidades humanas; e eis que se fecham as escolas e se multiplicam os asilos… O presente é desastroso quando se perde o futuro. Sentimo-lo agora na pele. O próprio deus do capital vai perdendo força, pois não tem onde aplicar-se. «Vagueia por lugares áridos», como diz Cristo do demónio, «em busca de repouso, e não o encontra»... Correrá para os outros deuses, do terrorismo, da droga, da exploração mediática? O provável é que se deixe arrastar, mais do que governar o mundo.

O Santo Padre não queria ser pessimista; queria avisar-nos simplesmente de que esta fuga de Deus é perene; e de que o cristão sabe por onde deve caminhar, sem sustos nem desfalecimento.

Pe. Hugo de Azevedo

Fonte: Capelania da AESE

O MATRIMÓNIO, CAMINHO PARA O CÉU



Jennifer e John Kehoe vivem em Kildare (Irlanda) e têm cinco filhos. Explicam neste vídeo que rezar com os livros de São Josemaria os ajuda a viver com alegria a vida em família e a apoiarem-se mutuamente para chegarem juntos ao Céu
CLICAR NESTE ENDEREÇO

LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Fonte: opusdei.pt

Textos de Reflexão para 27 de Outubro

Evangelho: Lc 13, 22-30

22 Ia pelas cidades e aldeias ensinando, e caminhando para Jerusalém. 23 Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu-lhes: 24 «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão. 25 Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, vós, estando fora, começareis a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos. Ele vos responderá: Não sei donde sois. 26 Então começareis a dizer: Comemos e bebemos em tua presença, tu ensinaste nas nossas praças. 27 Ele vos dirá: Não sei donde sois; “afastai-vos de mim vós todos os que praticais a iniquidade”. 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob, e todos os profetas no reino de Deus, e vós serdes expulsos para fora. 29 Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e se sentarão à mesa do reino de Deus. 30 Então haverá últimos que serão os primeiros, e primeiros que serão os últimos».
Comentário:

O que significa esta «porta estreita»? Porque muitos não conseguirão entrar por ela? Trata-se talvez de uma passagem reservada só a alguns eleitos? De facto, este modo de raciocinar dos interlocutores de Jesus, olhando bem, é sempre actual: a tentação de interpretar a prática religiosa como fonte de privilégios ou de seguranças está sempre presente. Na realidade, a mensagem de Cristo vai exactamente na direcção oposta: todos podem entrar na vida, mas para todos a porta é «estreita». Não há privilégios. A passagem à vida eterna está aberta a todos, mas é «estreita» porque é exigente, requer empenho, abnegação, mortificação do próprio egoísmo. 

(Bento XVI, Angelus, Castel Gandolfo, 2007.08.26)

Tema: Amigos 1
Bem disse do seu amigo o que lhe chamou a “metade da sua alma”. 

(S. Tomás de aquino, Suma Teológica, 2-2, q. 28, a. 1.)

Doutrina: CCIC – 441: É possível observar o Decálogo?
                   CIC –  2074, 2082

Sim, porque Cristo, sem o qual nada podemos fazer, nos torna capazes de observá-lo, com o dom do seu Espírito e da sua graça.

Festa: São Gonçalo de Lagos


Nota Histórica
Nasceu em Lagos (Portugal), no ano 1360; partiu para Lisboa, ainda jovem, com o intuito de ingressar num instituto religioso e tomou o hábito na Ordem dos Eremitas de S. Agostinho. Renunciou, por humildade, a doutorar se em Teologia. Foi prior em vários conventos da sua Ordem. Morreu em Torres Vedras no dia 15 de Outubro de 1422. (snl)

Tema para breve reflexão - 2010.10.27

Tolerância – Intolerância

A Igreja é intolerante nos principios porque crê; mas é tolerante na prática porque ama.
Os inimigos da Igreja são tolerantes nos princípios porque não creem; mas são intolerantes na prática porque não amam.

(r. garrigou-lagrange, trad ama)

Bom Dia! Outubro 27, 2010


Quantas vezes, ao longo do dia, nas situações mais correntes, nos detemos nem que sejam uns escassos segundos a interiorizar estas realidades?
E, não é nada de mais se considerarmos que Ele nos vê e nos ouve sempre, sempre!

E, a Vida Interior é, finalmente, isso mesmo: essa disposição da alma para considerar a presença de Deus na nossa vida e, tomando consciência disto, fazer tudo para Lhe agradar como forma de retribuir tão grande bem.
Educar a consciência, formar o carácter, esclarecer a mente, ter claras e bem definidas as balizas dentro das quais decorre a nossa vida com essa tendência e desejo de a concretizar:
Tudo, absolutamente, para Ti, meu Senhor e meu Deus, que tudo, absolutamente em Ti comece e acabe sempre!

27 de 36