21/11/2010

Bento XVI e o preservativo

Papa admite uso do preservativo em casos pontuais, mas não como solução moral

Vaticano adianta excertos de novo livro-entrevista a Bento XVI, em que este aborda, entre outros, o tema da sexualidade

Bento XVI admitiu o uso do preservativo nalguns casos específicos, mas voltou a defender que este não é o “caminho”, mesmo quando se trata da erradicação da SIDA.
A declaração papal é publicada na edição dominical do jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", o qual avança com excertos de um livro-entrevista a Bento XVI, a ser apresentado no dia 23 de Novembro.
Falando com o jornalista alemão Peter Seewald, Bento XVI diz a respeito da polémica questão que “pode haver casos isolados justificados, como quando uma prostituta utiliza um preservativo”.
“Isto pode ser o primeiro passo para uma moralização, um primeiro acto de responsabilidade para desenvolver a tomada de consciência de que nem tudo é permitido e que não podemos fazer tudo o que queremos”, assinala.
Para o Papa, contudo, “esta não é a maneira correcta e verdadeira de vencer a infecção do HIV. É verdadeiramente necessária uma humanização da sexualidade".
Bento XVI afirma, na entrevista, que “concentrar-se no profilático quer dizer banalizar a sexualidade e esta banalização representa, precisamente, a perigosa razão pelas quais tantas e tantas pessoas não vêem na sexualidade a expressão do seu amor, mas apenas uma espécie de droga”.
“Por isso, também a luta contra a banalização da sexualidade é parte do grande esforço para que a sexualidade seja valorizada positivamente e possa exercer o seu efeito positivo sobre o ser humano na sua totalidade”, acrescenta.
O Papa aborda ainda a encíclica «Humanae vitae» de Paulo VI, que há mais de quatro décadas consagrou a oposição da Igreja Católica aos métodos artificiais de contracepção.
Para Bento XVI, as perspectivas deste documento “continuam válidas, mas outra coisa é encontrar estradas humanamente percorríveis”.
“Penso que haverá sempre minorias intimamente convencidas da justeza destas perspectivas”, precisou, admitindo o facto de haver católicos que não seguem estas indicações da Igreja.
“Exprimir tudo isto, também do ponto de vista pastoral, teológico e conceptual n contexto da sexologia actual e da investigação antropológica é uma grande tarefa, à qual é preciso dedicar-se mais e melhor”, declarou.
O livro “Luz do mundo. O Papa, a Igreja e os sinais dos tempos” resulta de uma conversa entre Bento XVI e Seewald - que já por duas vezes tinha entrevistado Joseph Ratzinger, ainda cardeal - na residência pontifícia de Castel Gandolfo, perto de Roma, entre os dias 26 e 31 de Julho.
Ao longo de 18 capítulos, o Papa aborda várias das questões mais inquietantes para a Igreja e a humanidade de hoje. A edição portuguesa, da Lucerna, deve estar disponível até final de Novembro

 Nota:
Não devemos esquecer que o virus da SIDA é centenas de vezes mais pequeno
do que os poros do latex de que são feitos os preservativos : daí os malogros de tal método
na transmissão da doença ... 

(Mail de Álvaro Santos, nesta data)

Bom Dia! 53



O que sucedeu nesta parábola acontece, de facto, com qualquer ser humano. Todos recebemos uns bens, uns predicados, umas oportunidades, de forma diferenciada, naturalmente, mas de acordo com as capacidades de cada um. 

E, o que acontece é que temos, um dia que talvez não venha muito distante, de prestar contas detalhadas do que fizemos com tudo isso.

Tomamos esses bens como pertença própria e exclusiva para fazer deles o que bem entender-mos ou, pelo contrário, consideramo-nos apenas fiéis depositários, do pouco ou muito que nos foi confiado?

Temos em atenção que somos como que simples “banqueiros” a quem as pessoas entregam os seus bens confiando que os iremos gerir de forma adequada, competente e séria e mantermo-nos disponíveis para os devolver ao seu proprietário com as “mais-valias” conseguidas tal como legitimamente se espera?
Consideramos apenas que o que nos interessa, é devolver o que foi previamente combinado e que, tudo o mais que eventualmente conseguirmos é pertença nossa?

No primeiro caso é evidente que conquistaremos a confiança dos outros e ser-nos-ão entregues muitos mais bens para que os administremos.

No segundo não fazemos mais que aproveitarmo-nos da confiança em nós depositada para alcançar uns frutos que não temos porque lutar. Sim, porque, se cobramos pela administração dos bens alheios um valor combinado, tudo o resto que sobrar, não nos pertence.

Isto tem a ver com o desprendimento?

Claro que tem!

53


Para ver desde o início, clicar aqui: http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

Cristo Rei

21 DE NOVEMBRO DE 2010

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Glória a Ti, Jesus Cristo, Rei do Universo,
Tu és o meu Senhor e o meu Deus.
Tu és o princípio e o fim de todas as coisas.
Em Ti tudo é bom, tudo é perfeito.
Em Ti o perdão é constante,
e o amor infinitamente eterno.
Em Ti a misericórdia é Nome,
e a fidelidade permanente.
Em Ti não há temor,
porque a dor,
é vencida pelo amor.
Em Ti existo,
sem Ti,
nada sou.
Em Ti confio,
em Ti espero,
em Ti caminho,
e vivo,
em Ti repouso,
e descanso.
Tu és a rocha da minha salvação,
o sopro que me dá vida,
o alento que me enche,
a força que me move.
Em Ti sou coração!
Sem Ti sou apenas,
um monte de carne e de ossos,
à espera de um fim sem ocaso.
Em Ti sou uma vida,
à espera de uma passagem,
para Ti, vida eterna.


Glória a Ti, Jesus Cristo, Rei do Universo,
Tu és o meu Senhor e o meu Deus.
Prostro-me a teus pés,
de mãos postas a rezar,
dá-me da água viva,
que só Tu,
Senhor,
sabes dar.




Marinha Grande, 21 de Novembro de 2010
rezado por joaquim às 00:58

Textos de Reflexão para 21 de Novembro

Domingo 21 Nov
                                                                                                             
Evangelho: Lc 23, 35-43  Domingo de CRISTO REI ir

35 O povo estava a observar. Os príncipes dos sacerdotes com o povo O escarneciam, dizendo: «Salvou os outros, salve-Se a Si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus». 36 Também O insultavam os soldados que, aproximando-se d'Ele e oferecendo-Lhe vinagre, 37 diziam: «Se és o rei dos Judeus, salva-Te a Ti mesmo!». 38 Estava também por cima da Sua cabeça uma inscrição: «Este é o Rei dos Judeus». 39 Um daqueles ladrões que estavam suspensos da cruz, blasfemava contra Ele, dizendo: «Se és o Cristo, salva-Te a Ti mesmo e a nós». 40 O outro, porém, tomando a palavra, repreendia-o, dizendo: «Nem tu temes a Deus, estando no mesmo suplício? 41 Quanto a nós fez-se justiça, porque recebemos o castigo que mereciam as nossas acções, mas Este não fez nenhum mal». 42 E dizia a Jesus: «Senhor, lembra-Te de mim, quando entrares no Teu reino». 43 Jesus disse-lhe: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso».
Comentário:

Na última hora, quase no derradeiro momento Jesus escuta o arrependido, concede o perdão e o prémio da vida eterna. Este episódio que São Lucas relata, levou alguém a considerar na XII Estação da Via-Sacra:
“Assim Jesus premeia o arrependido de última hora. Até ao último momento esperas por nós, pelo nosso arrependimento para nos dares o prémio da salvação eterna. Pudesse eu, Senhor, ter sido crucificado contigo e ser eu o destinatário das Tuas palavras.
Arrependo-me dos meus pecados passados e faço o firme propósito de não voltar a pecar, para que, em qualquer momento que possas chamar-me, mereça encontrar-me contigo no Paraíso.” 

(ama, meditação sobre Lc 23, 35-46, 2010.10.25)

Tema: Novíssimos – Paraíso 5
Essa adoração contínua de Deus é o supremo gozo, a felicidade mais completa que se possa imaginar. A alma encontra finalmente o fim para o qual foi criada por Deus. 

(ama, comentário sobre Paraíso 5, 2010.10.20)

Doutrina: CCIC – 566:  Quais os lugares favoráveis à oração?
                   CIC 2691; 2696

Em toda a parte se pode rezar, mas a escolha de um lugar apropriado não é indiferente para a oração. A igreja é o lugar próprio da oração litúrgica e da adoração eucarística. Também outros lugares ajudam a rezar, como um «recanto de oração» em casa; um mosteiro; um santuário.

Festa: Apresentação da Santíssima Virgem

                                                                                                                             
Nota Histórica 
Neste dia da dedicação (ano 543) da igreja de Santa Maria a Nova, construída perto do templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos da Igreja Oriental, a «dedicação» que Maria fez de Si mesma a Deus, já desde a infância, movida pelo Espírito Santo que a encheu de graça desde a sua Imaculada Conceição.                                                                                                


Tema para breve reflexão - 2010.11.21

Tristeza 6

A má tristeza perturba a alma, lança-a na inquietação, dá origem a receios desregrados, faz perder o gosto da oração, entorpece e acabrunha o cérebro, priva a alma de conselho, de resolução, de juízo e de coragem e abala as forças.

(S. Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Cap. XII)