02/01/2011

Boa Tarde! 35

Vi que não ficaste contente com o reparo que te fiz!
Mas… devias, porque deverias pensar, pelo menos, em duas coisas:
A primeira é que o fiz porque desejo o teu  bem; a segunda porque há muitos  - muitíssimos – que não têm como tu tens, alguém que os ajude a corrigir o percurso.

35

 (ama, 2011.01.02)

Detecção de pedófilos

Observando


Investigadores britânicos criaram uma aplicação para telemóveis que, segundo eles, pode identificar adultos que fingem ser crianças em chats online.

A aplicação, chamada Child Defense, ou Defesa da Criança em português, analisa a linguagem usada pelos utilizadores de chats ou sites de relacionamento em telemóveis e gera um perfil da idade da pessoa, o que ajuda a identificar potenciais pedófilos.
A aplicação ainda está em testes, mas os primeiros utilizadores já o aprovaram. A ferramenta, segundo as crianças e adolescentes, percebe quais são os adultos que usam abreviações exageradas, para tentar chegar às crianças.
A aplicação funciona com as crianças a copiar e colar e as suas conversas em inglês online na janela da ferramenta, que analisa os padrões de linguagem: cada vírgula, cada ponto final do texto em inglês é examinada para identificar os possíveis pedófilos.
A aplicação será disponibilizada na próxima semana. 

Fonte: DD, 2011.01.24

Textos de Reflexão para 02 de Janeiro

Domingo 02 de Janeiro

Evangelho: Mt 2, 1-12

1 Tendo nascido Jesus em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que uns Magos vieram do Oriente a Jerusalém, 2 dizendo: «Onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? Porque nós vimos a Sua estrela no Oriente e viemos adorá-l'O». 3 Ao ouvir isto, o rei Herodes turbou-se, e toda a Jerusalém com ele. 4 E, convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Messias. 5 Eles disseram-lhe: «Em Belém de Judá, porque assim foi escrito pelo profeta: 7 “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que apascentará Israel, Meu povo”». 6 Então Herodes, tendo chamado secretamente os Magos, inquiriu deles cuidadosamente acerca do tempo em que lhes tinha aparecido a estrela; 8 depois, enviando-os a Belém, disse: «Ide, informai-vos bem acerca do Menino, e, quando O encontrardes, comunicai-mo, a fim de que também eu O vá adorar». 9 Tendo ouvido as palavras do rei, eles partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando sobre o lugar onde estava o Menino, parou. 10 Vendo novamente a estrela, ficaram possuídos de grandíssima alegria. 11 Entraram na casa, viram o Menino com Maria, Sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram; e, abrindo os seus tesouros ofereceram-Lhe presentes de ouro, incenso e mirra. 12 Em seguida, avisados em sonhos por Deus para não tornarem a Herodes, voltaram para a sua terra por outro caminho.

Nota:
Durante o Tempo do Natal não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar” em comentários.

Tema: Desejo de ser feliz

O desejo mais profundo de uma pessoa é ser feliz. Não só por um momento, mas feliz para sempre. Outra coisa não seria normal! Mas há quem desista desse sonho por lhe parecer uma paixão inútil e impossível, confundindo felicidade com bem-estar ou prazer. Ser feliz é ser fecundo. É esse o significado da palavra. E uma árvore só é fecunda quando é podada. Não se é feliz sem podar o egoísmo. (Vasco P. Magalhães, sj Não há soluções, há caminhos.)

Doutrina: «RERUM NOVARUM»

Uso comum dos bens criados e propriedade particular deles
Uma consideração mais profunda da natureza humana vai fazer sobressair melhor ainda esta verdade. O homem abrange pela sua inteligência uma infinidade de objectos, e às coisas presentes acrescenta e prende as coisas futuras; além disso, é senhor das suas acções; também sob a direcção da lei eterna e sob o governo universal da Providência divina, ele é, de algum modo, para si a sua lei e a sua providência. É por isso que tem o direito de escolher as coisas que julgar mais aptas, não só para prover ao presente, mas ainda ao futuro. De onde se segue que deve ter sob o seu domínio não só os produtos da terra, mas ainda a própria terra, que, pela sua fecundidade, ele vê estar destinada a ser a sua fornecedora no futuro.

Festa: Epifania do Senhor

                                                                                                                             
A Epifania do Senhor  (do grego: πιφάνεια, : "a aparição; um fenómeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que se celebrava no dia 6 de Janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a     partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.
A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, se dá a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente  (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.
No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem