05/01/2011

Presidente do Chile contra o aborto

MAIS ALTO


O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, urge os seus ministros a manterem-se firmes na sua defensa dos valores pro-vida enquanto o congresso da nação enfrenta duas novas propostas de lei para descriminalização da matança de crianças por nascer.

O Governo do Chile produziu na televisão anúncios pro-vida mostrando mães grávidas dizendo, “O meu filho ouve e experimenta o mundo tal como eu. Eu e ele, estamos ligados”

Diálogos apostólicos 38




Vá... sê generoso!

Podes ir mais longe, digo-te eu que te conheço bem.

Não te contentes com cumprir os "mínimos", atreve-te a fazer os "máximos".



 (ama, 2011.01.05)

OBSERVATÓRIO

OBSERVANDO


Vêm a caminho três homens do Oriente. Já percorreram distâncias tão grandes que o que falta, segundo lhes disse Herodes, de Jerusalém a Belém, lhes parece coisa sem importância. Durante o que resta do dia, farão essa pequena viajem sem necessidade de perguntar o caminho porque a estrela brilha de novo à sua frente.

Porque teria desaparecido a estrela?

Parece evidente: em Jerusalém não podia ser vista pois os Doutores da Lei e os Escribas logo interpretariam a sua aparição e o comunicariam a Herodes.

Se estes chefes do povo fossem pessoas de são critério logo toda a gente ficaria a saber que o Messias há muito esperado, tinha acabado de nascer em Belém e, toda a história da salvação da humanidade teria sido outra.

Como então, hoje, Jesus tem de Se esconder, não só dos que querem fazer-lhe mal - e são muitos - mas também dos que não querem o Seu nascimento ou lhe são indiferentes.

Toda a contenção e cuidado são poucos!
Herodes continua vivo naqueles que, diariamente, trucidam milhares de seres inocentes cujo único desejo é nascerem para a vida a que têm direito.

ama, 2011.01.05 

Textos de Reflexão para 05 de Janeiro

Quarta-Feira 05 de Janeiro

Evangelho: Mc 6, 45-52

45 Imediatamente Jesus obrigou Seus discípulos a embarcar, para chegarem primeiro que Ele à outra margem do lago, a Betsaida, enquanto Ele despedia o povo. 46 Depois de os ter despedido, retirou-Se para um monte a fazer oração.47 Chegada a noite, encontrava-se a barca no meio do mar, e Ele só em terra. 48 Vendo-os cansados de remar, porque o vento lhes era contrário, cerca da quarta vigília da noite, foi ter com eles andando sobre o mar; e fez menção de lhes passar adiante. 49 Quando eles O viram caminhar sobre o mar, julgaram que era um fantasma e gritaram;  50 porque todos O viram e se assustaram. Mas logo Ele lhes falou e disse: «Tende confiança, sou Eu, não temais». 51 Subiu em seguida para  junto deles na barca, e o vento cessou. Ficaram extremamente estupefactos, 52 pois não se tinham dado conta do que se tinha passado com os pães; a sua inteligência estava obscurecida.

Nota:
Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar” em comentários.

Tema: Segredo da fortaleza

O segredo da nossa fortaleza reside na desconfiança de nós mesmos e na confiança absoluta em Deus. (Adolphe Tanqueray, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, LAI, 1961, nr. 1095)

Doutrina: «RERUM NOVARUM»

De tudo isto resulta, mais uma vez, que a propriedade particular é plenamente conforme à natureza. A terra, sem dúvida, fornece ao homem com abundância as coisas necessárias para a conservação da sua vida e ainda para o seu aperfeiçoamento, mas não poderia fornecê-las sem a cultura e sem os cuidados do homem. Ora, que faz o homem, consumindo os recursos do seu espírito e as forças do seu corpo em procurar esses bens da natureza? Aplica, para assim dizer, a si mesmo a porção da natureza corpórea que cultiva e deixa nela como que um certo cunho da sua pessoa, a ponto que, com toda a justiça, esse bem será possuído de futuro como seu, e não será lícito a ninguém violar o seu direito de qualquer forma que seja.