11/02/2011

Breve História da Humanidade 10

Observando
Continuação

Um ou dois dos mais mórbidos imaginaram que ela pudesse ser o mal ou um inimigo; apenas um ou dois dos mais degradados da outra classe adoraram demónios em vez de deuses. Mas na maioria esses teóricos eram teístas: e eles não só viram um plano moral na natureza, mas em geral também estabeleceram um plano moral para a humanidade. Eram na maioria homens bons que realizaram um bom trabalho, e foram lembrados e reverenciados de várias maneiras. Eram escribas: e suas escrituras se tornaram mais ou menos escrituras sagradas. Eram legisladores: e sua tradição tornou-se não apenas legal mas também cerimonial.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Dia Mundial do Doente - Um abanão na nossa fé

Duc in altum

Por vezes a nossa fé é abanada; sacudida, posta à prova.
Sobretudo em alturas de dor e sofrimento; mas é mesmo assim.
São as tragédias, as desgraças, as mágoas, que põem em causa a nossa fé, as nossas certezas, o nosso amor a Deus, e sobretudo, o amor de Deus por nós.
Questionamos. Duvidamos.
Facilmente somos arrastados pela pergunta “porquê a mim?”. Facilmente somos puxados pelo sentimento de injustiça, e não conseguimos ver para além disso. Perdemos a esperança, a força, a certeza profunda que Deus nos ama e que tudo faz sentido. Teremos então tanta fé como pensávamos? Talvez não… Provavelmente só um pequeno sentimento religioso, uma convicção superficial.
Nunca podemos duvidar do amor de Deus por nós. Mesmo quando parece que Ele nos abandonou. Deus nunca nos abandona, sobretudo nesses momentos. Temos que entregar. Temos que pôr a nossa vida nas Suas mãos. E confiar. Deus faz sempre o melhor para nós. Mesmo que não seja o que nós queremos.
Esta certeza profunda e serena de ser amado é a fé. Verdadeiramente a fé. E só a fé faz milagres.

Leonor Mexia
11 de Fevereiro de 2011

Diálogos apostólicos


Diálogos


Tomaste uma decisão importante:

Resolveste assistir à Santa Missa duas vezes por semana.

Sim...mas...em que dias?

Concretiza! 

Compromete-te!


Se deixas "em aberto" acabarás por não "ter tempo".


(ama, 2011.02.11)

Domine Jesu

Domine Jesu:







Domine Jesu Christe! Rex gloriae! Libera animas omnium fidelium defunctorum
de poenis inferni et de profundo lacu!
Libera eas de ore leonis, ne absorbeat eas Tartarus, ne cadant in obscurum:
sed signifer sanctus Michael repraesentet eas in lucem sanctam, quam olim
Abrahae promisisti, et semini ejus.

Evangelho e comentário do dia

Tempo comum - V Semana


Evangelho: Mc 7, 31-37 

31 Jesus, deixando o território de Tiro, foi novamente por Sidónia para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. 32 Trouxeram-Lhe um surdo-mudo, e pediam-Lhe que lhe impusesse as mãos.33 Então, Jesus, tomando-o à parte de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe com saliva a língua. 34 Depois, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «abre-te». 35 Imediatamente se lhe abriram os ouvidos, se lhe soltou a prisão da língua e falava claramente. 36 Ordenou-lhes que a ninguém o dissessem. Porém, quanto mais lho proibia mais o divulgavam. 37 E admiravam-se sobremaneira, dizendo: «Tudo fez bem! Faz ouvir os surdos e falar os mudos!».

Comentário: por P. Raniero Cantalamessa, (pregador da casa Pontifícia.)

Inseminação artificial

Duc in altum



No animal, pode o homem substituir processos naturais, por processos artificiais da sua invenção. 


Por exemplo, na criação de gado, a inseminação artificial é lícita. 


Mas é ilícita na procriação humana e por isso formalmente condenada pela Igreja.








(pio XII, Discurso ao Congresso Mundial da Fertilidade e da Esterilidade. 1954.09.30)

Progredir 1


Tema para breve reflexão


Não nos detenhamos naquilo a que tivermos chegado; pelo contrário, isso há-de servir-nos para andar mais.
Vedes que somos caminhantes e dizeis: o que é andar? Dir-to-ei muito brevemente: andar é progredir (…)
Examina-te e não te contentes nunca com o que és, se queres chegar ao que todavia não és. Porque ali onde te consideras satisfeito, ali paras-te. Se disseres: “Já basta!”, pereceste. Cresce sempre. Progride sempre. Avança sempre.
                                                                                                                                                    


(Stº. Agostinho, Sermão 169, 16)

Socialistas Católicos pedem novo referendo


Observando

Depois da Federação Portuguesa pela Vida entregar no Parlamento a petição para a revisão da lei sobre o aborto, o Movimento dos Socialistas Católicos defende a realização de um novo referendo. No próximo fim-de-semana, o movimento vai levar a cabo uma iniciativa para defender a realização de uma nova consulta popular.
Em declarações à Renascença, o líder dos Socialistas Católicos lembra
que, quatro anos após o referendo, o número de interrupções voluntárias da gravidez continua a aumentar. Cláudio Anaia critica a “injustiça social” dos gastos com o aborto, numa altura em que se corta nos abonos de família, e alerta para a crise demográfica em Portugal.
De acordo com a Federação Portuguesa pela Vida, desde a entrada em vigor da nova lei, o Estado gastou mais de 100 milhões de euros. Cláudio Anaia defende que esse dinheiro pode ser investido no apoio a associações sociais e que “querem ajudar as mulheres grávidas que querem ter os seus filhos”


Pagina 1
2011.02.10

NOTA de ama:

Seguramente por deficiência minha, não consigo entender o que significa “Socialistas Católicos”. São diferentes ou “especiais”? Em quê?
E os católicos do “Benfica” ou do “Paços de Ferreira”, também são diferentes?
É que, “CATÓLICO”, significa exactamente o seguinte:
Católico quer dizer “universal”. A origem desta palavra vem do latim catholicus. A sua origem no grego Kathólicos, onde kata significa sobre e holos, significa todo, completo, inteiro.
Dessa forma, kathólicos, significa literalmente sobre o todo, através de todo, ou universal.
A palavra “católico” era bastante utilizada pelos gregos, antes mesmo do cristianismo. Por exemplo, o filósofo grego Aristóteles empregava a palavra para se referir a algo que era universal, para todos.

Doutrina

«RERUM NOVARUM»

Benefício das corporações

29. Em último lugar, diremos que os próprios patrões e operários podem singularmente auxiliar a solução, por meio de todas as obras capazes de aliviar eficazmente a indigência e de operar uma aproximação entre as duas classes. Pertencem a este número as associações de socorros mútuos; as diversas instituições, devidas à iniciativa particular, que têm por fim socorrer os operários, bem como as suas viúvas e órfãos, em caso de morte, de acidentes ou de enfermidades; os patronatos que exercem uma protecção benéfica para com as crianças dos dois sexos, os adolescentes e os homens feitos. Mas o primeiro lugar pertence às corporações operárias, que abrangem quase todas as outras. Os nossos antepassados experimentaram por muito tempo a benéfica influência destas associações. Ao mesmo tempo que os artistas encontravam nelas inapreciáveis vantagens, as artes receberam delas novo brilho e nova vida, como o proclama grande quantidade de monumentos. Sendo hoje mais cultas as gerações, mais polidos os costumes, mais numerosas as exigências da vida quotidiana, é fora de dúvida que se não podia deixar de adaptar as associações a estas novas condições. Assim, com prazer vemos Nós irem-se formando por toda a parte sociedades deste género, quer compostas só de operários, quer mistas, reunindo ao mesmo tempo operários e patrões: é para desejar que aumentem a sua acção. Conquanto nos tenhamos ocupado delas mais duma vez ([i]), queremos expor aqui a sua oportunidade e o seu direito de existência e indicar como devem organizar-se é qual deve ser o seu programa de acção.

2011.02.11


[i] Veja-se a Encíclica Libertas.