20/02/2011

Breve História da Humanidade 19

Observando
Continuação

Testemunham algo que é uma verdade necessária e nobre, mas nunca foi uma verdade nova. O seu credo não é uma cor nova: é o tom neutro e normal do pano de fundo da vida multicolorida dos homens. Ao contrário dos magos, Maomé não descobriu uma nova estrela; teve através da sua janela particular um vislumbre do grande campo cinzento da antiga luz da estrela. Da mesma forma, quando dizemos que determinado país conta com tantos confucionistas ou budistas, queremos dizer que ele conta com determinado número de pagãos cujos profetas lhes deram uma versão diferente e bastante vaga do poder invisível, tornando-o não apenas invisível, mas também quase impessoal.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Diálogos apostólicos

Diálogos




Agradeço a tua confiança mas neste assunto, não devo ajudar-te.

Desejas um tipo de mortificação que é assunto para tratares com o Director Espiritual.











AMA, 2011.02.20

Sexo frequente pela luta contra extinção da espécie

Tartaruga

Curioso como nos animais irracionais o sexo frequente existe para lutar contra a extinção da espécie, enquanto nos animais, ditos racionais, o sexo frequente, sem sentido e sem regras, leva ao aborto, ou seja, à extinção da espécie!


JMA



Solidão

Duc in altum



O fascínio deste mundo não satisfaz o seu desejo natural de felicidade. Somente a verdadeira amizade com Deus quebrará os laços da solidão de que sofre a nossa frágil humanidade e estabelecerá uma verdadeira e duradoira comunhão com os outros.


(bento xvi, discurso aos Bispos das Filipinas, visita Ad Limine, 2011.02.19)





Para ver texto completo clicar no link abaixo
Somente a amizade com Deus vence a solidão que aflige a humanidade

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - VII Semana


EvangelhoMt 5, 38-48

38 «Ouvistes que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. 39 Eu, porém, digo-vos que não resistais ao homem mau; mas, se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra; 40 e ao que quer chamar-te a juízo para te tirar a túnica, cede-lhe também a capa. 41 Se alguém te forçar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem deseja que lhe emprestes. 43 «Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. 45 Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios? 48 Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Meditação:

Mas... Dar o quê, Senhor, se, eu não tenho?

A esta pergunta sem sentido, egoísta e avara, oiço-te dizer:

''Dá do muito que te tenho dado. Dá, generosamente, sem cálculos nem mesquinhez.
Acaso não é assim que te tenho dado?''

E, torno, mas, Senhor, é verdade mas... E depois?

Voltas, pacientemente, a responder:

"Não há, para ti, 'depois'. Para ti só existe o agora. O 'depois' é Meu, só a Mim pertence.
Portanto sê bom agora, que é o que se te pede, o resto, o amanhã, o depois é comigo.
Ou será que não confias em Mim?!"

E, eu, contrito, envergonhado, não digo mais nada.

(ama, meditação sobre Mt 5, 38-48, Carvide, 2010.06.14) 

Comunhão dos santos


Tema para breve reflexão



Ainda que os santos não estejam em estado de merecer, podem pedir em virtude dos méritos que alcançaram em vida, os quais põem diante da misericórdia divina. Pedem também apresentando as nossas súplicas, reforçadas pelas deles, e oferecendo de novo a Deus as boas obras que fizeram na terra. 





(S. Tomás Aquino, Suma Teológica, Supl., q. 72, a. 3.)


2011.02.20

Pensamentos inspirados

À procura de Deus





Não deixes passar o tempo para te encontrares com Cristo.


É que deixando passar o tempo, pode um dia faltar-te o tempo!

jma, 2011.02.20

Doutrina

«RERUM NOVARUM»

Convite para os operários católicos se associarem

34. É necessário ainda prover de modo especial a que em nenhum tempo falte trabalho ao operário; e que haja um fundo de reserva destinado a fazer face, não somente aos acidentes súbitos e fortuitos inseparáveis do trabalho industrial, mas ainda à doença, à velhice e aos reveses da fortuna.
Estas leis, contanto que sejam aceites de boa vontade, bastam para assegurar aos fracos a subsistência e um certo bem-estar; mas as corporações católicas são chamadas ainda a prestar os seus bons serviços à prosperidade geral.
Pelo passado podemos sem temeridade julgar o futuro. Uma época cede o lugar a outra; mas o curso das coisas apresenta maravilhosas semelhanças, preparadas por essa Providência que tudo dirige e faz convergir para o fim que Deus se propôs ao criar a humanidade. Sabemos que nas primeiras idades da Igreja lhe imputavam como crime a indigência dos seus membros, condenados a viver de esmolas ou do trabalho: Mas, despidos como estavam de riquezas e de poder, souberam conciliar o favor dos ricos e a protecção dos poderosos. Viam-nos diligentes, laboriosos, modelos de justiça e principalmente de caridade. Com o espectáculo duma vida tão perfeita e de costumes tão puros, todos os preconceitos se dissiparam, o sarcasmo caiu e as ficções duma superstição inveterada desvaneceram-se pouco a pouco ante a verdade cristã.

2011.02.20