24/02/2011

Breve História da Humanidade 23

Observando
Continuação

Quero dizer que algo tão único quando visto de fora deveria mesmo parecer universal quando visto de dentro. Não minimizei a dimensão do milagre, como alguns dos teólogos mais moderados julgam oportuno fazer. Em vez disso eu debrucei-me deliberadamente naquela incrível interrupção, que foi como um golpe que partiu a própria espinha dorsal da história. Tenho muita simpatia pelos monoteístas, pelos muçulmanos, ou os judeus, para quem isso parece uma blasfémia: uma blasfémia que poderia sacudir o mundo. Mas ela não sacudiu o mundo: ela consolidou-o. Quanto mais o consideramos esse facto, tanto mais parecerá sólido e estranho.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Diálogos apostólicos

Diálogos




Aqui vai a primeira:

Levanta-te da cama logo que o "despertador" tocar.

Achas que é fácil?

Então porque lhe chamam o "minuto heróico"?




AMA, 2011.02.24

Intervenção dos cristãos na sociedade

Duc in altum

A liberdade pessoal é essencial para a vida cristã. Mas não vos esqueçais, meus filhos, de que falo sempre de uma liberdade responsável.

Interpretai, portanto, as minhas palavras como o que são: um chamamento a exercerdes – diariamente!, não apenas em situações de emergência – os vossos direitos; e a cumprirdes nobremente as vossas obrigações como cidadãos – na vida política, na vida económica, na vida universitária, na vida profissional –, assumindo com coragem todas as consequências das vossas decisões, arcando com a independência pessoal que vos corresponde. E essa mentalidade laical cristã permitir-vos-á fugir de toda a intolerância, de todo o fanatismo. Di-lo-ei de um modo positivo: far-vos-á conviver em paz com todos os vossos concidadãos e fomentar também a convivência nos diversos sectores da vida social.



(S. Josemaria Escrivá, Temas Actuais do Cristianismo, n. 117)

Confutatis maledictis

Confuntatis maledectis:






Confutatis maledictis, flammis acribus addictis, voca me cum benedictis.
Oro supplex et acclinis, cor contritum quasi cinis, gere curam mei finis.

Intolerância religiosa

Observando
Os 27 Ministros de Assuntos Exteriores dos países membros da União Europeia, pediram neste fim-de-semana em Bruxelas que medidas concretas sejam adoptadas para promover a liberdade religiosa dos cristãos perseguidos, especialmente no Oriente Médio.
Os ministros solicitaram à alta representante de Política externa da UE, Catherine Ashton, que apresente "propostas concretas" com esse fim.
Por isso expressaram a sua "sua profunda preocupação pelo aumento de actos de intolerância e discriminação religiosa contra cristãos e seus lugares de 
oração, peregrinos muçulmanos e outras comunidades religiosas" e expressam seu firme condenação contra esses actos.
O texto emitido logo depois da reunião refere-se especificamente aos cristãos, tema que tinha sido motivo de polémica na reunião anterior de 31 de Janeiro na qual não foi possível chegar a um acordo e na que, devido à correcção política, evitou-se mencionar os que acreditam em Cristo para não "ofender" outros grupos.
O documento, assinala o jornal espanhol La Razón, indica também que "a UE se empenhará ainda mais em todos os foros multinacionais, especialmente na ONU, para unificar apoios em todas as regiões na luta contra a intolerância religiosa".

Madrid, 2011.02.22 (ACI)

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum - VII Semana


EvangelhoMc 9, 41-50

41 «Quem vos der um copo de água, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. 42 «Quem escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó que um asno faz girar, e que o lançassem ao mar. 43 Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; melhor te é entrar na vida eterna mutilado, do que, tendo as duas mãos, ir para a Geena, para o fogo inextinguível. 44 Omitido pela Neo-Vulgata. 45 Se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; melhor te é entrar na vida eterna coxo, do que, tendo os dois pés, ser lançado na Geena.46 Omitido pela Neo-Vulgata. 47 Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, lança-o fora; melhor te é entrar no reino de Deus sem um olho do que, tendo dois, ser lançado na Geena, 48 “onde o seu verme não morre e o seu fogo não se apaga”.49 Todo o homem será salgado no fogo. 50 O sal é uma coisa boa; porém, se se tornar insípido, com que haveis de lhe dar o sabor? Tende sal em vós, e tende paz uns com os outros».
Comentário:

Jesus Cristo raras vezes tem frases tão lapidares como as que se podem ler neste trecho do Evangelho a propósito do escândalo com os pequeninos.
“Pequeninos”, para Jesus são as crianças e os que são como as crianças, na sua inocência, ausência de malícia e de pecado.
O escândalo ([1]) cometido contra estes assume especial gravidade porque não sabem defender-se do mal e, não poucas vezes, são violentados na sua essência de seres humanos, filhos de Deus e dilectos do Coração de Jesus.

O escândalo é sempre grave e quanto mais inocente for o escandalizado mais grave é, porque as consequências podem ser – são quase sempre – gravíssimas.

Não se pense que se trata só da violência física, do abuso sexual e outras agressões do mesmo jaez; não!
Estes são muito graves, sem dúvida, mas existem outros de igual ou superior gravidade como, por exemplo, ensinar deliberadamente o erro a quem não tem capacidade para o distinguir da verdade.
As matérias constantes nalguns programas escolares, são, por vezes gravemente atentatórias da dignidade das crianças e do seu direito a serem respeitadas como pessoas.

A pretexto de uma “modernidade no ensino” aprovam-se leis e disposições que são o exemplo – refinado – do escândalo moral do indivíduo e da sociedade, pervertendo, deliberada e conscientemente, os princípios morais e éticos a que todos, principalmente os que detêm o poder de legislar, estamos obrigados.

(ama, comentário sobre Mc 9, 41-50, 2011.01.17)


[1] Escandalizar é fazer cair, ser causa de tropeço, de ruína espiritual de outro, com a palavra, com as obras, com as omissões. (S. Tomás de Aquino, Suma teológica, 2-2, q. 43, a. 1.)

Tema para breve reflexão - Fidelidade - 23

Tema para breve reflexão


No castelo de Deus trataremos de aceitar qualquer posto: cozinheiros ou serventes de cozinha, empregados de quarto, moços de cavalos, padeiros. Se ao Rei lhe agradar chamar-nos para o seu Conselho privado, ali iremos, mas sem nos entusiasmar-mos demasiado, sabendo que a recompensa não depende do posto, mas da fidelidade com sirvamos.

(A. Lucianni, Ilustrísimos señores p 128. Trad ama)

2011.02.24

Pensamentos inspirados

À procura de Deus



Senhor, porque me é tão fácil ver os defeitos dos meus irmãos, e tão difícil reconhecer os meus!

jma, 2011.02.24

Um olhar sobre a vida humana - Existem uniões para ter prazeres sexuais?


Doutrina






Estas uniões recebem vários nomes segundo o que se pretende realizar: concubinatos, adultérios, uniões sodomíticas (homossexuais), etc.

2011.02.23