10/04/2011

Sobre a família 17b

O direito dos pais à educação dos filhos (I)
continuação 
MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS
Esta realidade pode ser apreciada na etimologia da palavra “educação”. O termo educare significa primordialmente acção e efeito de alimentar ou nutrir a prole. Alimento que, evidentemente, não é apenas material, mas abarca também a cultura das faculdades espirituais dos filhos: intelectuais e morais, que incluem virtudes e normas de urbanidade.
Filho e pai são, respectivamente, o educando e o educador natos e qualquer outra espécie de educação só o é num sentido análogo: a educação corresponde à pessoa enquanto filho ou filha, quer dizer, enquanto está na dependência dos pais.
Por isso, o direito à educação está fundamentado na natureza humana e mergulha as suas raízes nas realidades que são semelhantes para todas as pessoas e, em última análise, fundamentam a própria sociedade; por isso, os direitos a educar e a ser educado não dependem de que estejam recolhidos ou não numa norma positiva, nem são uma concessão da sociedade ou do Estado. São directos primários, no sentido mais forte que se possa dar ao termo.

J.A. Araña e C.J. Errázuriz
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Diálogos apostólicos

Diálogos



Concordas?

Então...digo-te já:

Essa felicidade - verdadeira, concreta, permanente - existe realmente e tem um nome:

É a felicidade de todos os que têm consciência que são filhos de Deus, ou, por outras palavras:

a Filiação Divina

ama, 2011.04.10

TEXTOS DE S. JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Seguir Cristo: é este o segredo”
Ao oferecer-te aquela História de Jesus, pus como dedicatória: "Que procures a Cristo. Que encontres a Cristo. Que ames a Cristo". – São três etapas claríssimas. Tentaste, pelo menos, viver a primeira? (Caminho, 382)
Como poderemos superar estes inconvenientes? Como conseguiremos fortalecer-nos nessa decisão que começa a parecer-nos muito pesada? Inspirando-nos no modelo que nos apresenta a Virgem Santíssima, nossa Mãe: uma rota muito ampla, que passa necessariamente através de Jesus.
Neste esforço por nos identificarmos com Cristo, costumo falar de quatro degraus: procurá-lo, encontrá-lo, conhecê-lo, amá-lo. Talvez pareça que estamos na primeira etapa... Procuremo-lo com fome, procuremo-lo dentro de nós com todas as forças! Se o fizermos com este empenho, atrevo-me a garantir que já O encontrámos e que já começámos a conhecê-lo e a amá-lo e a ter a nossa conversa nos céus.
Rogo a Nosso Senhor que nos decidamos a alimentar nas nossas almas a única ambição nobre, a única que merece a pena: ir ter com Jesus Cristo, como fizeram a sua Bendita Mãe e o Santo Patriarca, com ânsia, com abnegação, sem descuidos. Participaremos na dita da amizade divina – num recolhimento interior, compatível com os nossos deveres profissionais e sociais – e agradecer-Lhe-emos a delicadeza e a caridade com que Ele nos ensina a cumprir a Vontade do Nosso Pai que está nos céus.
Seguir Cristo: é este o segredo. Acompanhá-lo tão de perto, que vivamos com Ele, como os primeiros doze; tão de perto, que com Ele nos identifiquemos. Se não levantarmos obstáculos à graça, não tardaremos a afirmar que nos revestimos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso Senhor reflecte-se na nossa conduta como num espelho. Se o espelho for como deve ser, captará o rosto amabilíssimo do nosso Salvador sem o desfigurar, sem caricaturas: e os outros terão a possibilidade de O admirar, de O seguir. (Amigos de Deus, nn. 299–303)

http://www.opusdei.pt/art.php?p=13983 
© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Temas para a Quaresma 33


Tempo de Quaresma


Continuação

Determinações relativas a outras penitências (cont.)

10. No que respeita à esmola, poderão cumprir o preceito penitencial através da partilha de bens materiais. Essa partilha deve ser proporcional às posses de cada um e deve significar uma verdadeira renúncia a algo do que se tem ou a gastos dispensáveis ou supérfluos.

Cont./

snl, 2011.04.10

Medicina e Apostolado - Queres ser médico? 2

Medicina e Apostolado

Continuação
Quantas almas quebrantadas pela luta, quantos corações gelados, completamente arrefecidos, podem ser reconduzidos a Deus, no último momento, pelo tacto e pela bondade de um piedoso médico! E, por outro lado, a miséria indizível que um médico encontra a cada passo tem, muitas vezes, o dom de dirigir os seus próprios pensamentos para as coisas eternas. Um bom médico sente sempre aquilo que um confrade de Wiesbaden inscreveu na parede do seu consultório:
Gott ist der Arzt, ich bin ein Knecht,
Gefällt’s Ihm wohl, so mach’ ich’s recht.
O médico é só Deus; e eu, mero criado;
Se pois Ele quiser, por mim sereis curado.

(tihamer toth, A profissão do Médico) [i]


[i] Monsenhor Tihamer Toth nasceu em Szolnok (Hungria) em 1889. Estudou na Universidade de Pázmány, em Budapeste, e foi ordenado sacerdote em 1912.
Em 1916, começou um programa de rádio famoso que se tornou famoso no país. Em 1924, foi nomeado professor de Pedagogia na Universidade de Pázmány e, em 1931, foi escolhido para ser director do seminário de Budapeste. Foi sagrado bispo em 1938, mas faleceu pouco depois, em 1939. Em 1943, iniciou-se o processo para a sua beatificação.

A Igreja e a homossexualidade

Observando

Sacerdote apresenta ministério católico fiel à doutrina da Igreja para homossexuais

Em declarações à ACI Prensa, o Pe. Leopoldo Sánchez, que até recentemente desempenhou o cargo de assessor pastoral espiritual no Courage Latino, explicou o trabalho que realiza este ministério para acompanhar espiritualmente os homossexuais, em fidelidade aos ensinamentos da Igreja Católica. Assinalou que o objectivo deste apostolado "é favorecer, apoiar a santificação, que é realmente o último chamado que temos". Esta santificação sustenta-se na "prática vivencial do Evangelho", precisou.

Courage Latino faz parte do Courage International, que é uma organização fundada nos Estados Unidos pelo Pe. John Harvey em 1980. Tem como missão atender pastoralmente a pessoas homossexuais. Na América Latina serve desde ano 2002 e tem sedes no México e em Porto Rico.

O Pe. Sánchez disse à ACI Prensa que "este apostolado é nitidamente espiritual. A maneira como nós ajudamos as pessoas que se aproximam, que têm a situação de atracção ao mesmo sexo, é criando comunidades de apoio onde através da dinâmica de grupo há uma comunicação fraterna, um compartilhar comprometido de sua experiência, de sua vida".
"Nestas comunidades de apoio também se vive e se tem uma forte experiência de oração. Além destas comunidades de apoio, que chamamos capítulos, oferece-se apoio com a assessoria espiritual".
Adicionalmente formam-se os grupos do Encourage, grupos de apoio com "os pais, familiares, amigos, aos quais também se acompanha neste processo de vivência de ter entre os membros de sua família uma pessoa com esta situação".
"Outro auxílio que temos", assinalou o Pe. Sánchez à ACI Prensa, "são as ciências humanas. Também se recorrem a algumas medidas, recursos psicológicos, com a finalidade das pessoas terem ferramentas para ir crescendo na sua maturidade humana e na sua maturidade cristã, e possam ter uma vivência da sua atracção a partir do Evangelho, como nos propõe a Igreja".
Neste trabalho pastoral "a maioria da experiência que tenho foi sempre positiva, alentadora, uma experiência realmente de ressurreição".
"O tempo que estive acompanhando mais permanentemente os jovens de maneira individual e como apostolado, a experiência que tive foi de uma vivencia, de uma recuperação de uma auto-estima, de um re-avivamento em seu desejo de viver e de lutar apesar das circunstâncias e de todas as coisas adversas".

O Pe. Sánchez manifesta que "este apostolado é uma expressão da Igreja. Às vezes acusa-se fortemente a Igreja de ser homofóbica, rechaçar ou promover uma cultura de condenação e de rejeição às pessoas homossexuais, mas com este apostolado a Igreja está demonstrando que realmente o que quer é cumprir o desejo de Deus de que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. E dizer todos é todos".
"Dentro da Igreja existe este sector de pessoas que têm esta situação de atracção pelo mesmo sexo, são filhos da igreja, são nossos irmãos, são filhos de Deus, templos vivos do Espírito, e eles, como todas as pessoas, independentemente de sua condição sexual, requerem um apoio, uma autêntica ajuda da Igreja para que cheguem à felicidade plena, à sua realização humana e cristã".

REDAÇÃO CENTRAL, 06 Abr. 11 (ACI)

Evangelho do dia e comentário

Quaresma - V Semana


Evangelho: Jo 11, 1-45

1 Estava doente um homem, chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de Marta, sua irmã. 2 Maria era aquela que ungiu o Senhor com perfume e Lhe enxugou os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava doente. 3 Mandaram, pois, suas irmãs dizer a Jesus: «Senhor, aquele que amas está doente». 4 Ouvindo isto, Jesus disse: «Esta doença não é de morte, mas é para glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por ela». 5 Ora Jesus amava Marta, sua irmã Maria e Lázaro. 6 Tendo, pois, ouvido que Lázaro estava doente, ficou ainda dois dias no lugar onde Se encontrava. 7 Depois disto, disse aos Seus discípulos: «Voltemos para a Judeia». 8 Os discípulos disseram-Lhe: «Mestre, ainda há pouco os judeus Te quiseram apedrejar, e Tu vais novamente para lá?». 9 Jesus respondeu: «Não são doze as horas do dia? Aquele que caminhar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10 porém, o que andar de noite tropeça, porque lhe falta a luz». 11 Assim falou, e depois disse-lhes: «Nosso amigo Lázaro dorme; mas vou despertá-lo». 12 Os Seus discípulos disseram-Lhe: «Senhor, se ele dorme, também se há-de levantar». 13 Mas Jesus falava da sua morte; e eles julgavam que falava do repouso do sono. 14 Jesus disse-lhes então claramente: «Lázaro morreu, 15 e Eu, por vossa causa, estou contente por não ter estado lá, para que acrediteis; mas vamos ter com ele». 16 Tomé, chamado Dídimo, disse então aos outros discípulos: «Vamos nós também, para morrer com Ele». 17 Chegou Jesus, e encontrou-o já há quatro dias no sepulcro. 18 Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. 19 Muitos judeus tinham ido ter com Marta e Maria, para as consolarem pela morte de seu irmão. 20 Marta, pois, logo que ouviu que vinha Jesus, saiu-Lhe ao encontro; e Maria ficou sentada em casa. 21 Marta disse então a Jesus: «Senhor, se estivesses cá, meu irmão não teria morrido. 22 Mas também sei agora que tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá». 23 Jesus disse-lhe: «Teu irmão há de ressuscitar». 24 Marta disse-Lhe: «Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia». 25 Jesus disse-lhe: «Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 e todo aquele que vive e crê em Mim, não morrerá eternamente. Crês isto?». 27 Ela respondeu: «Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vieste a este mundo». 28 Dito isto, retirou-se, e foi chamar em segredo sua irmã Maria, dizendo: «O Mestre está cá e chama-te». 29 Ela, logo que ouviu isto, levantou-se rapidamente, e foi ter com Ele. 30 Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas estava ainda naquele lugar onde Marta saíra ao Seu encontro. 31 Então os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, vendo que Maria se tinha levantado tão depressa e tinha saído, seguiram-na, julgando que ia chorar ao sepulcro. 32 Maria, porém, tendo chegado onde Jesus estava, logo que O viu, lançou-se aos Seus pés e disse-Lhe: «Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido». 33 Jesus, vendo-a chorar, a ela e aos judeus que tinham ido com ela, comoveu-Se profundamente e emocionou-Se; 34 depois perguntou: «Onde o pusestes?». Eles responderam: «Senhor, vem ver». 35 Jesus chorou. 36 Os judeus, por isso, disseram: «Vede como Ele o amava». 37 Porém, alguns deles disseram: «Este, que abriu os olhos ao que era cego de nascença, não podia fazer que este não morresse?». 38 Jesus, pois, novamente emocionado no Seu interior, foi ao sepulcro. Era este uma gruta com uma pedra colocada à entrada. 39 Jesus disse: «Tirai a pedra». Marta, irmã do defunto, disse-Lhe: «Senhor, ele já cheira mal, porque está aí há quatro dias». 40 Jesus disse-lhe: «Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?». 41 Tiraram, pois, a pedra. Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-Te graças por Me teres ouvido. 42 Eu bem sabia que Me ouves sempre, mas falei assim por causa do povo que está em volta de Mim, para que acreditem que Tu Me enviaste». 43 Tendo dito estas palavras, bradou em voz forte: «Lázaro, sai para fora!». 44 E saiu o que estivera morto, ligado de pés e mãos, com as ataduras, e o seu rosto envolto num sudário. Jesus disse-lhes: «Desligai-o e deixai-o ir». 45 Então, muitos dos judeus que tinham ido visitar Maria e Marta, vendo o que Jesus fizera, acreditaram n'Ele.

Comentário:

Como impressiona a humanidade do Senhor!
Como qualquer um de nós, comove-se e chora a morte de um amigo!
É tão visível esta sensibilidade que todos se dão conta e se sentem atraídos por este Homem tão extraordinário que opera milagres portentosos e que, não obstante, está tão próximo da humanidade sobretudo dos que sofrem.
A comoção de Jesus não se destina a mover a multidão nem para impressionar os que O rodeiam.

Não!

É sincera, intimamente sentida, como que uma explosão de sentimentos genuínos que não pode guardar dentro de Si.


O extraordinário milagre que se segue quase fica ofuscado por esta evidência da humanidade do Senhor, perfeito Deus e perfeito homem que implica o poder divino de ressuscitar os mortos e a sensibilidade delicada de um verdadeiro amigo.

(ama, comentário sobre Jo 11, 1-45, 2011.03.03)