02/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos




Os que nunca ouviram falar de Deus?

Bom…tens de convir comigo: hoje em dia, isso é um pouco difícil de admitir.

Mas se, apenas por consideração “académica”, possa existir tal pessoa, ela será julgada pelos actos da sua vida concreta e de acordo com o que conhecia.




ama , 2011.05.02

João Paulo II - Beatificação



Texto completo da homilia de Bento XVI na Missa da Beatificação de João Paulo II,


clicar:





TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Maria está ao pé de ti”

Não estás só. – Aceita com alegria a tribulação. – É verdade, pobre menino, que não sentes na tua mão a mão de tua Mãe. – Mas... não tens visto as mães da terra, de braços estendidos, seguir os seus pequenos quando se aventuram, receosos, a dar os primeiros passos sem a ajuda de ninguém? – Não estás só; Maria está ao pé de ti. (Caminho, 900)

Dá alegria verificar que a devoção à Virgem está sempre viva, despertando nas almas cristãs um impulso sobrenatural para se comportarem como domestici Dei, como membros da família de Deus.

Nestes dias, vendo como tantos cristãos exprimem dos mais diversos modos o seu carinho à Virgem Santa Maria, também vós certamente vos sentis mais dentro da Igreja, mais irmãos de todos esses vossos irmãos.

É uma espécie de reunião de família, como quando os irmãos que a vida separou voltam a encontrar-se junto da Mãe, por ocasião de alguma festa. Ainda que alguma vez tenham discutido uns com os outros e se tenham tratado mal, naquele dia não; naquele dia sentem-se unidos, reencontram-se unidos, reencontram-se todos no afecto comum.

Maria, na verdade, edifica continuamente a Igreja, reúne-a, mantém-na coesa. É difícil ter autêntica devoção à Virgem sem nos sentirmos mais vinculados aos outros membros do Corpo Místico e também mais unidos à sua cabeça visível, o Papa. Por isso me agrada repetir: Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam! – todos, com Pedro, a Jesus, por Maria! (Cristo que passa, 139)




© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Dia da Mãe!

Leia o que o Joaquim diz sobre as Mães...e... a nossa Mãe!

Sobre a família 39

Como acertar com a minha vida


Isto é normal em qualquer vida presente. Segurança, segurança, a cem por cento, só se encontra em Deus. Humanamente buscamos segurança e Jesus pede-nos confiança.
Há uma cena do Evangelho que recolhe um momento da vida de São Pedro que nos pode dar luz sobre a segurança quando se trata das coisas de Deus. Já tinha entrado a noite e os discípulos remavam cruzando o lago de Genesaré, com vento forte que levantava as ondas. Jesus não ia com eles, porque se tinha ficado sozinho noutro lugar, fazendo oração, e tinha-lhes pedido que saíssem sem Ele. Quando já há bastante tempo remavam contra o vento, Jesus aproximou-se deles andando sobre as águas. Os discípulos, ao vê-lo, assustaram-se e começaram a gritar de terror, pensando que era um fantasma. Jesus tranquilizou-os: "tende confiança, sou Eu, não temais". E Pedro, para se assegurar, gritou: "Senhor, se és tu, manda-me ir a ti sobre as águas". Jesus respondeu-lhe: "vem". Pedro, sem mais demoras, saiu da barca e começou a fazer algo humanamente inexplicável: também ele caminhava sobre as águas. Tudo ia bem até que reparou de novo como soprava o vento e se agitavam as ondas. Então parece que se deu conta que estava fazendo algo completamente ilógico; ante a falta de segurança daquela situação, começou a duvidar, o medo voltou a dominá-lo e começou a afundar-se naquele mar embravecido. Gritou de novo: "Senhor salva-me!". No mesmo instante Jesus estendeu-lhe a mão, agarrou-o, e disse-lhe: "Homem de pouca fé! Porque duvidaste?" (Mt 14, 22-33).

juan manuel roca, in FLUVIUM, trad ama

Evangelho do dia e comentário

Páscoa - II Semana


Evangelho: Jo 3, 1-8

1 Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais entre os judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: «Rabi, sabemos que foste enviado por Deus como mestre, porque ninguém pode fazer estes milagres que Tu fazes, se Deus não estiver com ele». 3 Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo». 4 Nicodemos disse-Lhe: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e renascer?». 5 Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 Aquilo que nasceu da carne, é carne, aquilo que nasceu do Espírito, é espírito. 7 Não te maravilhes de Eu te dizer: É preciso que nasçais de novo. 8 O vento sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde ele vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do Espírito».

Comentário:

Com Jesus vai-se ter a qualquer hora, em qualquer circunstância porque, Ele, está sempre disponível e, mais, à nossa espera.
Jesus não tem “horários” para nos receber nem momentos específicos reservados para tal.

Não!

Não temos a menor desculpa para não nos encontrar-mos com Ele, falar-lhe, perguntar-lhe, pedir-lhe sempre e quando necessitemos.
                       
E, a verdade é que, precisamos sempre.

(ama, comentário sobre Jo 3, 1-8, 2010.04.12) 

Confidências de alguém

Confidências de Alguém
Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.




Entrevista para novo emprego.

Dentro de algumas horas tenho uma entrevista da qual pode resultar um emprego. Agradeço, Senhor, esta oportunidade que me dás. De mim depende o "êxito" da entrevista e... é isto que me preocupa. Conheço-me e sei que não valho nada, que não sei nada, que não posso nada, que não tenho nada e, portanto, só contigo e a Tua ajuda poderei, de alguma forma, conduzir as coisas para que seja eu o escolhido para o lugar em aberto.

Dom de línguas, clareza na exposição, firmeza nas posições, modéstia e contenção. Isto Te peço que instiles no meu espírito.

Verdadeiramente, Senhor, o que eu desejo é que sejas Tu a conduzir essa entrevista, me substituas, tomes o meu lugar.

De facto, é isto que Te peço.