05/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos



Evidentemente que qualquer ser humano pode invocar a Santíssima Virgem como sua Mãe!

É um direito adquirido, uma maternidade que o próprio Filho de Deus tornou real e concreta.





ama , 2011.05.05

Meu Senhor e meu Deus!






Comentário:


(Belíssima reflexão-meditação sobre um momento tão extraordinário como é o da Consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando se interioriza a invocação de São Tomé vê-se bem a profundidade que atinge, a rendição que representa, a adoração que está inerente.

Quando assim acontece a alma fica abismada na imensidão do Mistério e o coração expande-se num acto de amor completo, total e sem condições.) (5/5/11 13:12)

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Mãe! – Chama-a bem alto”


Mãe! – Chama-a bem alto. – Ela, a tua Mãe Santa Maria, escuta-te, vê-te em perigo talvez, e oferece-te, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E encontrar-te-ás reconfortado para a nova luta. (Caminho, 516)

Intimidade com Maria
De uma maneira espontânea, natural, surge em nós o desejo de conviver com a Mãe de Deus, que é também nossa mãe; de conviver com Ela como se convive com uma pessoa viva, porque sobre Ela não triunfou a morte; está em corpo e alma junto a Deus Pai, junto a seu Filho, junto ao Espírito Santo.
Para compreendermos o papel que Maria desempenha na vida cristã, para nos sentirmos atraídos por Ela, para desejar a sua amável companhia com filial afecto, não são precisas grandes especulações, embora o mistério da Maternidade divina tenha uma riqueza de conteúdo sobre a qual nunca reflectiremos bastante.

Temos de amar a Deus com o mesmo coração com que amamos os nossos pais, os nossos irmãos, os outros membros da nossa família, os nossos amigos ou amigas. Não temos outro coração. E com esse mesmo coração havemos de querer a Maria.
Como se comporta um filho ou uma filha normal com a sua Mãe? De mil maneiras, mas sempre com carinho e confiança. Com um carinho que se manifestará em cada caso de determinadas formas, nascidas da própria vida, e que nunca são algo de frio, mas costumes muito íntimos de família, pequenos pormenores diários que o filho precisa de ter com a sua mãe e de que a mãe sente falta, se o filho alguma vez os esquece: um beijo ou uma carícia ao sair ou ao voltar a casa, uma pequena delicadeza, umas palavras expressivas... (Cristo que passa, 142)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Príncipe William e Catherine Midleton

William and Catherine have returned to the monarchy’s Christian origins
Deus nosso Pai, nós Vos agradecemos pelas nossas famílias; pelo amor que partilhamos e pela alegria do nosso casamento.

No nosso dia-a-dia mantém os nossos olhos fixos no que é real e importante na vida e ajudai-nos a ser generosos com o nosso tempo e amor e energia.

Fortalecidos pela nossa união ajudai-nos a servir e a confortar os que sofrem. Isto vos pedimos no Espírito de Jesus Cristo. Ámen. [i]


[i] Oração composta pelo Príncipe William e Catherine Midleton para o seu casamento e  com a qual o Bispo de Londres finalizou a sua homilia no casamento.


Sentimentos de Maio

May Feelings I








Beirute - Ressurreição

Num centro comercial em Beirute - Líbano, A Ressurreição de Jesus



Sobre a família 42

Como acertar com a minha vida
Continuação

Pede-lhe, assim, que renuncie, em prol da segurança, a uma vida livre e audaz: o mar é símbolo dessa vida de amplos horizontes, que sabe de dificuldades, de perigos e mil emoções mas entusiasmante e cheio de grandeza. O resto do conto relata o êxito que este filho, ao crescer, conseguiu na sua vida em terra. Aos olhos de todos é um triunfador. 
Só ele sabe que a sua vida foi um fracasso, que no fundo da sua alma continua presente, como uma ferida aberta, a renúncia ao que deveria ter sido a sua própria vida, a que o teria feito feliz.

juan manuel roca, in FLUVIUM, trad ama

Evangelho do dia e comentário

Páscoa - II Semana


Evangelho: Jo 3, 31-36

31 «Aquele que vem lá de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra, é da terra, e terrestre é a sua linguagem. Aquele que vem do céu, é superior a todos. 32 Ele testifica o que viu e ouviu, mas ninguém recebe o Seu testemunho. 33 Quem recebe o Seu testemunho certifica que Deus é verdadeiro. 34 Aquele a Quem Deus enviou fala palavras de Deus, porque Deus não Lhe dá o Espírito por medida. 35 O Pai ama o Filho e pôs todas as coisas na Sua mão. 36 Quem acredita no Filho tem a vida eterna; quem, porém, não acredita no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».

Meditação:

Bem sei que as minhas palavras são terrenas e que tudo quanto digo ou escrevo, obedece a essa limitação. É vã a suposição que por mais belas sejam ou por mais bem construídas, alguma vez podem ser outra coisa.


Mas, Senhor, mandas-me falar e escrever sobre coisas que não são terrenas mas sim do Céu!


O pobre homem que sou, não alcança a real dimensão de tal encargo.


“Dom de línguas” é o que mais preciso para que o que escrevo ou digo tenha o verdadeiro valor e sentido que devem ter para que, quem me ler ou ouvir, compreenda e, compreendendo, aceite e, aceitando comece – agora – a fazer o que deve e como deve: a acreditar firmemente e sem dúvida nenhuma, que Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo, o único Caminho, a absoluta Verdade, a verdadeira Vida.

(ama, meditação sobre Jo 3, 31-36, 2011.04.12)