27/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Ninguém pode dizer que não é capaz sem antes ter tentado!

Concordaste comigo.

Mas tentar a sério, isto é, com empenho e dedicação.

ama , 2011.05.27

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Bendita monotonia de Ave-Marias!”

Eu entendo que cada Ave-Maria, cada saudação a Nossa Senhora, é um novo bater de um coração apaixonado. (Forja, 615)

"Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço senão aumentar todos os dias o número dos meus pecados...". Disseste-me noutro dia que falavas assim com a nossa Mãe.


E aconselhei-te, convicto, a rezar o Terço: bendita monotonia a das Ave-Marias que purifica a monotonia dos teus pecados! (Sulco, 475)


O Terço não se pronuncia só com os lábios, mastigando as Ave-Marias umas atrás das outras. Assim cochicham as beatas e os beatos. Para um cristão, a oração vocal há-de enraizar-se no coração, de modo que, durante a recitação do Terço, a mente possa penetrar na contemplação de cada um dos mistérios. (Sulco, 477)
Deixas sempre o Terço para depois, e acabas por omiti-lo por causa do sono. Se não dispões doutro tempo, reza-o pela rua, e sem que ninguém o note. Além disso, ajudar-te-á a ter presença de Deus. (Sulco, 478)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Papa convida a trabalhar por uma coesão profunda da Europa

Observando
Recebe delegação búlgara por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio

“Os europeus estão chamados a empenhar-se em criar as condições para uma coesão profunda e uma colaboração efectiva entre os povos”, destacou Bento XVI.
        
Esta foi a sua reflexão no discurso que dirigiu à presidente do parlamento da Bulgária, Tsetska Tsacheva, que recebeu hoje no Vaticano, juntamente com uma delegação católico-ortodoxa procedente desse país, por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio.

O Papa destacou a importância de que “a Europa cresça também na dimensão espiritual, seguindo os passos da sua melhor história”.

“Para construir a nova Europa sobre bases sólidas, não basta apelar somente aos interesses económicos, mas é necessário partir dos valores autênticos, que têm seu fundamento na lei moral universal, inscrita no coração de cada homem”, declarou.

Considerou que “a unidade do continente, que está progressivamente amadurecendo nas consciências e está se definindo também no aspecto político, representa uma perspectiva de grande esperança”.

E destacou que os santos Cirilo e Metódio recordam à Europa “que sua unidade será mais firme na medida em que se basear nas raízes cristãs comuns”.

“De facto, na complexa história da Europa, o cristianismo representa um elemento central e determinante”, acrescentou.

Aos membros da delegação da Bulgária que se encontram em Roma, O Papa desejou que a herança dos santos irmãos Cirilo e Metódio “alimente sempre em cada um de vós o desejo de valorizar o património espiritual das vossas terras e, ao mesmo tempo, o da abertura e da comunhão no respeito recíproco”.

INFORMAÇÕES MUITO BREVES    [De vez em quando] 2011.05.27

Sobre a família 64

Familia digital:




O botão mais importante é o “desligar”.


manuel echánove, [i] y xavier briguez [ii], Religiónenlibertad, trad ama


[i] director general de Telefónica Latino América
[ii] Universidad de Navarra

Evangelho do dia e comentário







Páscoa – V Semana


Evangelho: Jo 15, 12-17

12 «O Meu preceito é este: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.13 Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos.14 Vós sois Meus amigos se fizerdes o que vos mando.15 Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de Meu Pai.16 Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a Meu Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda.17 Isto vos mando: Amai-vos uns aos outros.

Meditação:

Amigo!
Que extraordinária condição.
Eu, que nem para servo presto sou considerado amigo!
E, o que faz um amigo?
Procura retribuir, em tudo, o que recebe.
É o quero fazer, Senhor, mas, sem a Tua ajuda, nada serei capaz de fazer para retribuir essa Tua amizade que não mereço.


(ama, meditação sobre Jo 15, 12-17, 2010.05.07)