29/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos


Não me surpreendo com o que me dizes!

Falaste com aquele amigo teu e, em lugar de te mostrar desinteresse…disse-te que gostaria de voltar a falar com mais vagar!

Vês!!!

ama , 2011.05.29

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Maria, Rainha dos Apóstolos”

Que lição tão extraordinária cada um dos ensinamentos do Novo Testamento! Depois de o Mestre lhes dizer, enquanto ascende para a dextra de Deus Pai, "ide e pregai a todas as gentes", os discípulos ficaram em paz. Mas ainda têm dúvidas: não sabem o que hão-de fazer; e reúnem-se com Maria, Rainha dos Apóstolos, para se converterem em zelosos pregoeiros da Verdade que há-de salvar o mundo. (Sulco, 232)


Se olharmos para a nossa vida com humildade, veremos claramente que o Senhor nos concedeu talentos e qualidades, além da graça da fé. Nenhum de nós é um ser repetido. O Nosso Pai criou-nos um a um, repartindo entre os seus filhos diverso número de bens. Pois temos de pôr esses talentos, essas qualidades, ao serviço de todos; temos de utilizar esses dons de Deus como instrumentos para ajudar os homens a descobrirem Cristo.

(…) É missão dos filhos de Deus conseguir que todos os homens entrem – com liberdade – dentro da rede divina, para que se amem. Se somos cristãos, temos de converter-nos nos pescadores de que fala o profeta Jeremias. Jesus Cristo também utilizou repetidamente essa metáfora: "Segui-me e Eu vos farei pescadores de homens", diz a Pedro e a André. (Amigos de Deus, 258–259)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Em Fátima renasce a esperança

A 22 de Maio, no Santuário de Fátima, o Cardeal D. Velasio de Paolis, [i] presidente da Prefeitura para os Assuntos Económicos da Santa Sé, afirmou que, neste momento de crise económica e social, Fátima é o lugar onde renascem a esperança, a alegria e a paz.



Disse na sua homília:

Em Fátima todos somos melhores e mais humanos. Em Fátima renasce a esperança e o vale de lágrimas que tantas vezes é a nossa vida conhece uma nova Primavera. Em Fátima renasce a alegria e a paz. Nossa Senhora de Fátima repete-nos sempre as palavras de Jesus, que sempre nos indica a estrada para superar os nossos receios e medos.

Não se perturbe o vosso coração. Estas palavras ressoam hoje de modo muito especial no nosso coração. Chegam-nos através de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que quis fazer-se presente neste lugar, para dissipar, em nome do seu filho, todos os nossos medos. Também nós, como os discípulos de Jesus, temos os nossos medos e perturbações, dos quais a crise económica e social, que atravessa Portugal de modo particular e a Europa de modo geral, é um sinal”.

A participar na peregrinação da Família Scalabriniana a Fátima, D. Velasio de Paolis presidiu ao Rosário, à Procissão e à Eucaristia dominical. Esteve acompanhado por um grupo de 300 peregrinos que com ele celebravam os 40 anos de missão dos Scalabrinianos em Portugal.

Fátima é a grande testemunha das lágrimas, angústias e desesperanças que, dos quatro cantos da terra, são vertidas aqui, neste altar do mundo, por causa da falta de saúde, da nossa e da dos que amamos e trazemos no coração.

O homem deixado às suas próprias forças fica refém da sua solidão e dos seus medos. O mundo deixado à exclusiva possibilidade humana conhecerá rapidamente o perigo e entrará em risco de colapso. Nossa Senhora tem para com a humanidade um amor maternal que a impele a tomar conta de nós. Fátima tornou-se lugar da sua presença privilegiada, com a qual manifesta ao mundo o seu amor de mãe, reaviva em cada um de nós a fé e a esperança, que nos abrem de modo cada vez mais novo o amor para com Deus e com os pobres.”


INFORMAÇÕES MUITO BREVES    [De vez em quando] 2011.05.29



[i] Presidente da prefeitura para os assuntos económicos da Santa Sé.

Timor: Missionários portugueses proclamados como «heróis»

Observando
Três missionários portugueses foram proclamados como «heróis» nacionais pelo Governo de Timor-Leste, por se terem mantido ao lado do 
povo timorense durante mais de 24 anos, período que durou a invasão indonésia.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os sacerdotes João Felgueiras e José Martins, e o irmão Daniel de Ornelas (este a título póstumo) foram aclamados pelo presidente da República José Ramos Horta, durante as comemorações do Dia Nacional daquele país lusófono, na última sexta-feira.
Aproveitando o exemplo deixado por aqueles três homens, o líder timorense apelou à Igreja Católica para que “assuma a grande responsabilidade da educação nas escolas em Timor”.
Em representação dos seus colegas, o padre João Felgueiras, de 90 anos, sublinhou a necessidade de “mais religiosos e religiosas se animarem a vir para Timor o quanto antes, e em maior número possível, para evangelizar o número crescente de crianças, para que elas se possam assumir, no futuro, como o grande farol da Fé, naquele extremo da Terra”.
Os padres João Felgueiras e José Martins chegaram a Timor-Leste em 1970 e 1974, respetivamente, com a missão de fazerem acompanhamento vocacional e espiritual no Seminário de Díli, e encarregarem-se da educação das crianças e jovens da comunidade.
Apesar da invasão indonésia, em 1975, e de um cenário de violência e opressão que durou até 1999, distinguiram-se por nunca terem posto a hipótese de abandonar o país, insistindo em prosseguir com o seu trabalho junto das populações.


JCP
, (Ecclesia), 2011.05.24

Sobre a família 66

Familia digital:



Compram-se e conseguem-se os melhores antivírus e vacinas para os computadores investindo pouco dinheiro e tempo, enquanto os donos dos computadores ficam vulneráveis, por vacinar, com má saúde.



manuel echánove[i] y xavier briguez [ii]Religiónenlibertad, trad ama


[i] Director general de Telefónica Latino América
[ii] Universidad de Navarra

Evangelho do dia e comentário







Páscoa – VI Semana




Evangelho: Jo 14, 15-21

15 «Se Me amais, observareis os Meus mandamentos; 16 e Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco, 17 o Espírito de verdade, a Quem o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco e estará em vós. 18 «Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 19 Ainda um pouco, e depois já o mundo não Me verá. Mas ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai e vós em Mim e Eu em vós. 21 Aquele que aceita os Meus mandamentos e os guarda, esse é que Me ama; e aquele que Me ama, será amado por Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele».

Comentário:

“O Grande Desconhecido” como também se chama ao Espírito Santo não está acessível ao mundo?
Não é bem assim e, Jesus, esclarece exactamente porquê: «o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece».

De facto, as ocupações do mundo – dos mundanos – não dão espaço às coisas do espírito, à reflexão ou, sequer, à introspecção pessoal e, o Espírito Santo que actua no interior do homem, não pode ser apercebido no meio da agitação e no alheamento das realidades concretas.

Quem a Ele recorre sabe bem o auxílio poderoso que recebe e a Sua influência esclarecedora na hora das decisões importantes, no esclarecimento das dúvidas que por vezes se levantam, no estabelecer critérios de conduta pessoal.

(ama, comentário sobre Jo 14, 15-21, 2011.05.26)