11/06/2011

Decenário do Espírito Santo

O Espírito Santo: Acção santificadora


Como a criatura humana se compõe de alma e corpo, toda a sua pessoa – na sua matéria e no seu espírito – há-de ser santificada. Essa santidade brota como fruto da acção do Espírito Santo, que toma posse da pessoa inteira (...)

(javier echevarría, Itinerários de Vida Cristiana, Planeta, 2001, pg. 147 trad ama)

ama, 2011.06.11


Pensamentos inspirados

À procura de Deus

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 75

Maria, é uma ponte, que nos conduz ao amor.



jma, 2011.06.11

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“O homem forte sofre, mas resiste”

A fachada é de energia e fortaleza. Mas, quanta frouxidão e falta de vontade por dentro! Fomenta a determinação de não transformar as tuas virtudes em disfarce, mas em hábitos que definam o teu carácter. (Sulco, 777)


O caminho do cristão, o de qualquer homem, não é fácil. Certo é que em determinadas épocas parece que tudo se cumpre segundo as nossas previsões; mas isto habitualmente dura pouco. Viver é defrontar dificuldades, sentir no coração alegrias e pesares; e é nesta forja que o homem pode adquirir a fortaleza, a paciência, a magnanimidade e a serenidade.

É forte quem persevera no cumprimento do que entende dever fazer, segundo a sua consciência; quem não mede o valor de uma tarefa exclusivamente pelos benefícios que recebe, mas pelo serviço que presta aos outros. O homem forte às vezes sofre, mas resiste; talvez chore, mas traga as lágrimas. Quando a contradição aumenta, não se curva. (Amigos de Deus, 77)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

João Paulo II e o Opus Dei

Entrevista com D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, por ocasião da beatificação de João Paulo II.

Em várias ocasiões, D. Álvaro sugeriu a João Paulo II que escrevesse uma carta ou uma exortação sobre São José, para fomentar a devoção dos fiéis e para lhe pedir que protegesse a Igreja. Por isso, foi extraordinária a sua alegria quando se publicou a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, de 15 de Agosto de 1989.


Recordo outra sugestão relacionada com a piedade. Tínhamos convidado para almoçar em Villa Tevere um sacerdote espanhol do Cabido de São Pedro, Mons. Pedro Altabella. Foi mencionado o bem que fazia às almas a prática da exposição permanente do Santíssimo Sacramento nalgumas igrejas. D. Joaquín Alonso comentou que seria um bem muito grande seguir esse costume em São Pedro e D. Álvaro apoiou-o vivamente. O sacerdote “agarrou” a sugestão e comentou que diligenciaria para a fazer chegar in altissimis. Passado pouco tempo começou esse culto à Eucaristia na basílica vaticana que produziu tão bons frutos. Estávamos em 1981.


michele dolz, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet, 2011/05/16
2011.06.11

Teologia do Corpo e “Pureza Amadurecida”



Doutrina

Todavia, João Paulo II, sublinha quanto a correcta compreensão da sexualidade pode ser de enorme ajuda para conseguir a “Pureza Amadurecida”. 

Muitos que estão consideravelmente escravizados pelo pecado sexual dizem que quando compreenderam a visão da sexualidade de que João Paulo II fala na teologia do corpo, conseguiram bem rapidamente libertar-se dos comportamentos e pensamentos sexuais imorais. 

Muitas pessoas, naturalmente, não experimentarão uma fácil transformação, mas encontrarão, eventualmente, um novo caminho de como se comportarem e pensarem sobre a sexualidade.

janet e. smith, [i] "Theology of the Body and 'Mature Purity'." National Catholic Register, 2011.03.09, (trad ama).


[i] janet e. smith lecciona a Cátedra “Father Michael J. McGivney of Life Ethics” no Seminário Maior do Sagrado Coração em Detroit.

Obediência

Conta, peso e medida
A OBEDIÊNCIA A DEUS

Convém obedecer a Deus?



Deus nosso Senhor é infinitamente sábio, e infinito é também o seu amor para com os homens. Em consequência, quer sempre para nós o melhor e sabe perfeitamente o que nos convém. Por isso, a obediência a Deus é prova de sensatez e caminho seguro de felicidade; ainda que por vezes os desejos divinos não coincidam com os nossos gostos.



Ideasrapidas, trad ama

2011.06.11

Criação, Fé e Ciência



Caminho e Luz
A debilidade do relativismo


10. O relativismo da legitimidade do autoritarismo

Antes tinha-se assinalado que os relativistas afirmam que as crenças pessoais ou culturais devem ser consideradas como certas para essa pessoa ou cultura, concluindo que isso implica não poder melhorar nada. Já que o que se crê ou faz é certo e bom, não há possibilidade de mudança para melhor.
A consequência disto é vital: justifica-se e valida-se o que seja que se acredite e faça numa sociedade, quer dizer, dá-se legitimidade e continuidade a formas autoritárias de governo e práticas cruéis existentes, as que forem.
O relativismo toma o que existe e sem mais requisito que esse afirma que é bom e verdadeiro, seja um governo genocida ou um democrático.
Mais ainda, o relativismo pressupõe que o que existe é bom e verdadeiro, que não tem possibilidade de melhorar. Por consequência, opõe-se a sistemas políticos que admitem essa possibilidade por meio de diálogos, discussão e procura de melhorias.
Já que para o relativismo o que existe, se pensa ou crê é a verdade e o bom, todo diálogo carece de sentido e não existe assim possibilidade de evitar práticas totalitárias.

eduardo garcía gaspar, conoZe, 2011.04.13, trad ama


Perguntas e respostas sobre Jesus de Nazaré. 11

Jesus de NazaréCondenaram a Jesus por motivos políticos?

“Poder-se-ia estar tentado a dizer que o motivo para proceder contra Jesus era uma preocupação política (…) mas com este modo de considerar a figura e a obra de Jesus a partir duma óptica política, ignorar-se-ia precisamente o que era essencial e novo nele. Com efeito, Jesus criou com o seu anúncio uma separação entre a dimensão religiosa e a política, uma separação que mudou o mundo e pertence realmente à essência do seu novo caminho”



55 Preguntas y respuestas sobre Jesús de Nazaret, extraídas del libro de Joseph Ratzinger-Benedicto XVI: “Jesús de Nazaret. Desde la Entrada en Jerusalén hasta la Resurrección”, Madrid 2011, Ediciones Encuentro. Pag. 126, marc argemí, trad. ama

Sobre a família 79

Matrimónio: Um com uma 13

Porque permitir que o casamento homossexual enfraqueça a instituição do casamento como um todo? Dois homens que se casam não me ameaçam, nem ao meu casamento. 3


Homens e mulheres aspirarão sempre casar-se porque este desejo está enraizado na pessoa humana. Mas afectará profundamente a juventude no crescimento numa cultura que diz que o casamento não é mais o dar-se a si mesmo incondicionalmente ao outro e terem filhos juntos. A confusão cultural acerca do verdadeiro sentido de casamento tornar-lhes-á ainda mais difícil atingir o que aspiram.

mary joseph,[i]  MercatorNet, 2011.03.09, trad ama





[i] Mary Joseph is a project officer at the Life, Marriage and Family Centre of the Catholic Archdiocese of Sydney.

Tema para breve reflexão


Reflectindo

O mérito do sofrimento


É mais difícil e mais meritório sofrer por longo tempo o que contraria vivamente a nossa natureza do que arremeter contra o adversário num momento de exaltação.

(S. Tomás de aquino, Suma Teológica, II, II, q. 123, a. 6, 1)

Evangelho do dia e comentário








Páscoa – VII Semana

Evangelho: Jo 21, 20-25

20 Pedro, tendo-Se voltado, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava, aquele mesmo que na ceia estivera reclinado sobre o Seu peito e Lhe perguntara: «Senhor, quem é que Te vai entregar?». 21 Pedro, vendo-o, disse a Jesus: «Senhor, e deste, que será?» 22 Jesus disse-lhe: «Se quero que ele fique até que Eu venha, que tens com isso? Tu, segue-Me». 23 Correu então entre os irmãos que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse a Pedro: «Não morrerá», mas: «Se quero que ele fique até que Eu venha, que tens com isso?». 24 Este é aquele discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Muitas outras coisas fez Jesus. Se se escrevessem uma por uma, creio que nem todo o mundo poderia conter os livros que seria preciso escrever.

Meditação:

A mim, que importa, que pode importar-me, que outros sejam melhores que eu, que estejam mais próximos de Ti, até, que lhes queiras mais que a mim?
O que realmente me importa é seguir-te de muito perto porque, se Te sigo de longe pode acontecer-me como a Pedro, não entrar contigo e ficar sujeito à tentação. [1]
(AMA, meditação sobre o Evangelho, Jo 21,20-25, 2008.05.22)


[1] cf. Jo 17, 15-27