22/07/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Está bem…almoçar num restaurante na praia é agradável e 
bom.

Mas…será necessário?

Talvez pudesses trazer do alojamento umas coisas leves e saudáveis.

Tens duas vantagens: Pouparás dinheiro e podes tomar banho à vontade sem risco de uma indigestão.

2011.07.22

Santíssima Virgem

Reflectindo
Santíssima Virgem – Caminho




A Virgem Maria é o caminho da vida, por ele veio até nós o Rei das virtudes; e é, ao mesmo tempo, para nós o caminho que nos conduz a Ele. Feliz caminho! Seguindo-o não nos perderemos. O que ama a Maria com um amor perseverante, não perecerá.

(adan de perseigne, De partu Virginis, PL 211, 715, trad ama)

Descriminação.

Conta, peso e medida
Exemplo de eleição justa?

Quando há liberdade de eleição, é justo escolher arbitrariamente o que se deseje. 

Por exemplo, quem compra um automóvel elege o que quer, sem que isto seja uma discriminação para as outras marcas, ainda que sejam melhores.



Ideiasrapidas, trad ama

João Paulo II: Jesus Cristo é a minha vida

João Paulo II - Jesus Christ You are my life




agrad ALS

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“A castidade é uma virtude”

Escreveste-me, médico apóstolo: "Todos sabemos por experiência que podemos ser castos, vivendo vigilantes, frequentando os Sacramentos e apagando as primeiras chispas da paixão, sem deixar que a fogueira ganhe corpo. É precisamente entre os castos que se contam os homens mais íntegros, sob todos os aspectos. E entre os luxuriosos predominam os tímidos, os egoístas, os falsários e os cruéis, que são características de pouca virilidade". (Caminho, 124) 

Não deves limitar-te a fugir da queda ou da ocasião, nem o teu comportamento deve reduzir-se, de maneira alguma, a uma negação fria e matemática. Já te convenceste de que a castidade é uma virtude e, como tal, deve desenvolver-se e aperfeiçoar-se? Não basta ser continente, cada um segundo o seu estado. Insisto: temos de viver castamente, com virtude heróica. Este comportamento é um acto positivo, com o qual aceitamos de boa vontade o pedido de Deus: Præbe, fili mi, cor tuum mihi et oculi tui vias meas custodiant, entrega-me, meu filho, o teu coração e espraia os teus olhos pelos meus campos de paz.
Pergunto-te eu, agora: como encaras tu esta batalha? Bem sabes que a luta já está vencida, se a mantivermos desde o princípio. Afasta-te imediatamente do perigo, mal percebas as primeiras chispas de paixão, e até antes. Fala, além disso, com quem dirige a tua alma; se possível antes, porque abrindo o coração de par em par não serás derrotado. Um acto repetido várias vezes cria um hábito, uma inclinação, uma facilidade. É preciso, pois, batalhar para alcançar o hábito da virtude, o hábito da mortificação, para não recusar o Amor dos Amores.
Meditai no conselho de S. Paulo a Timóteo: Te ipsum castum custodi, conserva-te a ti mesmo puro, para estarmos, também, sempre vigilantes, decididos a defender o tesouro que Deus nos entregou. Ao longo da minha vida, quantas e quantas pessoas não ouvi queixarem-se: Ah! Se eu tivesse cortado ao princípio! E diziam-no cheias de aflição e de vergonha. (Amigos de Deus, 182)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVI Semana




Evangelho: Jo 20, 1. 11-18

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro.
11 Entretanto, Maria estava da parte de fora do sepulcro a chorar. Enquanto chorava, inclinou-se para o sepulcro 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde fora posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Eles disseram-lhe: «Mulher, porque choras?». Respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». 14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Ela, julgando que era o hortelão, disse-Lhe: «Senhor, se tu O levaste, diz-me onde O puseste; eu irei buscá-l'O». 16 Jesus disse-lhe: «Maria!». Ela, voltando-se, disse-Lhe em hebreu: «Rabboni!», 17 Jesus disse-lhe: «Não Me retenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai a Meus irmãos e diz-lhes que subo para Meu Pai e vosso Pai, para Meu Deus e vosso Deus». 18 Foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor!», e as coisas que Ele lhe disse.

Comentário:

Como encontrar Jesus ressuscitado sem O procurar com todas as veras da nossa vontade, com todo o empenho e desejo?
Sim, Ele cruza-se connosco nos caminhos da vida mas, se não tivermos essas disposições não O veremos!

Corramos ao Sacrário mais próximo e digamos-lhe com toda a confiança:

Senhor, eu creio em Ti mas aumenta a minha Fé!

Senhor, eu amo-vos mas fazei que Vos tenha um amor igual ao que tens por mim!

Senhor, espero em Vós mas confirma a minha esperança!

(ama, meditação sobre Jo 20, 11-18, 2011.04.26)