24/08/2011

Música e repouso

Haendel - Largo, London Simphony Orchestra




selecção ALS





Tema para breve reflexão

Reflectindo
Judeus



Alguns murmuram dentro de si e às vezes, quando têm ocasião, dizem em voz alta: Que fizeram os judeus ou que culpa tiveram, se era necessário que se cumprissem as palavras do Profeta Isaías? A isto respondemos que o Senhor, que conhece o futuro, predisse pelo Profeta a infidelidade dos judeus; predisse-a, mas não foi culpável dela. Como Deus não obriga ninguém a pecar porque conheça os pecados futuros dos homens (...). Pecaram, pois, os judeus, sem serem forçados por Aquele que odeia o pecado; e, ao mesmo tempo, Aquele, a quem nada se oculta, predisse que haviam de pecar. Se tivessem querido agir bem, não teriam sido impedidos de fazê-lo; mas então também o teria previsto Deus que conhece o que cada um vai fazer, e qual é o prémio que pelas suas obras há-de receber.

(Stº AgostinhoIn Ioannis Evangelium tractatus, 53, 4, trad do cast ama)

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Adormeceu a Mãe de Deus”

Esta é a chave para abrir a porta e entrar no Reino dos Céus: "qui facit voluntatem Patris mei qui in coelis est, ipse intrabit in regnum coelorum" – quem faz a vontade de meu Pai..., esse entrará! (Caminho, 754)


Assumpta est Maria in coelum gaudent angeli! – Maria foi levada por Deus, em corpo e alma, para o Céu. E os Anjos rejubilam!

Assim canta a Igreja. – E é assim, com este clamor de regozijo, que começamos a contemplação, desta dezena do Santo Rosário.

Adormeceu a Mãe de Deus. – Em volta do seu leito encontram-se os doze Apóstolos.
– Matias substituiu Judas.

E nós, por graça que todos respeitam, estamos também a seu lado.
Mas Jesus quer ter Sua Mãe, em corpo e alma, na Glória. – E a Corte celestial ostenta todo o seu esplendor, para receber a Senhora. – Tu e eu – crianças, afinal – pegamos na cauda do esplêndido manto azul da Virgem e assim podemos contemplar aquela maravilha.
A Trindade Santíssima recebe e cumula de honras a Filha, Mãe e Esposa de Deus... – E é tamanha a majestade da Senhora, que os Anjos perguntam Quem é esta? (Santo Rosário, 4º mistério Glorioso)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979

Evangelho do dia e comentário

S. Bartolomeu Apóstolo [i]













T. Comum– XXI Semana




Evangelho: Jo 1, 45-51

45 Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José». 46 Natanael disse-lhe: «De Nazaré pode porventura sair coisa que seja boa?». Filipe disse-lhe: «Vem ver». 47 Jesus viu Natanael, que vinha ter com Ele, e disse dele: «Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento». 48 Natanael disse-lhe: «Donde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira». 49 Natanael respondeu: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel». 50 Jesus respondeu-lhe: «Porque te disse que te vi debaixo da figueira, acreditas?; verás coisas maiores que esta». 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem».
Comentário:

Cristo aponta Natanael como um exemplo de um verdadeiro israelita.

Depois das duras admoestações dirigidas aos Fariseus e outros chefes ou pessoas predominantes de Israel, eis aqui - diz o Senhor - o exemplo do devereis ser.

Será Natanael o único? Certamente que não, mas é o homem e ocasião soberanas para apontar um exemplo a seguir.

Deus vê-nos sempre onde quer que estejamos e, a percepção desta realidade deve levar-nos a uma unidade de vida exemplar.

(ama, comentário sobre Jo 1, 45-51, 2010.08.25)


S. Bartolomeu - Michelangelo
Capela Sistina
[i] São Bartolomeu Apóstolo Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay. Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente e seu nome consta apenas nas listas dos doze. No entanto, segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a acção de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).
Como narra a Bíblia, São Filipe comunicou a Natanael (São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias, e que esse provinha de Nazaré, ao que Natanael responde dura e preconceituosamente: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a). Essa observação é importante indicador das expectativas judaicas quanto à vinda do Messias, então tidas.
No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?". Jesus responde de forma que não podemos compreender claramente somente através das Escrituras: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Com certeza se tratava de um momento crítico e decisivo na vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".
Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, actual Derbent, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada. (compilação ama)