30/08/2011

Música e repouso

  Tchaikovski - Casse-noisette (Nutcracker) 




selecção ALS

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Precisas de um bom exame diário de consciência”

Repara na tua conduta com vagar. Verás que estás cheio de erros, que te prejudicam a ti e talvez também aos que te rodeiam. – Lembra-te, filho, que não são menos importantes os micróbios do que as feras. E tu cultivas esses erros, esses enganos – como se cultivam os micróbios no laboratório –, com a tua falta de humildade, com a tua falta de oração, com a tua falta de cumprimento do dever, com a tua falta de conhecimento próprio... E, depois, esses focos infectam o ambiente. Precisas de um bom exame diário de consciência, que te conduza a propósitos concretos de melhora, por sentires verdadeira dor das tuas faltas, das tuas omissões e pecados. (Sulco, 481) 

A conversão é coisa de um instante; a santificação é tarefa para toda a vida. A semente divina da caridade, que Deus pôs nas nossas almas, aspira a crescer, a manifestar-se em obras, a dar frutos que correspondam em cada momento ao que é agradável ao Senhor. Por isso, é indispensável estarmos dispostos a recomeçar, a reencontrar – nas novas situações da nossa vida – a luz, o impulso da primeira conversão. E essa é a razão pela qual havemos de nos preparar com um exame profundo, pedindo ajuda ao Senhor para podermos conhecê-lo melhor e conhecer-nos melhor a nós mesmos. Não há outro caminho para nos convertermos de novo. (Cristo que passa, 58)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet


Tema para breve reflexão

Reflectindo
África



Apesar do panorama predominantemente negativo que hoje apresentam numerosas regiões de África e das tristes experiências que não poucos países atravessam, a Igreja tem o dever de afirmar com força que é possível superar estas dificuldades. Deve fortalecer-se em todos os africanos a esperança numa verdadeira libertação. A sua confiança fundamenta-se, em última instância, na consciência da promessa divina, que nos assegura que a nossa história não está fechada em si mesma, antes está aberta ao Reino de Deus. Por isso nem o desespero nem o pessimismo podem justificar-se quando se pensa no futuro tanto de África como das outras partes do mundo.

(joão paulo II, Exortação Apostólica Ecclesia in Africa, 14.09.1995, nr. 14 trad do cast ama)