12/10/2011

Fátima 12 de Outubro

Hoje à noite, não esquecer o que se passa em Fátima.
Juntamente com a multidão de fiéis, podemos rezar o Terço do Santo Rosário unindo-nos à Nossa Mãe de Céu, que em Fátima nos trouxe a certeza que o seu Coração Imaculado triunfará.

Vaticano: Papa lembra aparições de Fátima

Bento XVI lembrou hoje a celebração da “última aparição” de Nossa Senhora de Fátima, que se assinala a 13 de Outubro, convidando os peregrinos reunidos no Vaticano a “perseverar na reza diária do terço”.

“Que, desta forma, as vossas famílias se reúnam com a nossa Mãe do Céu, para cooperarem plenamente com os desígnios de salvação que Deus tem sobre vós”, disse, na sua saudação em português, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro, Vaticano.

De acordo com o testemunho – reconhecido pela Igreja Católica - das crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre Maio e Outubro de 1917.

Durante a última manifestação, milhares de pessoas afirmaram ter assistido ao “milagre do sol”, previamente anunciado em anteriores aparições, que consistiu, entre outros fenómenos, na rápida deslocação da estrela pelo firmamento.
Na sua catequese semanal, o Papa disse que “as intervenções do Senhor tomam, por vezes, formas inesperadas e proporções tão grandiosas que ultrapassam quanto se poderia imaginar”.

Ecclesia

Princípios filosóficos do cristianismo

Introdução 5


Filósofo
Rembrandt
Pretendemos nesta obra, oferecer uma selecção de princípios filosóficos que nos parecem imprescindíveis no âmbito do cristianismo. São apresentados com uma metodologia filosófica. Propomos também uma serie de pontos teológicos (conhecimento de Deus, pessoa de Cristo, presença real de Cristo na eucaristia, escatologia e ressurreição de Cristo, problema teológico da hermenêutica) nos quais teve uma forte incidência a filosofia.
Estudamos todos estes temas numa selecção de autores significativos de nosso tempo.  Não se trata de combater certas teorias, mas de realizar um discernimento sobre as mesmas; discernimento que se há tornou necessário, pois, em torno destes pontos, ficou na consciência de muitos uma capa de dúvida e incerteza. Trata-se de iluminar, de repensar, de sopesar as razões de um e outro lado.

(jose ramón ayllón, trad. ama)

Deus tem sede de nós? 3

Duc in altum
Em resumo é de ver e ter presente que Deus e só Deus como criador absoluto de tudo, é a única fonte de amor, de donde emana todo o amor existente. Nós ao que chamamos “amar a Deus”, é desejar o amor de Deus, nós só desejamos. È bem verdade que este desejo de amar a Deus quando o temos imediatamente está satisfeito, porque Deus tem sede, de que nós tenhamos sede do seu amor.

Deus tem o desejo de que todos aceitemos o Seu amor, para nossa salvação, porque não nos esquecemos que nos encontramos aqui em baixo para superar uma prova, precisamente uma prova, na qual demonstremos com o nosso desejo de amar a Deus, que estamos desejosos de ser eternamente felizes na Sua glorificação. E esta terrível sede, do nosso desejo de amor, é um tormento para Deus, porque para Ele é uma tragédia, ter um imenso e ilimitado amor a nós e não encontrar, suficiente número de pessoas das por Ele criadas, que tenham por sua vez, vivos desejos de receber o Seu amor.

Esta foi a descoberta de uma alma, totalmente enamorada e entregue ao amor de Deus, estou a referir-me à carmelita descalça, Santa Teresa de Lisieux, que na sua loucura do desejo de receber amor de Deus, criou o voto de “vítima do amor de Deus”, que é um voto de aceitação de todo o amor que o Senhor queira derramar sobre uma alma.

juan del carmelo, trad ama


Textos de São Josemaria Escrivá

“Quem ama a Deus dá-se a si mesmo”

O tempo é o nosso tesouro, o "dinheiro" para comprarmos a eternidade. (Sulco 882)

Que pena viver tendo como ocupação matar o tempo, que é um tesouro de Deus! Não há desculpas para justificar essa actuação. Que ninguém diga: só tenho um talento, não posso ganhar nada. Também com um só talento podes agir de modo meritório. Que tristeza não tirar partido, autêntico rendimento de todas as faculdades, poucas ou muitas, que Deus concede ao homem para que se dedique a servir as almas e a sociedade!
Quando o cristão mata o seu tempo na Terra, coloca-se em perigo de matar o seu Céu, se, pelo seu egoísmo, se retrai, se esconde, se despreocupa. Quem ama a Deus, não entrega só o que tem, o que é, ao serviço de Deus: dá-se a si mesmo. Não vê – em perspectiva rasteira – o seu eu na saúde, no nome, na carreira. (Amigos de Deus, 46).

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXVIII Semana




Evangelho: Lc 11, 42-46

42 Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a casta de ervas, e desprezais a justiça e o amor de Deus! Era necessário praticar estas coisas, mas não omitir aquelas. 43 Ai de vós, fariseus, que gostais de ter as primeiras cadeiras nas sinagogas e as saudações nas praças! 44 Ai de vós, porque sois como os sepulcros que não se vêem e sobre os quais se anda sem saber!». 45 Então um dos doutores da lei, tomando a palavra, disse-Lhe: «Mestre, falando assim, também nos ofendes a nós». 46 Jesus respondeu-lhe: «Ai de vós também, doutores da lei, porque carregais os homens com pesos que não podem suportar, e vós nem com um dedo lhe tocais a carga!
Comentário:

Não se pode discutir com pessoas preconceituosas, com ''ideias feitas'' que aferram às suas teorias e ''descobertas'' da verdade que, na maior parte das vezes, é a ''verdade'' que mais lhes convém.
Talvez não nos apeteça ou atraia a possibilidade de tratar com pessoas assim, movidos pelos nossos desejos apostólicos.

Então, será a altura de relermos estes trechos do Evangelho atentando bem na atitude de Jesus, não para lhes dirigir invectivas porque não temos autoridade para tal, mas com paciente firmeza, continuar insistindo, em nome de Cristo, na visão correcta da nossa Santa Religião, da Doutrina e da Fé.

(ama, comentário sobre Lc 11, 42-46, 2010.10.13)