14/10/2011

Música e repouso

  Beethoven ''Egmont'' Overture - H. Karajan

selecção JMA 

Textos de São Josemaria Escrivá

“Luta contra essa frouxidão”

És tíbio se fazes preguiçosamente e de má vontade as coisas que se referem ao Senhor; se procuras com cálculo ou "manha" o modo de diminuir os teus deveres; se não pensas senão em ti e na tua comodidade; se as tuas conversas são ociosas e vãs; se não aborreces o pecado venial; se ages por motivos humanos. (Caminho, 331)

Luta contra essa frouxidão que te faz preguiçoso e desleixado na tua vida espiritual. – Olha que pode ser o princípio da tibieza..., e, na frase da Escritura, os tíbios, Deus os vomitará. (Caminho, 325)

Que pouco Amor de Deus tens quando cedes sem luta porque não é pecado grave! (Caminho, 328)

Como hás-de sair tu desse estado de tibieza, de lamentável languidez, se não empregas os meios? Lutas muito pouco e, quando te esforças, faze-lo como que zangado e com falta de gosto, quase com o desejo de que os teus fracos esforços não produzam efeito, para te justificares: para não te exigires e para que não te exijam mais. (Sulco, 146)

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXVIII Semana




Evangelho: Lc 12, 1-7

1 Tendo-se juntado à volta de Jesus milhares e milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Ele a dizer aos Seus discípulos: «Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Nada há oculto que não venha a descobrir-se e nada há escondido que não venha a saber-se. 3 Por isso as coisas que dissestes nas trevas serão ouvidas às claras, e o que falastes ao ouvido no quarto será apregoado sobre os telhados. 4 «A vós, pois, Meus amigos, digo-vos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Eu vou mostrar-vos a quem haveis de temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, Eu vos digo, temei Este. 6 Não se vendem cinco passarinhos por dois asses?; contudo nem um só deles está em esquecimento diante de Deus . 7 Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; vós valeis mais que muitos passarinhos.

Comentário:

A hipocrisia!

Um dos piores defeitos que se pode ter. Deforma toda a visão e discernimento do homem, incapacita-o para ver e ouvir, impede-o de reconhecer a verdade mais evidente.

O hipócrita funciona como um actor sempre em cena, representando e actuando perante espectadores que não acreditam nele mesmo que repita vezes sem conto a mesma actuação.
Pretender ser-se o que se não é, vestir roupagens que não lhe pertencem nem “assentam” convenientemente, sempre fugindo à realidade, apegando-se ao convencionalismo, ao preconceito, estas pessoas afastam os outros e acabam, quase sempre, sós e rejeitados.

Talvez, segundo os Evangelhos, tenham sido estes a merecerem as mais fortes palavras de reprovação que Jesus tenha pronunciado a propósito de alguém.

(ama, comentário sobre Lc 12, 1-7, 2010.10.15)