16/11/2011

Novíssimos – A Morte 7

O dia da Morte
William-Adolphe Bourgerau




Oxalá meu Jesus, fosse verdade que nunca Vos tivesse ofendido! Mas já que o mal está feito, rogo-Vos que vos esqueceis dos desgostos que Vos causei e, pela morte amarga que por mim padecesTe, levai-me ao Vosso reino depois da morte; e enquanto a vida me dure fazei que o Vosso amor reine sempre na minha alma.





(Stº. afonso maria de ligório, Meditações sobre a Paixão, Meditação XII, para 4ª F. Santa, 1)


Sinceridade

Reflectindo



A sinceridade pode custar algumas vezes, mas sendo sinceros, selvagemmente sinceros vamos fazendo actos de humildade. À força de repetir actos de humildade, com a graça de Deus, chegaremos a ter esta virtude, e tudo ficará mais fácil.






(Álvaro del portillo, Tertúlia, 20.01.1986)

Pensamentos inspirados à procura de Deus


À procura de Deus



A tua cruz é pesada?

Calcula então o peso,

da que Cristo transportava.





jma

Música e entretenimento

·      Paul Simon Art Garfunkel scarborough fair



Santo Rosário


O Terço é uma oração que está «ao alcance de todas as bolsas», porque é muito fácil fechar um pouco os olhos, imaginar a cena do mistério, dizer umas palavrinhas carinhosas e, depois, repetir os Pai Nossos, as Ave Marias, os Glórias e as ladainhas: tantas invocações que são elogios inflamados a Nossa Senhora, provas de carinho.




(
S. josemaria, Boletim informativo, nr. 9, Vice-postulação do Opus Dei em Portugal, 1990, pg. 3) 

Educar a afectividade 6

SENTIMENTOS E EDUCAÇÃO MORAL

A educação deve prestar uma atenção muito particular à educação moral e não pode ficar apenas em questões como o desenvolvimento intelectual, a força de vontade ou a estabilidade emocional. Uma boa educação sentimental há-de ajudar, entre outras coisas, a aprender, dentro do possível, a desfrutar fazendo o bem e sentir desgosto fazendo o mal. Trata-se, portanto, de aprender a amar o que verdadeiramente merece ser amado.


No nosso interior há sentimentos que nos impulsionam a agir bem, e, junto a eles, pululam também outros que ameaçam a nossa vida moral. Por isso devemos procurar modelar os nossos sentimentos para que nos ajudem o mais possível a sentirmo-nos bem com aquilo que nos ajuda a construir uma vida pessoal harmónica, plena, conseguida; e a sentirmo-nos mal em caso contrário. Porque a educação moral ajuda-nos — entre outras coisas — a sentirmo-nos optimamente.
Para os primeiros cristãos, o sentido positivo da afectividade humana era algo conatural e muito próximo. Prova disso é o conselho de São Paulo: “Tende entre vós os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus [1]. O Catecismo da Igreja Católica fala também da importância de envolver a vida afectiva na santidade: «A perfeição moral consiste em que o homem não seja movido ao bem apenas pela sua vontade, mas também pelo seu apetite sensível segundo estas palavras do salmo: ‘O meu coração e a minha carne gritam de alegria pelo Deus vivo’ (Sal 84,3)» [2].
É verdade que por vezes fazer o bem não será atractivo. Por isso os sentimentos nem sempre são um guia moral seguro. É necessário não desprezar a sua força e influência, e compreender que convém educá-los para que ajudem o mais possível à vida moral. Se uma pessoa, por exemplo, sente desagrado ao mentir e satisfação quando é sincera, isso sem dúvida ser-lhe-á de grande ajuda. E se se sente incomodada quando é desleal, ou egoísta, ou preguiçosa, ou injusta, esses sentimentos afastá-la-ão desses erros e, por vezes, com bastante mais força do que outros argumentos.  

Com uma boa educação dos sentimentos, faz-se menos esforço para levar uma vida de virtude e alcançar a santidade. De qualquer forma, por muito boa que seja a educação de uma pessoa, fazer o bem exigirá com frequência luta, por vezes grande. Mas sempre se sai a ganhar com agir bem. Pelo contrário, escolher o mal é auto-enganar-se e, a longo prazo, conduz a uma vida muito mais difícil e decepcionante. Por isso, não se trata de ganharmos a felicidade do Céu sendo desgraçados na terra, mas de procurar ambas as felicidades ao mesmo tempo: “Cada vez estou mais persuadido: a felicidade do Céu é para os que sabem ser felizes na terra[3] .

a. aguiló


[1] Flp, 1, 5.
[2] Catecismo da Igreja Católica, n. 1770.
[3] S. Josemaria, Forja, n. 1005.