02/12/2011

Vivendo o Advento

.
.



.
.

Levedura


Muita gente não quer ser levedura porque para que a levedura seja eficaz, tem de desaparecer na massa, tem de passar inadvertida, sem aplausos, sem considerações.


Para ser levedura, é necessário ter muita vida sobrenatural, muito espírito de sacrifício. 









(Meditação, 27.03.1962) 

Perguntas e respostas sobre Jesus de Nazaré. 45

Jesus de NazaréJesus disse: “Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28,20) Como o consegue? Onde está?


“O Senhor vem na sua Palavra; vem nos sacramentos, especialmente na santa Eucaristia; entra na minha vida mediante palavras ou acontecimentos. Mas há também modalidades da dita vinda que fazem época. O impacto de duas grandes figuras - Francisco e Domingos - entre os séculos XII e XIII, foi um modo em que Cristo entrou de novo na história, fazendo valer de novo a sua palavra e o seu amor; um modo com o qual renovou a Igreja e impulsionou a historia para si. Podemos dizer algo parecido das figuras dos santos do século XVI (…)”

55 Preguntas y respuestas sobre Jesús de Nazaret, extraídas del libro de Joseph Ratzinger-Benedicto XVI: “Jesús de Nazaret. Desde la Entrada en Jerusalén hasta la Resurrección”, Madrid 2011, Ediciones Encuentro. Página 81-82, marc argemí, trad. ama

Evangelho do dia e comentário


Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]

Sexta-Feira do Avento 02 de Dezembro
Evangelho: Mt 9, 27-31

27 Partindo dali Jesus, seguiram-n'O dois cegos, gritando e dizendo: «Tem piedade de nós, Filho de David!». 28 Tendo chegado a casa, aproximaram-se d'Ele os cegos. E Jesus disse-lhes: «Credes que posso fazer isto?». Eles responderam: «Sim, Senhor». 29 Então tocou-lhes os olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé». 30 E abriram-se os seus olhos. Jesus deu-lhes ordens terminantes, dizendo: «Cuidado, que ninguém o saiba». 31 Mas eles, retirando-se, divulgaram por toda aquela terra a Sua fama.

Comentário:

Estes dois cegos fazem uma declaração importante:

«Filho de David», é como chamam, com toda a propriedade, chamam a Jesus.

Fechados os olhos do corpo, tinham abertos os olhos da alma.

Tudo quanto já teriam ouvido acerca de Jesus dera-lhes a convicção que estavam na presença do Cristo e, é isso mesmo que afirmam quando Jesus lhes pergunta se acreditam que os pode curar.

E, Jesus, confirma-o:

«Faça-se segundo a vossa fé».

Ou seja, não é necessário ver Jesus, o que é imprescindível é ouvir as Suas palavras e acreditar nele.

(ama, comentário sobre Mt 9, 27-31, 2007.11.207)

Vida No Ventre - O parto

Fortaleza do amor 1

Deus criador absoluto e único, de tudo o visível e o invisível, segundo reza o nosso Credo…, é a única fonte de amor sobrenatural, do qual se geram todos os demais amores humanos lícitos, não os que nós, homens desavergonhados, inventámos. O amor com que nós o amamos a Ele não o geramos nós, mas é Ele mesmo, quem o gera e no-lo doa, quando nós desejamos amá-lo. Por isso São João na sua primeira epístola, nos diz: “Nós amamos, porque ele nos amou primeiro” (1Jn 4,19). Nós quando amamos Deus reflectimos como que num espelho, o próprio amor que Deus nos doou, para que o amemos.

“O grande teólogo cisterciense do século XII São Bernardo de Claraval, assinalava que o amor se basta a si mesmo, que é o seu próprio fim, o seu próprio mérito, o seu próprio prémio. Não procura nenhuma causa mais para além dele, nem fruto fora de si. O próprio acto de amar é o maior prémio do amor, porque amar com um amor puro e desinteressado a Deus, que é o supremo objecto de todo amor, terá que ser o dia de amanhã para nós e é-o para os que já estão em cima, o gozo mais puro e mais perfeito e o melhor dos prémios. E ele exclamava: “Amo, simplesmente porque amo; e amo para amar” (Sermão 83 de Cantica)”.

(juan do carmelo, trad ama)

É tempo de esperança

Textos de São Josemaria Escrivá

"É tempo de esperança, e eu vivo desse tesouro. Não é uma frase, Padre; é uma realidade", dizes-me. Então... o mundo inteiro, todos os valores humanos que te atraem com uma força enorme (amizade, arte, ciência, filosofia, teologia, desporto, natureza, cultura, almas...), tudo isso, deposita-o na esperança – na esperança de Cristo. (Sulco, 293)

Onde quer que nos encontremos, esta é a exortação do Senhor: vigiai! Em face deste apelo de Deus, alimentemos nas nossas consciências os desejos esperançosos de santidade, com obras. Dá-me, meu filho, o teu coração, sugere-nos o senhor ao ouvido. Deixa-te de construir castelos com a fantasia, decide-te a abrir a tua alma a Deus, pois exclusivamente no Senhor acharás o fundamento real para a tua esperança e para fazer o bem aos outros. Quando não lutamos connosco mesmos, quando não rechaçamos terminantemente os inimigos que estão dentro da cidadela interior – o orgulho, a inveja, a concupiscência da carne e dos olhos, a auto-suficiência, a tresloucada avidez da libertinagem – quando não existe essa peleja interior, os mais nobres ideais definham como a flor do feno; ao romper o sol ardente, a erva seca, a flor cai e acaba a sua vistosa formosura. Depois, pela menor fenda brotarão o desalento e a tristeza, como plantas daninhas e invasoras.
Jesus não se conforma com um assentimento titubeante. Pretende, tem direito a que caminhemos com inteireza, sem concessões às dificuldades. Exige passos firmes concretos; pois, de ordinário, os propósitos gerais servem para pouco. Os propósitos pouco delineados parecem-me entusiasmos falazes que intentam calar as chamadas divinas percebidas pelo coração; fogos-fátuos, que não queimam nem dão calor e que desaparecem com a mesma fugacidade com que surgiram.
Por isso, convencer-me-ei de que as tuas intenções de alcançar a meta são sinceras, se te vir caminhar com determinação. Faz o bem, revendo as tuas atitudes habituais quanto à ocupação de cada instante; pratica a justiça, precisamente nos ambientes que frequentas, ainda que a fadiga te vença; fomenta a felicidade dos que te rodeiam, servindo os outros com alegria no lugar do teu trabalho, com esforço para o acabar com a maior perfeição possível, com a tua compreensão, com o teu sorriso, com a tua atitude cristã. E tudo por Deus, com o pensamento na sua glória, com o olhar no alto, anelando a Pátria definitiva, pois só esse fim vale a pena. (Amigos de Deus, 211)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979

Ideais

Qualquer ideal é bom?


Pode haver tantos ideais como bens, pois qualquer bem pode ser muito desejado por o coração humano. 


Todavia, não é bom tomar por ideal aqueles bens que obstaculizam o logro de bens melhores. Por exemplo, levar uma vida cómoda é um bem que põe travões a muitas metas de maior categoria. 


Possuem ideais melhores os que aspiram a bens mais elevados.



Ideasrapidas, trad ama

Preparando o Natal


                                    Oração do Natal

Menino Jesus: 

Este Natal quisera receber-te com aquele enlevo e carinho de Tua Santíssima Mãe, com a atenção e cuidados de São José, com a alegria e simplicidade dos Pastores de Belém.
São Josemaria, ajudai-me nestes propósitos.


ama, Advento 2011

Economia

Reflectindo


(A finalidade principal do desenvolvimento económico) não é um mero crescimento da produção, nem o lucro ou o poder, mas o serviço do homem integral, tendo em conta as suas necessidades de ordem material e as exigências da sua vida intelectual, moral, espiritual e religiosa.

(CV II, Constitução Gaudium et spes, 64)


Música e oração

Sir Gilbert Levine  conducts 

Beethoven Missa Solemnis, 1. Kyrie 

selecção ALS
(Gilbert Levine era amigo íntimo do Papa João Paulo II)