28/12/2011

Conversão

      Reflectindo
Deus opera nos nossos corações, esses impulsos para excitá-lo ao bem, produz-se em nós mas não por nós, porque aparece de improviso sem que nisso tenhamos pensado, nem podido pensar. “Não somos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento” (II Cor., II, 5) que diga respeito à nossa salvação; mas “toda a nossa capacidade vem de Deus" (Ef. I, 4), que nos amou para que “fôssemos santos” (Sl. XX, 4) e, por isso, nos previne com as enunciações da sua doçura fraternal e excita-nos ao arrependimento e à conversão.

(s. francisco de sales, Tratado do Amor de Deus, Livro VI, Cap. IX

Temos de ser humildes

Textos de São Josemaria Escrivá

Não ponhas o teu "eu" na tua saúde, no teu nome, na tua carreira, na tua ocupação, em cada passo que dás... Que coisa tão maçadora! Parece que te esqueceste que "tu" não tens nada, é tudo d'Ele. Quando ao longo do dia te sentires, talvez sem razão, humilhado; quando pensares que o teu critério deveria prevalecer; quando notares que a cada instante borbota o teu "eu", o teu, o teu, o teu..., convence-te de que estás a matar o tempo e que estás a precisar que "matem" o teu egoísmo. (Forja, 1050)

Pertransiit benefaciendo... Que fez Jesus para derramar tanto bem, e só bem, por onde quer que passou? Os Santos Evangelhos transmitiram-nos outra biografia de Jesus, resumida em três palavras latinas, que nos dá a resposta: erat subditus illis, obedecia. Hoje, que o ambiente está cheio de desobediência, de murmuração, de desunião, havemos de estimar especialmente a obediência.
Sou muito amigo da liberdade e precisamente por isso amo tanto essa virtude cristã. Devemos sentir-nos filhos de Deus e viver com o empenho de cumprir a vontade do nosso Pai, de realizar tudo segundo o querer de Deus, porque nos dá na gana, que é a razão mais sobrenatural.
O espírito do Opus Dei, que tenho procurado praticar e ensinar desde há mais de trinta e cinco anos, fez-me compreender e amar a liberdade pessoal. Quando Deus Nosso Senhor concede a sua graça aos homens, quando os chama com uma vocação específica, é como se lhes estendesse a mão, uma mão paternal, cheia de fortaleza, repleta sobretudo de amor, porque nos busca um a um, como filhas e filhos seus, e porque conhece a nossa debilidade. O Senhor espera que façamos o esforço de agarrar a sua mão, essa mão que Ele nos estende. Deus pede-nos um esforço, prova da nossa liberdade. E para conseguirmos isso, temos de ser humildes, temos de sentir-nos filhos pequenos e amar a bendita obediência com que respondemos à bendita paternidade de Deus. (Cristo que passa, 17)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
28/12

Ante o apostolado: "Eu não sirvo" 1

Ante o apostolado que se apresenta como a indicação de alguém que nos sugere um encargo concreto, há uma tentação que é a incapacidade. Pode ser verdade que por vezes nos indiquem um apostolado para o qual claríssimamente não servimos, mas muitas outras vezes é uma subtil tentação. É a tentação de a incapacidade. "Eu não sirvo".

Quantas e quantas vezes o coração diz "eu não sirvo, eu não valho"? Porque não? "A humildade é a verdade": no reconhecimento do que cada um é e do que cada um vale, conhecedor da sua fraqueza, debilidade e miséria, esconde-se o tesouro da graça, em vaso de barro. Cada cristão é, pois, um vaso de barro. E, na sua fragilidade, é chamado pelo Senhor.
  
Javier Sánchez Martínez [i], trad ama



[i] Javier Sánchez Martínez, sacerdote da diocese de Córdoba, ordenado a 26 de Junho de 1999. Exerceu o ministério sacerdotal em varias paróquias, nol Centro de Orientación Familiar de Lucena (Córdoba) e como capelão de Mosteiros. Pregou retiros, jornadas anuais de Exercícios espirituais a leigos e religiosas e participado em diversos cursos de formação litúrgica; publicou artigos em revistas e colaborado em rádios e TV locais. É vigário paroquial da Asunción y de Santa Clara em Palma del Río (Córdoba) e está terminando a licenciatura em Teologia na Facultad de San Dámaso (Madrid)".

Evangelho do dia e comentário

Tempo de Natal I Semana


3º Dia da Oitava do Natal 28 de Dezembro  Santos Inocentes


Evangelho: Mt 2, 13-18

13 Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: «Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe, foge para o Egipto, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para O matar». 14 ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e Sua mãe, e retirou-se para o Egipto. 15 Lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta: “Do Egipto chamei o Meu filho”. 16 Então Herodes, percebendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo, e mandou matar, em Belém e em todos os seus arredores, todos os meninos de idade de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. 17 Cumpriu-se então o que estava anunciado pelo profeta Jeremias: 18 “Uma voz se ouviu em Ramá, pranto e grande lamentação; Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem”.

Comentário:

O cristão na sua busca incessante por Cristo o que deve fazer quando perde o “Norte”, o rumo, a direcção?

Pois… perguntar a quem, por inerência de cargo o pode informar.

A direcção espiritual é, assim, fundamental para não perder esse caminho que leva a Cristo.

Sozinhos corremos sério risco de escolher o que não conduz a Ele e, mesmo que nada nos aconteça de mal, não O encontraremos que é o maior mal que nos pode acontecer.

(ama, comentário sobre Mt 2, 13-18, 2011.11.20)

Gospel

University of Utah Singers - Hallelujah! 


Informação de NUNC COEPI

A partir de 01 de Janeiro poderá fazer a Leitura Espiritual diária em NUNC COEPI

Está aconselhada a leitura espiritual diária de duração mais ou menos 15 minutos. Inclui leitura do Novo Testamento [1] e textos devidamente aprovados.

Não abandones a tua leitura espiritual.

A leitura tem feito muito santos.

(S. josemaria, Caminho 116)




[1] Seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em: “NOVO TESTAMENTO”, Editorial A. O. - Braga