29/02/2012

Oração em Malta

A minha filha Bárbara que está a viver em Malta, enviou-me este mail:

Pai
Fiz esta oração com a Leonor para escola!!!

Dear god
help me to be kind and charitable to those who need it most. Do good deeds and be humble, giving and forgiving without asking anything in return.
Help me to live in Jesus

A Leonor tem 9 anos e está a preparar-se para a Primeira  Comunhão


Eu, respondi:

Querida Filha:

Gostei imenso da oração. Talvez acrescentasse:

Dear god

help me to be kind and charitable to those who need it most. Do good deeds and be humble, giving and forgiving without asking anything in return.
Help me to live in Jesus and allways do Is will in everything

-----
Pergunto-me, pobre de mim:

Porque é que o Senhor me faz isto???

Leitura Espiritual para 29 Fev 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

A alegria do cristão,
é a paz no coração.
          

jma

Olha-me com os Seus Olhos! 1

Há algum tempo que me prolongo ver os outros com os olhos do Senhor. Ao princípio, custava-me um pouco, reconheço-o, mas, como tudo, é questão de amor e de empenho. O melhor é pedir a Jesus que nos esvazie de nós mesmos e nos encha dele que faça dos nossos olhos os seus, e que nos ensine a olhar como Ele o faz.

Porque o olhar do Senhor é espectacular, fascinante. Eu sei como me olha, conheço bem a carícia para alma que esse olhar supõe E, ainda que tenha demorado tempo em acreditar nisso, sei que se fixa muitíssimo mais nas minhas qualidades que nos meus defeitos, no bom e no mau. De facto, sinto amiúde que os ditos defeitos lhe produzem una enorme ternura, e que não é raro que se ria com misericórdia dos meus erros. Olha-me com imenso carinho, como qualquer bom pai o faz com os seus filhos, como um irmão mais velho pendente do mais novo da família, como esse Amigo fiel, sempre amoroso, compreensivo e leal. Sim, eu noto as carícias do seu Olhar, e sei que se não fosse assim considerar-me-ia por um ser humano inútil e sem valor. (Quando esqueço como me olha, é assim como me sinto).

guillermo urbizu, [1], trad ama


[1] O escritor e poeta Guillermo Urbizu, é um leigo comprometido, estudou Letras na Universidad de Zaragoza e é membro supranumerário da prelatura do Opus Dei. Trabalha no Colegio Mayor Universitario Miraflores de Zaragoza. Entre as suas obras literárias destacam-se: «Almateria», «Ser algo más» e «Entre dos infinitos», assim como «Vía crucis para niños (e não tan niños)».

Veni Creator Spiritus

Nôtre Dame - Paris


selecção ALS

Evangelho do dia e comentário


Quaresma -  I Semana

Evangelho: Lc 11, 29-32

29 Concorrendo as multidões, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. 30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem será um sinal para esta geração. 31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo contra os homens desta geração, e condená-los-á, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está Quem é mais do que Salomão. 32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo contra esta geração, e condená-la-ão, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas; e aqui está Quem é mais do que Jonas!

Comentário:

A Fé não está à disposição do homem sem mais. É uma graça de Deus e, como tal, só Ele a pode dar e, na verdade, anseia por dá-la.

É o que faz no Baptismo, sem mérito algum da nossa parte mas pelo mérito do próprio Sacramento e, mais tarde, aqui sim, dependente do querer humano, por mérito do Sacramento da Confissão.

A Fé, como qualquer bem, necessita alimento senão definha e morre.
A Fé nutre-se da oração e, mais, aumenta e fortalece-se com os pedidos que devemos fazer com frequência:

Senhor, aumenta a minha fé que eu, por mim, não sei nada de nada. Como eu desejo uma fé forte, inteira, maciça como uma rocha, onde se desfaçam todas as dúvidas e questões. Uma fé que arda em fogo vivo que se comunique aos que me rodeiam. Uma fé assim, como a de Tua Mãe, Maria Santíssima, de São José meu Pai e Senhor e de São Josemaria.

(ama, comentário sobre Lc 11, 29-32, 2011.10.10)

Tratado sobre a Obra dos Seis Dias 32

Questão 47: Da distinção das coisas em comum.

Art. 3 – Se nas criaturas há uma ordem dos agentes.

O terceiro discute-se assim. – Parece que, nas criaturas não há ordem dos agentes.

1. – Pois, o agente que age sem interme­diário é mais perfeito que o agente por intermediário. Ora, Deus é agente potentíssimo. Logo, não age por intermediário e, assim, uma criatura não age sobre outra.

2. Demais. – Um agente faz, por natureza, outro ser semelhante a si. Ora, aquilo à seme­lhança do que alguma coisa se faz é o exem­plar. Se, pois, uma criatura é causa agente em relação a outra, segue-se que os seres mais dignos são os exemplares dos inferiores; opinião reprovada por Dionísio [1].

3. Demais. – Agente e fim incidem na mesma espécie, como diz Aristóteles [2]. Se, pois, uma criatura é causa activa de outra, será também uma a causa final da outra. O que vai con­tra a Escritura (Pr 16, 4): Tudo fez o Senhor por causa de si mesmo.

Mas, em contrário, diz o Apóstolo (Rm 13, 1): Todo homem esteja sujeito aos poderes superiores. E Dionísio diz que a lei da Divindade é reduzir a si os seres inferiores por meio dos superiores [3]. Logo, uma criatura age sobre outra.

Para ver a solução, clicar

Porquê os sacerdotes do século XXI devem estudar latim?