14/03/2012

Leitura Espiritual para 14 Mar 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Tratado Dos Anjos 6


Questão 50:

Da substância dos anjos em absoluto



Art. 5 – Se os anjos são incorruptíveis.




Para ver desenvolvimento, clicar:

Oração de Petição – Perseverança na oração

Reflectindo

Vai ter com o próprio Senhor, ao mesmo com Quem a família descansa, e chama com a tua oração à Sua porta, e pede, e volta a pedir. Ele não será como o amigo da parábola; levantar-se-á e socorrerá; não por estar farto de ti; está desejando dar. Demora a dar-te o que te quer dar para que desejes mais aquilo que demora; pois costumamos dar menos valor ao que logo nos é concedido. [i]


[i] stº agostinho, Sermões 105, 1

Evangelho do dia e comentário



Quaresma -  III Semana

Evangelho: Mt 5, 17-19

17 «Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para os abolir, mas sim para cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: antes passarão o céu e a terra, que passe uma só letra ou um só traço da Lei, sem que tudo seja cumprido. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos mesmo dos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será considerado o mais pequeno no Reino dos Céus. Mas o que os guardar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.

Comentário:

Convém ter muito presentes estas palavras do Senhor que não poderiam ser mais claras e conclusivas.
Quando se fala a propósito dos "lugares" que ocuparemos no Céu, encontramos, aqui, a resposta.

Haverá "grandes" e "pequenos", "muito grandes" e "muito pequenos".

“Mas o que interessa é ir para o Céu”, pode afirmar-se.

Sim, é verdade, esse deve ser o objectivo, mas manter-se numa situação estagnada, fria, sem vibração e ânsias de melhoria é um verdadeiro perigo porque se põe em sério risco alcançar esses "mínimos" que nos bastariam.

Dar como certa a salvação sem o empenho sério, esforçado, constante por melhorar, é loucura e pouco avisado.

(ama, meditação sobre Mt 5, 17-19, 2011.03.11)

Chopin - "Nocturne Op. 9, No. 2" Piano

 Arthur Rubinstein



Senhor, não sei rezar!

Textos de São Josemaria Escrivá

Se desejas deveras ser alma penitente – penitente e alegre –, deves defender, acima de tudo, os teus tempos diários de oração, de oração íntima, generosa, prolongada, e hás-de procurar que esses tempos não sejam ao acaso, mas a hora fixa, sempre que te for possível. Sê escravo deste culto quotidiano a Deus, e garanto-te que te sentirás constantemente alegre. (Sulco, 994)

Quando vejo como algumas pessoas entendem a vida de piedade, o convívio de um cristão com o seu Senhor, e dela me apresentam uma imagem desagradável, teórica, feita de fórmulas, repleta de lengalengas sem alma, que mais favorecem o anonimato do que a conversa pessoal, de tu a tu, com o nosso Pai Deus – a autêntica oração vocal nunca admite o anonimato – recordo aquele conselho do Senhor: nas vossas orações, não useis muitas palavras, como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque o Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de que vós lho peçais. E comenta um Padre da Igreja: penso que Cristo manda que evitemos as orações longas; longas, porém, não quanto ao tempo, mas quanto à multiplicidade interminável de palavras... O próprio Senhor nos deu o exemplo da viúva que, à força de súplicas, venceu a renitência do juiz iníquo; e o daquele importuno que chegou a desoras, à noite, e pela sua teimosia, mais do que pela amizade, conseguiu que o amigo se levantasse da cama (cfr. Lc XI, 5–8; XVIII, 1–8). Com esses dois exemplos manda-nos que peçamos constantemente, não compondo orações intermináveis, mas antes contando-lhe com simplicidade as nossas necessidades.
De qualquer modo, se ao iniciar a vossa meditação não conseguis concentrar a atenção para conversar com Deus, se vos sentis secos e a cabeça parece que não é capaz de ter sequer uma ideia ou se os vossos afectos permanecem insensíveis, aconselho-vos o que tenho procurado praticar sempre nessas circunstâncias: ponde-vos na presença do vosso Pai e dizei-Lhe pelo menos: "Senhor, não sei rezar, não me lembro de nada para Te contar!"... e estai certos de que nesse mesmo instante começastes a fazer oração. (Amigos de Deus, 145)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Rezo apenas para pedir,

ou peço para aprender a rezar?

jma