16/03/2012

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Deus não se espera!

Deus deixa-se encontrar!

jma

Leitura Espiritual para 16 Mar 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

O sentido positivo da castidade cristã

A castidade cristã funda-se no amor mais absoluto, pois contém uma abertura ao amor divino que nos indica claramente que somos mais que sexo.


Tratado dos Anjos 8

Questão 51: Da relação dos anjos com os corpos.

Para ver desenvolvimento, clicar:

Caridade - Justiça - Virtudes

Reflectindo



Para que o exercício da caridade seja verdadeiramente irrepreensível, é necessário (...) cumprir antes de mais as exigências da justiça, para não dar como ajuda de caridade o que já se deve dar por razão de justiça. [i]


[i] concílio vaticano II, Decreto Apostolicam actuositatem, 8

Evangelho do dia e comentário



Quaresma -  III Semana

Evangelho: Mc 12, 28-34

28 Então aproximou-se um dos escribas, que os tinha ouvido discutir. Vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?». 29 Jesus respondeu-lhe: «O primeiro de todos os mandamentos é este: “Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças”. 31 O segundo é este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Não há outro mandamento maior do que estes». 32 Então o esriba disse-Lhe: «Mestre, disseste bem e com verdade que Deus é um só, e que não há outro fora d'Ele; 33 e que amá-l'O com todo o coração, com todo o entendimento, com toda a alma, e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios». 34 Vendo Jesus que tinha respondido sabiamente, disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». Desde então ninguém mais ousava interrogá-l'O.

Comentário:

Não o sabemos, mas a intenção do Escriba poderia ser muito boa, isto é, dar uma oportunidade - mais uma - a Jesus para afirmar publicamente a imutabilidade da Lei.
O facto de Jesus ter acedido de bom grado a responder a uma questão vinda de um personagem pertencente a uma classe social que, por norma, procurava o confronto e tentava desacreditar Jesus, talvez tenha um propósito.

Cristo que sabe tudo e lê nos corações, conhece a reacção do Escriba e a oportunidade, que se Lhe oferecerá, de demonstrar, pelo menos, duas coisas:

Que não faz acepção de pessoas e atende a todos por igual e, em segundo lugar, obter de alguém que o povo respeita e tem por chefe, a confirmação do Ele próprio tem sustentado acerca da lei.

(ama, comentário sobre Mc 12, 28-34, 2011.04.01)

Swing Down Sweet Chariot

Benjamin


Recorramos ao bom pastor

Textos de São Josemaria Escrivá

Tu, pensas, tens muita personalidade: os teus estudos (os teus trabalhos de investigação, as tuas publicações), a tua posição social (os teus apelidos), as tuas actividades políticas (os cargos que ocupas), o teu património..., a tua idade – já não és nenhuma criança!... Precisamente por tudo isso, necessitas, mais do que outros, de um Director para a tua alma. (Caminho, 63)

A santidade da esposa de Cristo sempre se provou – e continua a provar-se actualmente – pela abundância de bons pastores. Mas a fé cristã, que nos ensina a ser simples, não nos leva a ser ingénuos. Há mercenários que se calam e há mercenários que pregam uma doutrina que não é de Cristo. Por isso, se porventura o Senhor permite que fiquemos às escuras, inclusivamente em coisas de pormenor, se sentimos falta de firmeza na fé, recorramos ao bom pastor, àquele que – dando a vida pelos outros – quer ser, na palavra e na conduta, uma alma movida pelo amor – àquele que talvez seja também um pecador, mas que confia sempre no perdão e na misericórdia de Cristo.
Se a vossa consciência vos reprova por alguma falta – embora não vos pareça uma falta grave – se tendes uma dúvida a esse respeito, recorrei ao sacramento da Penitência. Ide ao sacerdote que vos atende, ao que sabe exigir de vós firmeza na fé, delicadeza de alma, verdadeira fortaleza cristã. Na Igreja existe a mais completa liberdade para nos confessarmos com qualquer sacerdote que possua as necessárias licenças eclesiásticas; mas um cristão de vida limpa recorrerá – com liberdade! – àquele que reconhece como bom pastor, que o pode ajudar a erguer a vista para voltar a ver no céu a estrela do Senhor. (Cristo que passa, 34)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979