23/03/2012

D. Álvaro del Portillo

Oração a D. Álvaro:


Hoje aniversário da tua subida ao Céu, ajuda o meu irmão José que está em agonia para que, nestes momentos finais da sua vida,  a sua alma se prepare para se encontrar com o Senhor, cuja face contemplas.

Leitura Espiritual para 23 Mar 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Figuras da Igreja que eu conheci


Algarve: Morreu cónego Sezinando Rosa, o padre mais velho de Portugal

Durante muitos anos, em Agosto, exerceu como capelão da capela das TMR.

Evangelho do dia e comentário



Quaresma -  IV Semana

Evangelho: Jo 7, 1-2; 10, 25-30

1 Depois disto, andava Jesus pela Galileia; não queria andar pela Judeia, visto que os judeus O queriam matar. 2 Estava próxima a festa dos judeus chamada dos Tabernáculos.
10 Mas, quando Seus irmãos já tinham partido, então foi Ele também à festa, não publicamente, mas como que em segredo.
25 Diziam então alguns de Jerusalém: «Não é Este Aquele que procuram matar? 26 Eis que fala com toda a liberdade e não Lhe dizem nada. Terão os chefes do povo verdadeiramente reconhecido que Este é o Messias? 27 Nós, porém, sabemos donde Este é; e o Messias, quando vier, ninguém saberá donde Ele seja». 28 Jesus, que ensinava no templo, exclamou: «Vós Me conheceis, e sabeis donde Eu sou. Eu não vim de Mim mesmo, mas é verdadeiro Aquele que Me enviou, a Quem vós não conheceis. 29 Mas Eu conheço-O, porque procedo d'Ele, e Ele Me enviou». 30 Procuraram então prendê-l'O; mas ninguém Lhe lançou as mãos, porque não tinha ainda chegado a Sua hora.

Comentário:

«Terão os chefes do povo verdadeiramente reconhecido que Este é o Messias? 27 Nós, porém, sabemos donde Este é; e o Messias, quando vier, ninguém saberá donde Ele seja».
  
O Evangelista dá-nos a "chave" da verdade por detrás da atitude dos "chefes do povo" que sabendo muito bem que o Messias deveria nascer em Belém da Judeia, lhes bastaria informar-se onde nascera Jesus.

De facto, essa informação juntamente com os abundantes sinais extraordinários da vida pública de Jesus, teriam bastado para a confirmação "oficial" que, o que chamavam Nazareno, era de facto o Messias.

Mas...não o fazem porque não querem ver a sua autoridade passar a um segundo plano.

Pelo contrário, insistirão em chamá-lo Galileu, o que também é errado, porque uma a origem de uma pessoa está, para sempre, ligada ao local onde nasceu e não a onde possa ter vivido.

(ama, comentário sobre Jo 7, 1-2; 25-30, 2011.04.08) 

O espírito de Deus repousa sobre mim

Frei Hermano da Camara

Hino da fraternidade

selecção JMA
http://sorisomail.com/email/94394/nova-campanha-da-t-mobile.html

Tratado dos Anjos 15

Questão 53: Do movimento local dos anjos.

Para ver desenvolvimento, clicar:

Semeadores de paz e de alegria

Textos de São Josemaria Escrivá

Ris-te porque te digo que tens "vocação matrimonial"? – Pois é verdade: assim mesmo, vocação. Pede a São Rafael que te conduza castamente ao termo do caminho, como a Tobias. (Caminho, 27)

É muito importante que o sentido vocacional do matrimónio nunca falte, tanto na catequese e na pregação como na consciência daqueles a quem Deus quer levar por esse caminho, porque estão real e verdadeiramente chamados a integrar-se nos desígnios divinos da salvação de todos os homens.
Por isso, talvez não possa apresentar-se aos esposos cristãos melhor modelo que o das famílias dos tempos apostólicos: o centurião Cornélio, que foi dócil à vontade de Deus e em cuja casa se consumou a abertura da Igreja aos gentios; Áquila e Priscila, que difundiram o cristianismo em Corinto e em Éfeso, e que colaboraram no apostolado de S. Paulo; Tabita, que com a sua caridade assistiu aos necessitados de Jope... E tantos outros lares de judeus e de gentios, de gregos e de romanos, nos quais lançou raízes a pregação dos primeiros discípulos do Senhor.
Famílias que viveram de Cristo e que deram a conhecer Cristo. Pequenas comunidades cristãs que foram centros de irradiação da mensagem evangélica. Lares iguais aos outros lares daqueles tempos, mas animados de um espírito novo que contagiava aqueles que os conheciam e com eles conviviam. Assim foram os primeiros cristãos e assim havemos de ser os cristãos de hoje: semeadores de paz e de alegria, da paz e da alegria que Cristo nos trouxe. (Cristo que passa, 30)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Encíclica Caritas in Veritate en 10 ideias fundamentais

Detente bala

El balazo del legionario herido en Afganistán era mortal... pero llevaba un Detente Bala